Carteira de motorista agora pode ser emitida em cartório

Novidade é resultado de parceria com o Detran. Em Nova Friburgo serviço está disponível somente no cartório de Conselheiro
quinta-feira, 26 de maio de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Carteira de motorista agora pode ser emitida em cartório

Com o objetivo de ampliar o atendimento à população e reduzir a demanda reprimida em razão da pandemia da Covid-19, o Detran e a Associação de Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Arpen-RJ) assinaram convênio que garante a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em cartórios de registro civil do Estado. A novidade começou ontem, 25, em 16 cartórios da Região Metropolitana e do interior. Nova Friburgo é um dos municípios integrantes da parceria e o cartório local que oferece o novo serviço é o do Ofício de Pessoas Naturais do distrito de Conselheiro Paulino, localizado na Rua José de Queiroz, 85, lojas 6, 7 e 8 - telefone 22 - 2527 1955.

Com a parceria, os cartórios estão habilitados a emitir a primeira e segunda via da CNH, assim como a renovação do documento, alteração de dados e de categoria. Até o final de junho, o serviço será ampliado e, possivelmente mais 33 cartórios fluminenses estarão capacitados para a emissão da CNH. O convênio entre o Detran e a Arpen é respaldado pela Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Até o mês que vem, com mais cartórios prestando o serviço, a estimativa é que sejam emitidas, pelos novos parceiros do Detran, cerca de 30 mil CNHs por mês.

Nesta parceria entre o Detran e os cartórios do Estado do Rio, o usuário não precisará realizar agendamento para a realização do atendimento, bastando chegar ao cartório com os seguintes documentos: carteira de identidade original, CPF e um comprovante de residência. O Duda (Documento Único de Arrecadação do Detran) deverá ser pago previamente no Bradesco. Pelo serviço, os cartórios cobrarão uma taxa de conveniência de R$ 44,30. Além da emissão da CNH, os cartórios também estão habilitados para a emissão da segunda via da carteira de identidade.

Mais agilidade 

“O Detran quer facilitar, cada vez mais, a vida dos cidadãos fluminenses, seja em serviços digitais ou presenciais. Já oferecemos a carteira de identidade digital para a população, além do Posto Digital, a princípio somente na capital, que viabiliza diversos serviços para os proprietários de veículos com o uso de celular ou computador. E agora, para facilitar o acesso dos usuários aos serviços, com o respaldo da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado, estamos possibilitando a emissão de CNHs em cartórios de registro civil, o que vai ampliar a capacidade de oferta, com a vantagem de não ser necessário agendar previamente o serviço”, afirma o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

“A viabilização deste convênio junto ao Detran trará múltiplos benefícios à população fluminense. Ao disponibilizarmos os cartórios como postos de atendimento, cresce a capilaridade e também a agilidade na emissão das carteiras, já que não haverá necessidade de agendamento. Estamos empenhados em tornar os cartórios cada vez mais em Ofícios da Cidadania, facilitando a vida do cidadão no que diz respeito aos atos mais primordiais da vida civil”, disse o presidente da Arpen-RJ, Humberto Monteiro da Costa.

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Trânsito