Novo Pub

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 23 de março de 2022

Padaria livraria

 

O conceito talvez soe novo, mas após o anúncio de fechamento da última grande livraria de Nova Friburgo, a padaria que substituirá a Arabesco na Avenida Alberto Braune, decidiu ser também uma livraria. Os empreendedores acreditam que seja a primeira do gênero no país. A ideia é trazer a padaria com estilo gourmet e ter um espaço dedicado à leitura e à venda de livros.

 

Cidade sentiu

 

O futuro empreendimento é da mesma família, portanto, a expertise no negócio que manteve a Arabesco por tantos anos como uma sobrevivente do mercado de papelaria e livros. O legado será, portanto, mantido e podemos dizer, modernizado. O encerramento das atividades da Arabesco trouxe um misto de sentimentos aos friburguenses. De perda, de processo de retrocesso cultural, de nostalgia.

 

Em breve

 

Animador, no entanto, o anúncio que damos em primeira mão de que a cidade seguirá tendo uma grande livraria. Melhor: acoplada a um espaço que tem frequentadores que podem não ser tão adeptos às livrarias e que, a partir de agora, terão próximo a possibilidade de nutrir o hábito pela leitura de livros. Ainda não está determinada a inauguração da Dona Emília padaria gourmet e livraria. Obras serão necessárias para adequar o espaço atual.

 

Casa Francesa e outros

 

O fechamento da Arabesco e da Alquimia noticiados semana passada pela coluna, levou muitos leitores a entrar em contato para relembrar tradicionais lojas, genuinamente friburguenses, que encerraram, recentemente, as suas atividades: MM Roupas, Renver, Beto Calçados e Casa Francesa foram as mais citadas. As mudanças do mercado, a chegada de grandes magazines, a aposentadoria de seus proprietários, entre outros fatores, cada qual na sua realidade, são alguns dos motivos que levaram ao fechamento destes e de outros comércios locais.

 

Novo Pub
Mas se um fecha, outro abre e o ciclo econômico segue seu rito. Neste sábado, 26, Nova Friburgo ganha um pub bar inédito na região. Com estilo de oficina mecânica, justamente por estar se instalando em um espaço que era uma retífica de motores, surge o Grua. O espaço promete design único, com objetos de oficina e até um Fusca clássico.

Retífica Bar
O novo pub está localizado em Duas Pedras, na Avenida Antônio Mário de Azevedo, início da Estrada Tere-Fri. A pegada de oficina foi tão mantida pelo projeto que se pode dizer que o sobrenome do pub é Retífica Bar. A ideia é trazer mais um espaço instagramável para a cidade, mas também ofertar uma boa carta de petiscos, cervejas e drinks. Além, é claro, de muita confraternização, boa música e diversão. Só não vale se sujar de graxa e dizer que estava na oficina, enquanto estava no bar. Se bem que...           

Friburguense
Correndo contra o tempo para montar o time para a segunda divisão, o Friburguense inicia nessa semana os treinos com o elenco reduzido. Neste primeiro momento, estarão praticamente apenas atletas aproveitados do Sub-20 que fez uma boa temporada em 2021. A aposta nos novatos é uma forma criativa de driblar as dificuldades financeiras, diante de uma concorrência cada vez com mais poder financeiro que o Tricolor da Serra.

Toshia
Após perder boa parte dos jogadores que atuaram pelo time nas duas últimas temporadas, a diretoria foca em dois conhecidos da torcida. O atacante Toshia tem retorno praticamente concretizado. O meia Jorge Luiz tem outras propostas, mas demonstra vontade em voltar para Nova Friburgo. Caso consiga esses dois jogadores, o time começa a ganhar forma para atrair outros nomes.

Estreia adiada
A estreia do Friburguense no Estadual, que seria no dia 30 de abril, foi adiada. Passou para o dia 4 de maio. O primeiro adversário é o Volta Redonda, e, como já antecipávamos, tem conflito de datas dos jogos do Volta Redonda no Brasileiro da Série C, com a segundona estadual. Assim, a Federação teve que remarcar todas as partidas do time da Cidade do Aço. Dessa forma, o Volta Redonda só poderá entrar em campo às quartas-feiras. As partidas da segundona seriam sempre aos sábados e domingos, assim como no Brasileiro.

Mudança de nome
Além da mexida na tabela por conta do Volta Redonda, o Gonçalense - vice-campeão no ano passado - está mudando de nome e de cidade. O clube foi vendido para o empreendedor ligado ao futebol, o técnico, Alan Pascoal. Ele está mudando o Gonçalense para o município de Petrópolis. Como não houve tempo hábil legal, neste ano o time se chamará Gonçalense/Petrópolis. Mas a partir do ano que vem, será somente Petrópolis.    

Camisa 2022
A longa parceria com a Vettor, distribuidora dos uniformes, está mantida. Um dos uniformes será a volta da camisa toda branca. Pronta, mas ainda não está à venda. A camisa traz uma estrela sombreada na parte esquerda do peito, abaixo do escudo e detalhes em azul nas mangas. O patrocínio principal continua sendo da Unimed Serrana. Deve ser com essa camisa que o time fará a sua estreia diante do Volta Redonda. Uma nova deve ser lançada para essa temporada, possivelmente a tricolor.

Palavreando
“Eu não sei a cor do seu ipê e nem sei o que o suspende ao céu. Mas sei que todos nós precisamos de algo que nos tire um pouco dessa cegueira que enxerga tudo, menos a beleza que se esparrama à nossa frente”.

 

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.