Aplicativo do TSE permite acompanhar apuração dos votos em tempo real

Resultados das urnas começam a ser computados a partir das 17h deste domingo
sábado, 14 de novembro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Aplicativo do TSE permite acompanhar apuração dos votos em tempo real

Falta pouco para Nova Friburgo conhecer o(a) prefeito(a) e os 21 vereadores que irão cumprir mandato pelos próximos quatro anos. A votação ocorre neste domingo, das 7h às 17h. A partir daí, a expectativa é pela apuração dos votos. Com o sistema eleitoral brasileiro e o avanço da tecnologia, a cada ano que passa a divulgação dos eleitos ocorre de maneira mais rápida, possibilitando também ao eleitor acompanhar todo o processo em tempo real.

Desta forma, os Boletins de Urna (BUs) das eleições municipais 2020 começarão a ser emitidos a partir das 17h (horário de encerramento da votação). Boletim de Urna é o documento emitido em cada seção eleitoral após a conclusão da votação em uma urna eletrônica. Após isso terá início a apuração dos votos e a divulgação dos resultados das votações para todos os cargos, incluindo os votos em branco, os nulos e as abstenções verificadas.

Como acompanhar a apuração

O TSE disponibiliza dois aplicativos que conferem ainda mais transparência ao processo eleitoral. Por meio do app “Resultados”, o eleitor pode acompanhar e obter os resultados das eleições a partir dos votos já apurados. Já o “Boletim na Mão” disponibiliza ao cidadão uma cópia digital dos resultados das seções eleitorais, possibilitando que o eleitor atue como um fiscal das ações durante o pleito.

Os dois aplicativos podem ser instalados gratuitamente em qualquer dispositivo móvel (smartphone ou tablet), bastando apenas ter acesso às lojas Google Play e App Store. Ambos se destinam ao público em geral e não ocupam muito a memória do celular.

App Resultados

O objetivo do aplicativo é facilitar o acesso de eleitores e da sociedade em geral ao resultado das eleições municipais de 2020. Todos podem ter acesso ao aplicativo, que mostra dados de forma rápida, transparente e sucinta para pesquisa direta por parte de qualquer interessado.

Depois da instalação do app no dispositivo móvel, basta adicionar a unidade da Federação e o município sobre o qual deseja saber o resultado. Feito isso, o eleitor poderá consultar tudo sobre os candidatos que estão concorrendo aos cargos de prefeito e de vereador na cidade selecionada.

Depois de totalizados pelo TSE, os votos são transformados em arquivos e disponibilizados no aplicativo, por meio do qual qualquer um poderá buscar os resultados sem a necessidade de intermediários.

Boletim na Mão

Por meio do aplicativo, qualquer cidadão pode obter uma cópia digital dos resultados da seção eleitoral. Após o encerramento da votação, a urna imprime um relatório que contém o total de votos recebidos pelos candidatos e outras informações da seção. Esse relatório é chamado de Boletim de Urna, cujo QRcode que pode ser lido pelo aplicativo Boletim na Mão, que guardará a imagem no próprio dispositivo móvel.

Para realizar a leitura da imagem (QRcode) impressa no Boletim de Urna, não é preciso conexão com a internet. A conexão será exigida apenas no momento de visualizar o primeiro conteúdo do boletim lido. Pelo aplicativo, o cidadão pode obter cópia de quantos boletins queira, bastando que realize a captura do código impresso nos boletins de urna das seções eleitorais.

O aplicativo é um instrumento que contribui para aumentar ainda mais a transparência das eleições, já que com essa cópia digital o eleitor poderá comparar os boletins de urna das seções com os BUs que foram totalizados e divulgados. Além disso, colabora para a imediata e obrigatória divulgação do resultado da votação das urnas.

Além disso, o aplicativo possibilita a mesários, auxiliares, fiscais de partidos e eleitores em geral constatarem a lisura das eleições, ao realizarem a verificação da correspondência com os resultados totalizados e divulgados na página do TSE após a votação. Considerando o contexto de pandemia de Covid-19, a utilização do aplicativo é ainda mais oportuna, dado que substitui o acesso ao boletim impresso pelo digital.

 

LEIA MAIS

Apesar de elas serem maioria do eleitorado, representatividade feminina na política é pequena em Friburgo

Pagamentos serão realizados diretamente no site da Justiça Eleitoral e podem ser feitos também com cartão de crédito

Eleição suplementar foi realizada neste domingo porque vencedor do ano passado foi condenado por improbidade administrativa

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições