Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Novo empreendimento
![](https://avozdaserra.com.br/sites/default/files/styles/foto_do_perfil/public/colunistas/foto3.jpeg?itok=Bgox2CSJ)
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
Considerada a maior rede de academias da América Latina, a SmartFit está chegando em Nova Friburgo. A unidade friburguense ficará no Espaço Arp. As obras estão avançadas, inclusive com toda parte elétrica que exige atenção especial, por conta das esteiras, bikes e simuladores de escada. Com pegada tecnológica, uma das grandes marcas da academia é a padronização.
Padrão único
Em qualquer unidade da América Latina, os números que identificam os equipamentos é o mesmo, assim como o aplicativo de montagem e acompanhamento de treinos. Ainda que algumas em maiores ou menores espaços, todas contam com o mesmo estilo e um mínimo de dois equipamentos iguais para execução dos exercícios. O plano era chegar em Nova Friburgo antes, mas a dificuldade em achar um local adequado para o padrão atrasou a pretensão.
Treino em qualquer unidade
Considerada uma das vantagens para quem mora em mais de uma cidade ou viaja muito é que o aluno matriculado em Nova Friburgo, por exemplo, pode malhar em qualquer unidade da rede de qualquer cidade do Brasil e do exterior. Pessoas que moram no Rio ou Niterói e em Nova Friburgo podem assim cumprir o plano de treino, sem desculpas.
Ainda este ano
As equipes de profissionais também seguem um padrão que conta com avaliação periódica por parte dos alunos. Além dos professores que acompanham os treinos no salão, há pacotes que oferecem personal, nutricionista e até complementos alimentares. A inauguração ainda não tem data, mas deve ocorrer ainda neste ano. Além da musculação, não se sabe mais quais aulas serão oferecidas por aqui.
Potencial friburguense
A rede tem uma proposta de academia inteligente e, inevitavelmente, vai mexer com o mercado local. Desde a contratação de profissionais à saudável concorrência na oferta dos serviços. Interessante notar que a gigante do ramo ainda não tem muitas unidades no interior fluminense, o que mostra o potencial de Nova Friburgo, 4ª fora da Região Metropolitana a ter a academia, já presente em Maricá, Petrópolis e Búzios.
Muitos carros
Nova Friburgo tem 135.017 veículos em circulação, dos quais 84.171 são automóveis e 23.924 são motos. Os dados são da Secretaria Nacional de Trânsito, referentes a agosto deste ano. Lembrando que os números levam em consideração os veículos emplacados em Nova Friburgo. Pode ser que circulem mais veículos, como aqueles emplacados em outras cidades e estados. O contrário também deve ser considerado.
12 anos
Dados do Denatran mostram que a idade média da frota de veículos de Nova Friburgo é de 12 anos, pior do que a idade média nacional, que é de 10 anos e 9 meses. O envelhecimento da frota de veículos em circulação é preocupante e se agravou da pandemia para cá. As pessoas não têm condições de comprar um veículo zero, o que leva a esse fenômeno que remonta aos anos 90, antes do Plano Real.
Média de veículos por pessoa
Enquanto no Brasil a média é de 4,7 veículos por habitante, em Nova Friburgo o cenário é outro: 1,40 por habitante, considerando todos os tipos de veículos. Quando se exclui da conta, caminhões, ônibus, caminhonetes e utilitários, o número muda para 1,75. Igualmente, considerado fora da curva o que escancara a deficiência da política de transporte público.
É a Vila!
A Vilage no Samba completa 75 anos de fundação no sábado, 23, mas celebra a data neste domingo, 24, a partir das 12h, com feijoada. A atual tetracampeã também lançará a versão oficial do seu samba-enredo que buscará o inédito penta do carnaval friburguense. A verde e branco promete ainda um telão para quem for assistir à finalíssima da Copa do Brasil, entre São Paulo e Flamengo.
Unidos da Saudade
Seis sambas se inscreveram para ser o hino da Unidos da Saudade no Carnaval 2024. Com o enredo “Traição ou Trapaça? Quem é rei nunca perde a majestade”, as obras estão disponíveis no canal da agremiação no YouTube e foram apresentadas, pela primeira vez, na quadra, no domingo passado, 16. Agora se darão duas fases eliminatórias, sendo a primeira neste domingo, 24. A final está prevista para o dia 7 de outubro.
Imperatriz de Olaria
Na Imperatriz de Olaria, também domingo, 24, acontece a semifinal da disputa de samba. Três obras seguem na competição. Tentam ainda um lugar na final as parcerias de Damásio Ventura, Ezequiel do Cavaco e Marlon Dias. A final acontece no dia 1º de outubro. A vermelho e branco tem como enredo “Um brinde à alegria! E vai rolar a festa…”
Palavreando
“Quando assobia o vento ao pé do ouvido, escapole da alma a timidez e com ela fora de nós, de repente se é livre. Para ser quem se é. E os que não se desapontam, você pode chamar de amigo”.
Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.
![](https://avozdaserra.com.br/sites/default/files/styles/foto_do_perfil/public/colunistas/foto3.jpeg?itok=Bgox2CSJ)
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário