Neste fim de semana, do entardecer do dia 27 até o dia 28, o Planetário de Nova Friburgo, em parceria com o Clube de Astronomia do município, realizará o 3º Camp Canf. O evento reunirá diversos astrônomos amadores em um refúgio no distrito de Amparo, no Recanto da Siriema, para observação do céu noturno com telescópios.
Este é um evento tradicional na região, interrompido nos últimos dois anos por causa da pandemia. Interessados podem se inscrever e obter mais informações entrando em contato pelo Whatsapp: (22) 99213-3790.
Um dos melhores céus do Brasil
Nova Friburgo é uma cidade com vocação turística, devido à sua natureza, com densas matas (e ainda um pouco do que restou da Atlântica, inclusive), bosques, montanhas, rios, florestas, o que resulta, diretamente, na qualidade de seu clima, em ar puro.
Além disso, Nova Friburgo está entre os dez melhores locais do Brasil para se observar o céu, de acordo com o Observatório Nacional. A cidade reúne condições climáticas e pontos muito favoráveis para uma observação limpa e detalhada, principalmente no inverno.
Tal notícia não surpreende os moradores que sempre admiraram a nitidez e a luminosidade de nosso céu. Tampouco o diretor do planetário friburguense e professor de ciências e astronomia, Reinaldo Ivanicska, que já havia constatado essa excelência há muitos anos. "Inclusive, a visão que se tem a partir da montanha Caledônia é fantástica, de onde é até possível ver a galáxia de Andrômeda, fato raro no hemisfério sul. Mas de lá é possível graças à sua altura”, esclarece.
O professor Reinaldo Kiss Ivanicska Júnior é formado pela antiga Faculdade de Filosofia Santa Doroteia, com pós-graduação em Física pela UFF. Foi piloto comercial de avião e instrutor de Teoria de Voo no extinto Aeroclube Regional de Macaé. Fez cursos da área de astronomia e astrofísica na Uerj, Unicamp, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.
Deixe o seu comentário