Inauguração

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 30 de março de 2022

Inauguração
Inaugura nesta quarta-feira, 30, mais uma rede de supermercados, em Nova Friburgo. Após obras que levaram meses, a rede Supermarket abre as portas da sua primeira loja na região, no distrito de Mury. A loja que fica em frente ao posto comunitário da Polícia Militar conta com mais de 100 funcionários que foram contratados há mais de um mês e passaram o período em treinamento.

Mury
A rede que conta com mais de 120 lojas promete preços promocionais e exclusivos para a loja friburguense até sábado, 2 de abril. A partir daí, seguirá os mesmos preços praticados em todas as demais lojas. Só em Mury são agora três grandes supermercados. Além do que inaugura hoje, há dois grandes supermercados de empreendedores locais.

Pesquisa de mercado
Se há espaço para todo mundo? Essa é uma pergunta que sempre flutua no imaginário das pessoas. Fato é que essas grandes redes costumam fazer ampla pesquisa de mercado antes de se instalarem em um local e mantém essas pesquisas de maneira rotineira. Nem sempre as pesquisas acertam, mas na maioria das vezes não erram.  

Toda a região
O negócio alimentício parece ser lucrativo por aqui. Uma das explicações é que para além de atender a população que reside em Nova Friburgo, moradores dos municípios vizinhos costumam comprar por aqui, o que eleva o número de habitantes de 190 mil para 300 mil.

Saídas da cidade
Interessante também perceber que as novas redes têm buscado as saídas da cidade, ou Conselheiro Paulino ou Mury. O que, em parte, pode explicar três grandes supermercados em um distrito como Mury que, relativamente, tem pouca população, mesmo somando os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra. O friburguense que chega do Rio ou Niterói, por exemplo, aproveita a estrada e já compra por ali mesmo com comodidade de estacionamento.   

Assaí, ainda não
Em tempo: não será dessa vez que Nova Friburgo terá uma loja de atacado do grupo Assaí. O Extra de Nova Friburgo foi mantido na holding (sociedade controladora) do Pão de Açúcar. A negociação que mexeu com todos os hipermercados Extra e Pão de Açúcar passou a maioria das lojas para o Assaí, que apesar de ser do mesmo grupo, faz parte de outra holding.

Poucas mudanças
Assim, o tradicional supermercado no Centro de Nova Friburgo teve alterações mais amenas. Parou de vender eletroeletrônicos e passou a focar apenas em produtos de supermercado: alimentícios e produtos de limpeza. Essas mudanças já foram sentidas pelos clientes. Sairá o nome Hiper Extra que passará a ser Mercado Extra. As cores atuais também serão trocadas e passarão para o roxo, características dos mercados Extras da capital e de Rio das Ostras, por exemplo.

Em estudo
Apesar de sair de hiper para mercado, a loja manterá o tamanho atual, o que a coloca como uma das, se não a maior loja da rede. Quanto ao Assaí, o plano de expansão com novas lojas, no momento, está focado em assumir as lojas Pão de Açúcar e Extra que foram passadas à holding. Segundo fonte segura, a ideia de um Assaí em Nova Friburgo segue, mas não para agora. Conselheiro Paulino continuaria sendo o destino desejado.

Antigo ABC
Vale lembrar, que o hipermercado até chegou a fazer preços de atacado e normais, por determinado tempo. Se era um teste ou apenas uma tentativa de segurar o rival Atacadão, que havia acabado de se instalar na cidade, não temos a resposta. Fato é que o espaço ocupado pelo Extra traz saudosismo e faz parte do cotidiano de Nova Friburgo, desde a inauguração como ABC. Até hoje, mais antigos chamam o espaço, que já mudou de nome algumas vezes, pela alcunha ABC.

Friburguense sem técnico
Cadão não seguirá como técnico do Friburguense. O ex-jogador e eterno capitão não será o homem à beira de campo nos jogos do Frisão na segundona de 2022. Por conta da pandemia, Cadão acabou abrindo seu próprio negócio e hoje está focado no seu empreendimento. O entendimento dele próprio é de que não teria tempo para se manter na função, o que foi absolutamente compreendido pela direção do futebol tricolor.

Sérgio Gomes e Ziquinha
Seu auxiliar técnico, o também ex-jogador Sérgio Gomes, segue o mesmo caminho. Atualmente trabalhando em uma escola, também optou por continuar no trabalho dele. Aliás, com a pandemia, toda a estrutura foi desmontada. O eterno ídolo Ziquinha, por exemplo, está trabalhando em outra área. Afonso que chegou a ser cotado como possível novo técnico abriu uma escolinha e optou por tocar seu projeto.

À procura
Dessa forma, o Friburguense está à procura de um novo técnico. A diretoria trabalha para definir o nome ainda nessa semana, tendo em vista que os treinamentos já foram iniciados. Como nesse primeiro momento o foco é na preparação física, dos males o menor. O nome cotado foi o de Gerson Andreotti, mas o técnico está de mudança para Portugal. O vitorioso Antônio Carlos Roy é outra possibilidade, mas além de estar fora do que o Friburguense pode pagar, só poderia assumir o time na metade de abril, quando o Estadual já estaria acontecendo.

Perfis desejados
O perfil traçado para o novo treinador é de alguém que possa manter o ambiente saudável, sem estrelismos e que tenha ligação com o futebol do interior fluminense. Por isso recorrer a nomes já testados no Friburguense foi e é um plano A. A questão financeira é um problema que faz com que nomes mais experientes não sejam possíveis. Por isso, uma aposta em ex-jogador ou novato é um caminho mais procurado.                           

Palavreando
“Insônia me consome de seu nome. Vício difícil de abandonar me abocanha o coração e me concede inspiração. Feliz e triste na ciranda dos momentos. Sua dualidade atormenta minha segurança e destrói minha suposta confiança no futuro que previ”.

Raridade compartilhada pelo perfil Nova Friburgo Antiga. Uma réplica de um foguete em homenagem à chegada do homem à lua. No ano de 1969, a cidade foi enfeitada com luas, estrelas e até uma cápsula com dois astronautas teriam sido instaladas na Alberto Braune. Acervo de Maurício Knust

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.