O aplicativo Defensoria RJ é o novo método de acesso aos serviços da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ). Com a chegada da funcionalidade, os atendimentos remotos que vem sendo realizados pelo WhatsApp desde o dia 23 de março, estão em queda. Em duas semanas de app, órgãos como a DP junto 2a Vara de Família, Infância, Juventude e Idoso de Macaé, já diminuíram pela metade o número de demandas recebidas pelo mensageiro, graças à migração gradual para o app, que busca facilitar a interação entre defensores e assistidos.
O aplicativo, lançado em 15 de outubro, está auxiliando no acompanhamento de processos e na chegada de novas demandas para as comarcas da Defensoria em todo o estado. Segundo a defensora pública Raphaela Jahara, está sendo feito um trabalho de orientação para que os assistidos usem o aplicativo, o que tem ajudado nessa migração das demandas.
“Os assistidos no Whatsapp muitas vezes queriam respostas imediatas que a gente não podia dar e isso tomava muito tempo nosso porque ficávamos dando essas respostas e não podíamos fazer um atendimento mais profundo. O aplicativo está proporcionando esse atendimento mais qualificado”, pontuou Raphaela.
Apesar de ainda ser necessário, em alguns casos, o atendimento duplo, pelo Whatsapp e pelo app, a defensora ressaltou que os assistidos estão aderindo, gostando e se adaptando ao novo método de acesso à justiça com a ajuda dos defensores.
“A gente tem que encarar como um investimento a longo prazo para que no futuro a gente use cada vez menos o WhatsApp e fiquemos focados no aplicativo”, concluiu.
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