A VOZ DA SERRA é fiel ao passado, correto com o presente e cultiva esperanças para o futuro

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 29 de julho de 2025

        No último fim de semana do sétimo mês do ano, uma data de relevância – 26 de julho, “Dia dos Avós”. O Caderno Z não perderia a oportunidade de render homenagens aos seres mais afetuosos no âmbito familiar.  São essas pessoas da classe dos adoráveis vovôs e vovós que reinam nas esferas do mais sublime amor. Dizem que é maravilhoso ter filhos, porém coisa alguma se iguala ao prazer de ter netos. A estagiária Lais Lima, com a supervisão do mestre Henrique Amorim, nos trouxe uma reportagem repleta de dicas para fazer da data uma celebração diária. Entre as dicas de presentes, destacam-se: plantas, flores, cesta de café, kit de cuidados relaxantes, presentes personalizados com fotos e até carta ou poema escrito à mão. Eu ganhei o meu: um lindo desenho com a dedicatória - “Para a melhor vovó Elisabeth do mundo”. E Júlia caprichou na arte.

        A nova geração de avós evoluiu muito. Lembro-me de que na minha infância, os avós eram considerados idosos e fora das atualidades. Hoje, as idades se renovam mais e mais, pois, estar entre os jovens é saber se atualizar. É certo que a experiência tem suas vantagens já que o passado é uma espécie de coluna “vertebral” que mantém firme e forte a estrutura familiar. Entretanto, diferente dos meus tempos de adolescência, os mais jovens agora detêm conhecimentos que facilitam a vida dos mais velhos. A exemplo, eles descomplicam as tecnologias e desembaraçam os nós que costumamos dar no uso de celulares e demais aparelhos modernos. Entre as dicas de filmes para “curtir com os avós”, está a “Fantástica Fábrica de Chocolates”. Mas, recomendo: jamais vejam esse filme, sem antes abastecer a casa de chocolates. É impossível resistir.

        “São os laços que atravessam gerações” e fazem uma liga entre passado e presente, sem descartar o futuro. Para alguns radicais, a presença constante dos avós pode ser uma ameaça ao desempenho da educação, porque eles são tidos como “os estraga netos”, já que gostam de “passar panos quentes nas travessuras das crianças”. Essa impressão deturpada se dá por conta do amor sereno, calmo e ponderado, características das idades avançadas. Entretanto, muitos avós andam bastante ocupados. Alguns estudam, outros desenvolvem trabalhos voluntários ou simplesmente passeiam, se divertem e buscam mais sentidos ainda para a vida. Para termos ideia, a terceira idade representa “cerca de 20% do consumo em setores como turismo, lazer, cultura e bem-estar”. Há uma infinidade de opções para os avós, o que também gera mais saúde e disposição. Parabéns, Caderno Z, pela brilhante homenagem ao dia 26 de julho.

        Vinicius Gastin sempre tem uma boa nova para os leitores. “Friburguense estreia em casa na Série B1 do Carioca”. Essa novidade acontecerá em 06 de setembro, às 14h45, no Estádio Eduardo Guinle. O Tricolor da Serra enfrentará o Carapebus, trazendo assim novas perspectivas para o nosso futebol friburguense. Como eu sempre digo aqui, eu adoro tabelas de campeonatos pela organização e planejamento das partidas, o que favorece até a programação de presença dos torcedores. Setembro não tarda!

        Em “Há 50 Anos”, o trágico registro – “Dante Magliano: Uma carreira abruptamente cortada”. A notícia divulgava o assassinato do brilhante advogado e professor.  “Dantinho era um amigo, um grande amigo de A Voz da Serra”, como diz a nota. Nessa época, Dante dava aulas na área de Direito Usual, no Colégio Modelo, para a minha turma do curso de Contabilidade. Foi mesmo um choque para todos.

Uma lástima também, o falecimento de Helinho da Camisaria Friburgo, na última quinta-feira, 24. Eu era criança, mamãe fazia compras na Camisaria e ele a atendia muito bem. Depois, eu cresci e ele se tornou até meu amigo. Um tricolor exemplar. Sentimentos!

        Em “Leitores”, a diretora do Colégio Raphael Jaccoud, professora Isabela de Rezende Lima, envia mensagem ao jornal, de onde destaco: “O tempo que os alunos passam na escola é precioso e, por isso, trabalhado para que seja pleno de significados...”. Realmente. Estive lá em abril e ficou em mim essa magia do tempo pleno de valores.

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.