Todos os meses as equipes da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo preparam ações voltadas às campanhas daquele período e neste mês, a pasta integra o movimento “Abril Azul”, com ações especiais para a discussão do autismo. As atividades acontecem nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) espalhadas pela periferia do município.
O foco dessas ações tem sido a necessidade de maior conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que atinge o desenvolvimento neurológico e pode ser diagnosticado quando criança, geralmente entre os 4 e 5 anos, e é feito por um profissional de saúde. Ele funciona em alguns níveis, isso significa que pode se manifestar de forma mais branda ou severa.
Na próxima terça-feira, 25, a ação será realizada na ESF do bairro São Geraldo, que funciona anexa ao posto de saúde José Copertino Nogueira; na quinta-feira, 27, será a vez da ESF do distrito de Lumiar, e no dia 28, a ESF do bairro Cordoeira, anexa ao posto de saúde Ariosto Bento de Mello. As atividades acontecerão sempre às 10h.
Deixe o seu comentário