Alerj entrega relatório do impeachment de Witzel ao TJ

Processo conduzido em conjunto por deputados e desembargadores foi julgado há um ano
sexta-feira, 06 de maio de 2022
por Jornal A Voz da Serra
A entrega do relatório (Foto: Rafael Wallace)
A entrega do relatório (Foto: Rafael Wallace)

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual André Ceciliano (PT), entregou ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RJ), desembargador Henrique Carlos Figueira, na última semana, o relatório final do processo de impeachment do ex-governador Wilson Witzel. O julgamento, realizado pelo Tribunal Especial Misto (TEM), composto por cinco deputados estaduais e cinco desembargadores, foi finalizado há um ano, no dia 30 de abril de 2021. Por decisão unânime do TEM, Witzel foi afastado do cargo por crime de responsabilidade por participação em irregularidades nos contratos de Organizações Sociais do setor de Saúde durante a pandemia da Covid-19.

Ceciliano destacou a lisura e o comprometimento dos envolvidos no processo. “É o primeiro processo de impeachment de governador que chegou ao fim. Não é uma honra, mas garantimos a ampla defesa do réu, e vai ficar na história. Foi um processo sem sobressaltos, sem confusão, resultado de um trabalho conjunto, constitucional e transparente”, afirmou.

O desembargador Henrique Figueira ressaltou a cooperatividade do trabalho conjunto do Legislativo e do Judiciário estaduais. “É uma página escrita em harmonia constitucional entre poderes. O resultado é apenas consequência de quem o praticou. É um motivo de orgulho para quem fez justiça, para quem examinou as provas. Alerj e TJ-RJ irmanados fizeram um trabalho de altíssima qualidade. As próximas gerações poderão estudar como se dá um processo de impeachment do chefe do Poder Executivo estadual”, disse.

Cada um dos deputados que integrou o Tribunal Misto entregou um dos cinco volumes do relatório, assinado pelo deputado estadual Waldeck Carneiro (PSB), ao presidente do TJ. Os deputados estaduais Chico Machado (SDD), Dani Monteiro (Psol), Carlos Macedo (REP) e Alexandre Freitas (Podemos) também integraram o Tribunal Misto, presidido pelo presidente do TJ, desembargador Henrique Figueira, à época do julgamento. Além do afastamento do cargo, Witzel foi ainda penalizado com inelegibilidade por cinco anos.

O pedido de impeachment foi apresentado em maio de 2020 pelos deputados estaduais Lucinha e Luiz Paulo, ambos do PSD, após informações obtidas pela Polícia Federal na operação Placebo, que investigava desvios na Saúde. Em setembro, o pedido foi aprovado pelo plenário da Alerj por 69 votos. O Tribunal Especial Misto foi instaurado em 1º de outubro, na sala do Tribunal Pleno do TJRJ, onde ocorreram todas as sessões de julgamento.

 

LEIA MAIS

Órgão aguarda esclarecimentos da PGM sobre notícia de fato instaurada para investigar irregularidades em contrato entre prefeitura e empresa

Município diz que passou o dia abordando pessoas em situação de rua. Muitos foram vistos dormindo em lugares como o coreto do Paissandu

Máquinas ocuparão largo entre as duas praças hoje utilizado por ponto de táxis, que será transferido para rua lateral entre Willisau e Ienf

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Governo