Vidas negras importam

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 03 de junho de 2020

O movimento #blackouttuesday inundou as redes sociais esta semana com publicações totalmente pretas. Teve a adesão de milhares de friburguenses e, ainda que em bolhas, foi perceptível a imensa quantidade de publicações nesse sentido.

Black out

O movimento iniciado pela indústria da música dos EUA visa chamar a atenção das pessoas e conscientizá-las. É consequência de outros movimentos nas redes sociais após a morte de George Floyd, morto asfixiado por um policial branco.

Joãos Pedros

No Brasil, especialmente no Estado do Rio, o movimento é apropriado para chamar a atenção da violência policial nas periferias contra os negros. O caso mais recente, foi o assassinato do menino João Pedro, de apenas 14 anos. Se soma a tantos outros que passam despercebidos pela maioria.   

Para além de agora

O "apagão" desta terça-feira, 2, também aconteceu no Spotifiy, aplicativo de streaming de música. Por oito minutos e 46 segundos em algumas músicas e podcasts, o aplicativo simplesmente parou. Do lugar de quem tem muito mais para ouvir e aprender, que não seja apenas um modismo e que a adesão a essa luta seja verdadeiramente contínua até o sonhado dia que não nos dividamos em raças, cores e nacionalidades.

“Passeatas” nas redes

Com a recomendação de não aglomerações – e aqui digo que vale para todos os lados, independente do qual eu tenha mais afinidade – as redes sociais tem sido instrumento de mobilização. Nas redes sociais, o que tem ganhado cada vez mais adeptos é o movimento antifascistas.

Fascismo

Como a rede é livre, ainda que não livre os autores das postagens que incorrerem em crimes, também surgem verdadeiras aulas corretas e absolutamente incorretas sobre o que é fascismo, antifascismo, nazismo, nazi-fascismo e assim por diante. Fato é que há muitas narrativas no mundo acadêmico e até a mutação do fascismo liderado por Mussolini na Itália do início do século passado para os dias atuais.

Antifascismo

Na dificuldade de consenso até nos meios acadêmicos, são características fundamentais a todos os regimes fascistas e seus apoiadores o patriotismo exacerbado; o estado forte, paramentado e soberano; o misticismo de um líder; o uso da violência pelos apoiadores e o Exército operante e influente. Tanto no nazismo, como no fascismo há uma imposição e autoritarismo da supremacia da “maioria”, geralmente branca, sobre as minorias.

Antifas

A partir daí surge outra discussão: antifascistas ou antifas? O debate é extenso, mas como a coluna não se propõe a uma dissertação e até carece de profundidade para tal, menos polêmico é dizer as semelhanças em que há nos dois: ambos defendem a democracia, se opõem ao autoritarismo, pregam as liberdades individuais, execrando qualquer tentativa de supremacia por gênero, raça ou cor.     

Aumento de inadimplência

De acordo com a Serasa Experian, já está em quase 10% o aumento de micro e pequenas empresas inadimplentes na comparação anual. A procura por crédito aumentou consideravelmente, mas a reprovação beira os 90% dos que vem pedindo socorro. Por estarem com o “nome sujo” não conseguem acessar linhas de crédito.

Socorro aos pequenos

Como sempre, os dados são nacionais e não há uma lupa para Nova Friburgo. No entanto, raramente se está fora da média nacional. Do mesmo modo, é repetida a reclamação da dificuldade de acessar linhas de crédito. Os grandes até conseguem. Os menores encontram muitos entraves, quase que numa lógica de que tais recursos não são voltados para eles.    

Aumento dos remédios

Depois de dois meses de adiamento, o reajuste de até 5,21% nos preços de medicamentos para 2020 está autorizado. Em Nova Friburgo, os preços já começam a chegar aos consumidores, ainda que aja um tempo entre o medicamento comprado do laboratório com reajuste e o balcão.

Acima da inflação

O teto do aumento autorizado para 2020 é superior ao do ano passado, que foi de 4,33%, e também está acima ao índice de inflação geral que acumulou 4,01% no período. Esperado todos os anos, no cenário de pandemia e desemprego, o reajuste afeta sobremaneira a todos, principalmente os usuários de medicação contínua.

Palavreando

“Tenho esperança. Dessas imortais que só se encerram quando se consumam. Nascem dali novas esperanças. O que não consigo é ser indiferente. A indiferença é pecado maior do que o ódio”.

 

Foto da galeria
O sertanejo friburguense Vitor Ferraz completa dez anos de carreira. O planejamento dessa celebração mudou por conta do isolamento social, mas não passará sem a devida comemoração e do melhor jeito, com música e solidariedade. Será no canal do YouTube do artista no próximo sábado, 6, às 15h. Uma grande estrutura está sendo montada para uma live profissional. De certa forma, já começou com a doação de alimentos por parceiros. No dia haverá link para doações que serão revertidas a quem precisa. Vitor Ferraz tem razão na preocupação, já que as doações das grandes lives nacionais dificilmente chegam a Nova Friburgo. A ideia é do local para o local
Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.