Aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem os benefícios pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal já podem emitir a carteira do beneficiário pelo aplicativo Meu INSS. A novidade lançada nesta semana serve ainda como uma das formas de comprovação que o cidadão recebe um benefício da Previdência Social, substituindo a prova de vida anual. O beneficiário também poderá utilizar esse comprovante para ter acesso a um "clube de vantagens", com descontos em serviços, por meio do BB e da Caixa.
"A carteira do beneficiário é um documento de comprovação de recebimento de benefícios do INSS e tem como objetivo facilitar o acesso à dados previdenciários úteis ao dia-a-dia dos segurados. Além disso, identificou-se a oportunidade de permitir que os segurados tenham acesso a benefícios e vantagens a serem oferecidos por meio de entidades públicas e privadas", explica Ailton Nunes, coordenador-geral de sistemas e automação do INSS.
Como emitir a carteira do beneficiário
● Acesse o aplicativo Meu INSS;
● Na página inicial do aplicativo, clique no item ‘carteira do beneficiário’;
● Selecione uma foto para a carteira do beneficiário;
● Clique no quadrado informando que está ‘ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code’; em seguida, clique em ‘continuar'.
Nas próximas vezes que acessar o aplicativo, o comprovante já estará disponível ao clicar no item ‘carteira do beneficiário’ na página inicial do aplicativo. Até então, o segurado gerava um documento em formato PDF pelo aplicativo ou site do INSS, imprimia e utilizava como comprovante. A ideia da carteira do beneficiário é substituir a necessidade de ter esse papel em mãos.
Também é possível ligar no número 135 (central de atendimento do INSS) para solicitar a impressão do documento. Neste caso, cabe ao segurado retirar o comprovante em uma das agências da Previdência Social.
Como ter acesso ao "clube de vantagens”
As vantagens estão relacionadas ao banco no qual o beneficiário recebe os pagamentos. Assim, segurados que recebem pela Caixa Econômica Federal terão acesso às vantagens oferecidas pela Caixa e beneficiários que recebem pelo Banco do Brasil terão acesso às vantagens dadas pelo banco.
Através da Carteira Virtual do Beneficiário e do Meu INSS+, os segurados passam a ter o acesso a diversos benefícios, como a confirmação de dados, sem precisar imprimir comprovante; descontos em farmácias; cinemas; shows; serviços; telemedicina; seguros e viagens, entre outros.
O “Clube de Vantagens” do INSS surgiu de uma parceria entre o Ministério da Previdência, INSS e os bancos do Brasil e Caixa. Dessa forma, cerca de 19 milhões de beneficiários terão acesso aos descontos e serviços, sendo correntistas ou não dos bancos citados.
Segundo o ministro Carlos Lupi, o objetivo é formalizar convênios com outras instituições financeiras que realizam pagamentos de benefícios previdenciários para que elas também participem do programa. (Com informações dos portais G1 e Gov.br)
Deixe o seu comentário