Village Cesar

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Village Cesar
Uma das mais bonitas histórias de amor por Nova Friburgo e sua gente não se encerra com a passagem, em novembro último, do querido Cesar Namer. Após 35 anos, sob sua batuta, o seu famoso restaurante Arroz com Feijão está em pleno funcionamento, totalmente, repaginado. Mudará, inclusive, de nome. Passará a ser Village Cesar. Uma homenagem dos novos proprietários do espaço, que mantém o sabor do arroz com feijão, mas também vão transformá-lo em bistrô.

Homenagens
O Arroz com Feijão tinha a cara e o jeito do Cesar. Nada mais justo do que manter na memória esse tempo e eternizá-la em homenagens que estão, por exemplo, nos grafites do salão principal. A obra de arte de Robson Sark faz referência ao jeito solidário de quem ajudava, quase sempre em silêncio, esportistas e crianças.

Ampliação para a noite
Em breve, as paredes da escada do restaurante receberão algumas das homenagens que Cesar Namer acumulou na sua trajetória desde que chegou de Carangola-MG. Na parte de cima, o espaço que já está aberto ao público, recebe os últimos retoques. Pretende-se, dentro de aproximadamente dois meses, estender o horário para além do almoço e ser um bistrô para happy hour e com cardápio de caldos e petiscos.

Memórias
A ligação das pessoas com o tradicional restaurante segue forte. Não são poucas as histórias compartilhadas. E é tão forte que a viúva de Cesar, Lúcia Helena, só aceitou passar o empreendimento para quem tivesse ligação afetiva com o Arroz com Feijão do seu Cesar. Passou para a família de uma frequentadora quase que diária do restaurante, a empresária do ramo de estética, Cristiane Lacerda. O filho dela é quem  toca todo o projeto de repaginação e gerenciamento, Victor Alexander.

Arroz com Feijão especial
Com a sensibilidade do jovem empresário, os frequentadores de sempre seguem admirando a simplicidade, com o tempero, que só o Arroz com Feijão tem. Agora com mais variedade de pratos. A maioria dos funcionários continua. A saudade do Cesar com suas mágicas e empatia permanecem, mas são amenizadas pelo respeito à sua memória, em uma estética que lhe presta homenagem, exatamente, como ele gostaria: com alegria e sem melancolia. Por isso, difícil não aprovar as mudanças.

Cesar eterno
Certamente, com a ampliação do horário para a noite e as características de bistrô, novos adeptos virão, comprovando a força do empreendedorismo local, respeitando a tradição. Quanto a Lúcia Helena, ela inverteu os papéis. De proprietária, agora é também cliente. Os muitos fãs de Cesar Namer querem mais. Sonham com uma homenagem, uma estátua quem sabe, no canteiro do relógio da Avenida Alberto Braune, que fica em frente ao restaurante.    

Step Out
Formada por amigos de Nova Friburgo durante os tempos de restrição da pandemia, a banda Step Out está saboreando, após muito som na garagem, a delícia dos palcos. Neste sábado, 25, por exemplo, tocam mais uma vez no Espaço Arp. E as apresentações de Felipe Gonçalves (backing vocal e guitarrista, Murilo Garcia (bateria), Artur Schausltz (vocal e guitarra), Rafael Faustino (baixo) e Diego Amaduro (teclado) vem agradando o público. 

Não é só mais uma banda
Com muito pop e rock, nacional e internacional, a banda passeia por canções de Foo Fighters, 3 Doors Down, Oasis, Los Hermanos, Skank, Capital Inicial, entre outras. Além das apresentações públicas, os meninos da pandemia também se apresentam em eventos privados.          

Centenário
O Amparo Futebol Clube está completando 100 anos de fundação. Para celebrar a data, o tradicional clube do 4º distrito realiza neste sábado, 25, um amistoso master contra um convidado para lá de gigante, o Vasco da Gama. Três presenças de campeões da Libertadores da América de 1998 já estão confirmadas: Mauro Galvão, Odvan e Donizete.

Alvinegro
O jogo acontece às 13h, no Estádio Guilherme Gripp, no centro de Amparo. Os ingressos custam R$ 10 e estão à venda na loja do Vasco, no centro de Nova Friburgo. Quem tem a camisa comemorativa dos 100 anos do Amparo paga R$ 5. O Amparo mantém o preto e branco desde a sua fundação em 14 de julho de 1922. Outras festividades para celebrar o centenário acontecerão ao longo das próximas semanas.

Novo horário
Às 14h45m deste domingo, 26. Esse foi o horário escolhido pela diretoria do Friburguense para a estreia do time, em casa, na Taça Corcovado, o 2º turno do Estadual da Segundona. Após o empate sem gols, diante do América, na Baixada, o Tricolor da Serra recebe o Olaria. Na rodada de abertura, os times do grupo do Frizão foram muito superiores aos do outro grupo. Lembrando que no returno, os times de um grupo enfrentam os do outro grupo, somando pontos na sua chave.

Parlamento Juvenil
Com dois representantes de Nova Friburgo, começa neste domingo, 26, e vai até 2 de julho, a 13ª edição do Parlamento Juvenil da Alerj. O programa leva estudantes do ensino médio da rede estadual para experimentar o parlamento, apresentando, inclusive, um projeto de lei que pode se tornar realidade.

Deputados estaduais juvenis
Após a realização das eleições em duas etapas (1º e 2º turno) em todos os municípios do Estado, Gabriela Lopes, do Colégio Estadual Galdino do Valle Filho e Felipe Gabriel Knupp, do Colégio Rei Alberto I, foram os eleitos para representarem Nova Friburgo.

Palavreando
“Mesmo vestido em personagem, não desvencilhei de quem eu sou, e, exagerado, fui entrelaçado pelo caracol que me tomou. Até se desfazer, naqueles poucos segundos, dias e dias se passaram na minha fértil imaginação. Fui para além da dança, da estratosfera, do núcleo terrestre, dos devaneios que me faço e me inventam. Fui astronauta para te roubar a lua, fui carpinteiro para te reverenciar em escultura, fui sertanejo para te fazer modas de viola, fui poeta para te fazer música”. Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.