Começa a aplicação das provas do Saeb

Procedimento vai mostrar o nível do ensino nas turmas de educação básica em todo o país
terça-feira, 24 de outubro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A aplicação dos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 começou nesta segunda-feira, 23. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a aplicação presencial, que anteriormente se encerraria em 10 de novembro, vai se estender até 17 de novembro. “O Inep repactuou o prazo a fim de atender às demandas logísticas direcionadas a cada estado, já que serão aplicadas provas em todos os municípios brasileiros”, destacou o órgão em nota. A estimativa é que mais de 8,4 milhões de alunos, de 384.337 turmas de 190.160 escolas participem dos testes do Saeb nesta edição.  

Ainda de acordo com o Inpe, a produção, distribuição e aplicação das provas serão realizadas de forma escalonada, considerando a extensão territorial do Brasil, além das características e peculiaridades de cada local. Todas as coordenações locais já foram capacitadas.

Questionários eletrônicos

Além das provas, o Saeb apura uma série de informações relacionadas à qualidade da educação básica por meio dos questionários eletrônicos que contemplam atendimento escolar; ensino e aprendizagem; investimento; profissionais da educação; gestão; equidade; cidadania, direitos humanos e valores. O envio dos links para preenchimento foi iniciado em setembro e o prazo para resposta também se encerra em 17 de novembro.

O Saeb

Realizado desde 1990, o Saeb é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Ele permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.

“Entre outros aspectos, o Saeb também possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e de permanência nela, além de avaliar o quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar”, informa a nota do Inep. (Agência Brasil)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: