Antena parabólica digital: mais de 90% já tiveram o equipamento instalado gratuitamente

Outros mais de oito mil beneficiários do Cadastro Único ainda não procuraram o recurso
segunda-feira, 15 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Milhares de famílias do Estado do Rio de Janeiro ainda devem fazer o agendamento para receber o kit gratuito com a nova antena parabólica digital. A estimativa é que 103.838 aparelhos sejam instalados e até agora 92% desse total já procurou o recurso, mas o que falta representa mais de oito mil domicílios que ainda podem ser beneficiados. Além do mais, o número total é uma previsão, porque todas as famílias inscritas no CadÚnico, o cadastro do Governo Federal para transferência de renda, e que tenham a antiga parabólica instalada e funcionando vão poder fazer a troca gratuita.

Essa substituição do equipamento é realizada pela Siga Antenado, que é uma instituição não governamental criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Sem fins lucrativos, a entidade é a responsável por apoiar a população de menor renda durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).

 A substituição pela parabólica digital é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar e já podem apresentar chuviscos, chiados e quedas no sinal, já que a internet 5G já foi liberada em todo estado. Isso significa que, quem não fizer a troca pela nova parabólica digital, não conseguirá mais assistir à TV. Por isso, o CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, alerta para que os usuários do equipamento antigo procurem a mudança o mais rápido o possível. 

“A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som e programação regional. E o sinal vai continuar sendo gratuito, como sempre foi”, afirma. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”, completa ele. 

Passo a passo para saber quem tem direito ao kit gratuito

  1. Acesse o site ou ligue para o número 0800 729 2404, que também funciona como WhatsApp.

  2. Informe o número do CPF ou do NIS (número de Identificação Social). Se você fizer parte de algum programa social do Governo Federal, poderá continuar respondendo ao formulário.

  3. Responda as próximas perguntas do formulário.

Se estiver dentro dos critérios obrigatórios – estar inscrito no CadÚnico e ter uma parabólica tradicional instalada e funcionando - será direcionado para o chat e poderá escolher o melhor dia para que um dos técnicos da Siga Antenado vá até a casa e faça a instalação.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: