Um dos dez mais frios do Brasil

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Um dos dez mais frios do Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia destacou Nova Friburgo como o 2º lugar do Estado do Rio de Janeiro mais frio na quarta-feira, 19, até 9h. Foi também o 4º mais frio de toda a Região Sudeste e um dos dez mais frios do Brasil. O registro oficial foi de 2,6 graus, perdendo no Estado apenas para o Pico do Couto, em Petrópolis, cujo registro foi de 1,8 grau. Na Região Sudeste, Nova Friburgo teve temperatura mais alta apenas do que Ituverava-SP: 0,9°C; Pico do Couto-RJ: 1,8°C e Campos do Jordão-SP: 2,5°C

Isenção para igrejas
Templos religiosos e entidades beneficentes ficarão isentos de cobrança de ICMS nas contas de energia elétrica. A proposta de isenção do ICMS das contas de consumo de energia para templos de qualquer culto e entidades beneficentes de assistência social foi aprovada no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Com isso, o imposto sobre as contas de energia elétrica, cobrado desde outubro de 2019 no Estado do Rio deixará de incidir na conta de luz.

Ainda em curso
A medida para valer, no entanto, ainda precisa passar pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio,criando assim as regras para a isenção. Templos religiosos, Santas Casas de Misericórdia e hospitais beneficentes que atendam majoritariamente pacientes oriundos do SUS estão entre os contemplados pela pretendida isenção.

Programação oficial
Quase todos os shows da Expo Cordeiro 100 anos, antecipados pela coluna, foram confirmados. Com nove dias seguidos de atrações, de 16 e 24 de julho, o evento volta com tudo, após dois anos ausente, por conta da pandemia da Covid-19. Dos shows, por nós, antecipados, o único que não se confirmou na programação oficial foi da dupla Henrique & Juliano, substituída por Maiara & Maraísa. Apesar da maioria dos shows ser sertanejo, as atrações são ecléticas.

Sertanejos e pagodeiros
Raça Negra é a primeira atração do palco principal, cuja abertura será no sábado, 16. Domingo, 17, Luan Santana. Segunda, 18, Maiara & Maraísa. Terça, 19, Zé Vaqueiro. Quarta, 20, Gustavo Mioto. Quinta, 21, Roupa Nova. Será o primeiro show do tradicional grupo na região, desde a morte de um de seus principais integrantes, o vocalista Paulinho. Sexta, 22, Alexandre Pires. Sábado, 23, Marcelo Falcão. Fechando os shows da exposição, domingo, 24, Leonardo.

Outras atrações
Além dos sempre aguardados shows, confirmadas também competições de rodeio; concurso leiteiro; exposição de animais e máquinas agropecuárias; com concurso em categorias estadual e nacional. Haverá uma tenda cultural com 12 horas diárias de apresentações musicais e culturais de artistas de Cordeiro e região, além de exposição de artesanato e lingerie. Parque de diversões e barracas de comidas e bebidas, como tradicionalmente acontece.

Corrida contra o tempo
Além dos reparos que o Parque de Exposições está passando, há a pretensão de inaugurar em tempo um museu com as memórias desses 100 anos de exposição. O cadastro para quem deseja vender com as barracas e para expositores já teve seu prazo encerrado.

Prejuízos educacionais
É lógico que o prejuízo pedagógico provocado pela pandemia requer ação e medidas efetivas que até aqui não ocorreram. Para piorar a constatação, estudo do FMI indica que o Brasil está entre os países do G-20 onde alunos que enfrentaram o fechamento total ou parcial das escolas durante a pandemia terão as maiores perdas de rendimentos ao longo da vida. O Brasil só fica atrás da Indonésia e do México e empatado com a Arábia Saudita.

Grave situação brasileira
A equipe do FMI calcula que os ganhos médios de estudantes brasileiros serão 9,1% menores ao longo da vida por causa do fechamento das escolas e a pouca efetividade de políticas públicas para amenizar a situação. Na Indonésia, a perda estimada é de 9,7%, e no México, de 9,9%. Entre os países emergentes do G-20, a Rússia, com ganhos dos futuros trabalhadores 1% inferiores por causa da pandemia, está na melhor situação, em um nível de perda similar ao dos países desenvolvidos mais bem posicionados: Japão (-1%) e França (-1,2%).

Alunos fora da escola
Várias economias do G-20 observaram uma queda nas pontuações de testes (por exemplo, Brasil, Índia, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido). Além disso, em muitos mercados emergentes e economias em desenvolvimento, o fechamento de escolas levou a uma queda considerável na matrícula de alunos em todos os níveis de ensino e corre o risco de deixar muitos alunos permanentemente fora da escola, observa o relatório.

Ações tímidas
As estimativas para as perdas de rendimentos podem ser um limite inferior, porque o comprometimento de habilidades pode se acumular ao longo da educação de um aluno devido a perdas no conhecimento fundamental que normalmente é adquirido em idade precoce. Muitos governos tomaram medidas para minimizar e compensar as perdas escolares, mas outros até agora pouco se mexeram, tanto na esfera federal, como municipal, responsáveis pela educação básica.

Pós-graduação Uerj Friburgo
O Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro encerra hoje, 20, as inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais, para turma com início no segundo semestre deste ano. O curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais possui duas áreas de concentração e seis linhas de pesquisa.

Último dia
São dez vagas para o curso de Mestrado acadêmico. Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único. As inscrições podem ser realizadas por e-mail. Para efetuar a inscrição o candidato deverá obter os formulários no site do IPRJ: http://www.iprj.uerj.br. Haverá respeito à Lei de cotas.

Friburguense
Ainda em busca da sua primeira vitória no Estadual da segundona, o Friburguense joga, amanhã, 21, às 15h, fora de casa, contra o Maricá que, coincidentemente, está na mesma situação do Tricolor. Ambos são os mais mal pontuados da competição, mas se a competição acabasse hoje, o Friburguense estaria rebaixado por conta do saldo de gols, negativo de seis contra três.

Praticamente resolvido
Portanto, ainda que falte muita competição, é um jogo, no atual retrato, de briga direta contra o rebaixamento. No grupo B, Volta Redonda e Sampaio Corrêa estão sobrando e praticamente já têm as vagas garantidas nas semifinais. Os dois ainda tem confronto direto na última rodada. Artsul e Gonçalense, dois outros integrantes da chave, também não venceram ainda, mas também não perderam.  

Palavreando
“Dispenso o jogo dos segredos e me revelo quase que por inteiro. Deixo, é claro, alguns bocados nos bolsos na intenção de instigar descobertas que nem eu mesmo descobri”.

A visitação à vinícola friburguense agora é mensal. No último fim de semana foi realizada a visita guiada pela plantação e produção, além de degustação com harmonização orientada. A de junho será no próximo dia 4. Nesse frio, o charme só aumenta para tudo que a mais serrana das cidades da Serra tem.

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.