Hospital do Câncer

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 26 de julho de 2023

Definido o local onde funcionará a radioterapia do Hospital do Câncer de Nova Friburgo. Nesta semana, inclusive, A VOZ DA SERRA publicou reportagem informando que as obras da unidade devem ser finalizadas em dezembro, em novo adiamento. A entrega das obras é uma das etapas da longa jornada que a sonhada unidade tem pelo caminho. Com a inclusão da radioterapia, novas obras serão realizadas para abrigar o espaço que conta com um bunker para o isolamento especial. 

Mudança no projeto

Com isso, o estacionamento ficará menor do que o previsto, já que o local escolhido como o ideal foi exatamente na parte do estacionamento. O representante do Governo do Estado na Região Serrana, Nami Nacif, confirma que, apesar de buscar a solução mais veloz que seria o aditivo ao contrato atual, a licitação deve mesmo ser o caminho para a radioterapia. Assim tem ainda todo o trâmite do processo até o início das obras específicas para essa finalidade. 

Mais tempo para a entrega

Tanto projeto, como processo ficam a cargo da Secretaria estadual de Saúde. Estima-se aproximadamente três meses de necessária burocracia para o início das obras de radioterapia. Uma nova licitação será realizada para contemplar esse adicional, o que acrescentará ainda mais tempo para que o hospital seja inaugurado.

Prioridade

Ou seja, é bastante inseguro estabelecer a inauguração e o funcionamento do hospital estadual, ainda que seja a maior prioridade do Estado, entre as obras em curso. Certo é que não será nesse ano e dificilmente no primeiro semestre do ano que vem. A inauguração já foi prometida para diversas datas desde que essa saga foi iniciada, oficialmente, em 2011, com interrupção em 2017. A retomada das obras se deu em 2021, justiça seja feita, vive agora seu momento de maior concretização.

Importância da radioterapia

Vale lembrar que o projeto original, com recursos federais, previa a radioterapia, assim como a oncologia infantil. O tratamento do câncer infantil segue sem ser contemplado no projeto novo feito pelo Estado. A radioterapia só foi adicionada agora, com as obras em curso, o que levará, inevitavelmente, a um adiamento da entrega, mas com benefício incalculável, já que pacientes que precisam de radioterapia só têm o tratamento na capital e em Petrópolis.   

Próximas etapas

Com a entrega das obras previstas para o primeiro semestre deste ano e agora para o fim do ano, muitas etapas ainda precisarão ser cumpridas, a saber: licitação e obras para a radioterapia; posteriormente ou paralelamente, licitação e instalação de equipamentos e mobiliário; obras no entorno para acesso, o que ficaria a cargo da Prefeitura de Nova Friburgo, mas que pode acabar sendo assumida pelo Governo do Estado; concurso público ou concorrência para implantação de OS ou similar para contratação dos profissionais de saúde para o novo hospital. 

Complicadores pela frente

Aliás, essa etapa deve ser uma das mais difíceis, tendo em vista a carência de profissionais especializados em oncologia. Só a partir daí, o atendimento deve ser iniciado. Lembrando que não será um hospital de pronto-atendimento. Emergências apenas para os pacientes regulados no sistema do Governo do Estado. O custo mensal de manutenção é alto, mas aparentemente suportável pelo orçamento estadual.                        

 

Carnaval 2024

A atual campeã do carnaval friburguense, a Vilage no Samba, iniciou a disputa do seu samba-enredo para a busca do inédito pentacampeonato. Oito sambas estão na disputa iniciada no último domingo, 23, ocasião em que as obras foram apresentadas. Já neste domingo, 30, às 15h, começam as eliminações, até que restem apenas três sambas para a grande final, marcada para 2 de setembro. Os sambas podem ser conferidos na página oficial da agremiação no YouTube. Com o enredo “Xaxado”, a verde e branco está com o Carnaval 2024 bastante adiantado.

Unidos do Imperador

E já tem até samba para os desfiles do ano que vem. O Unidos do Imperador encomendou o seu samba-enredo para 2024 e apresentou a obra no lançamento do seu enredo: “Seja de Baque Solto ou de Baque Virado… Somos o Maracatu, Nação Imperador”. De autoria do carnavalesco Alfredo Fraga, a agremiação de Olaria busca recuperar o título, conquistado em 2022 entre os blocos de enredo. 

 

Cerveja artesanal

Comemoração na premiada cervejaria friburguense Alpendorf, que celebra seis anos de atividades neste sábado, 29. A festa de aniversário será na sede de Conquista, que fica na Casa Suíça.  São mais de 20 tipos de chope e 15 horas de música, com várias bandas e estilos. A festa começa às 11h e vai até 2h da madrugada. Os ingressos já estão à venda com direito a copo comemorativo exclusivo no combo especial.   

 

Encontro de Colecionadores

Está confirmado mais uma edição do tradicional Encontro de Colecionadores de Camisas de Futebol. Será a 5ª edição que reunirá os mais diversos colecionadores da cidade, com camisas de clubes do Rio, Brasil e mundo. Entre os organizadores, Rogério Albertini e Alex Vascaíno, que tem vasto conjunto de camisas cruzmaltinas. A data é 19 de agosto, no Cadima Shoping. 

 

Despedida tricolor

O Friburguense se despede da segundona com duas partidas, em casa. Foram duas semanas sem jogos, digerindo o rebaixamento antecipado. Em busca ainda da primeira vitória, o espírito dos jogadores é buscar uma despedida honrosa, apesar da histórica queda. Neste sábado, 29, às 14h45, o adversário é o Resende, que ainda busca classificação. Já na quarta, 2 de agosto, o Frizão encara o Araruama, que briga para não ser o outro rebaixado.  

Incertezas

Se em campo há a certeza do rebaixamento, fora dele segue o mar de incertezas. A gestão do futebol permanece com Siqueirinha, mas ainda sem contrato. Campeonatos das divisões de base iniciaram, mesmo sem acordo entre a direção do clube social e o futebol, que está terceirizado desde os anos 2000. Com o tempo correndo contra e as dificuldades se acumulando, a solução parece ainda longe. 

Contra o tempo

Siqueira fica e como será esse contrato? Outro grupo assume e em que condições? O clube retoma o futebol? Para o torcedor parece que nem mesmo os envolvidos sabem. O que menos importa, no momento, são os dois jogos restantes da segundona. Uma definição urge. Fato é que dia 17 de agosto começa a Copa Rio, campeonato de mata-mata. Dia 9 de setembro, inicia a terceirona. Cada dia a mais de indefinição é um dia a menos de preparação e consequentemente um passo a mais para tragédias ainda maiores. 

      

Palavreando

“Dias nublados apenas escondem o sol. Ele está lá, acima das nuvens. Pode ser que não o vejamos, que não o sintamos. Mas ele segue lá, clareando o dia, permitindo a fotossíntese, regulando mares e alimentando a vida. Nuvens se dissipam pelo vento ou em chuva. Se ventar demais – voe. Se chover - lave a alma! Ou apenas observe o ciclo. O tempo vai abrir...”.

Foto da galeria
#OMELHORFRIODORIO Registro de Cássio Amorim. Esse é o cão do Caledônia. Seu nome: Snack. Ele tem o costume de acompanhar, por quilômetros, os montanhistas e trilheiros que sobem o pico.
Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.