Globo Repórter Três Picos

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

sexta-feira, 08 de outubro de 2021

Globo Repórter Três Picos

O longevo programa de reportagens da Rede Globo terá edição hoje, 08, às 22h40, totalmente dedicada ao Parque dos Três Picos. Boa parte da reportagem de Fernanda Graell foi realizada na área de Salinas e nas montanhas da região. O programa promete mostrar as paisagens exuberantes como os picos, a famosa pedra que contradiz a física e ainda a Mata Atlântica preservada e toda a vida que abriga.

Belíssimas imagens

No anúncio da apresentadora Sandra Annemberg, o programa destaca que os Três Picos é um dos melhores lugares do mundo para se observar pássaros. Além da vida selvagem que convive com as fazendas no entorno do parque, a culinária não fica de fora. A broa de milho e as comidas típicas da região também são abordadas. O programa inédito vai ao ar na TV, mas também poderá ser visto nas plataformas digitais da maior emissora de TV do país e na Globo Internacional.

Meme

“O que é? Onde fica? Como vivem?”. O conhecido chavão do programa não passou batido e a direção do Parque está chamando o público para assistir justamente com o bordão que consagrou o programa de reportagens. A brincadeira conquistou as redes sociais. Certamente para o Parque, que é o maior do Estado, é um momento ímpar estar em rede nacional com imagens incríveis e muitas inéditas de suas maravilhosas paisagens. Vale assistir, com direito a pipoca e tudo.

Em tempos...

No embalo do destaque ao Parque Estadual dos Três Picos, vale ressaltar a campanha de arrecadação de alimentos que será realizada nesse fim de semana em diversos pontos de abrangência da unidade de conservação ambiental. Serão arrecadados alimentos não-perecíveis na subida da serra (Boca do Mato), em Teresópolis, em Guapimirim e na sede dos Três Picos (Salinas - Nova Friburgo). Os donativos serão entregues a associações do entorno do parque que repassarão às famílias necessitadas.   

Só para quem pode

Mas é feriadão ou não é? Com o feriado de terça, 12, há quem vá emendar a segunda e aproveitar o fim de semana. Dependendo da repartição pública, muitos servidores não terão ponto facultativo, então para esses não será feriadão. Pessoal do comércio não só terá que trabalhar na segunda, 11, como acordo coletivo entre representações de empregados e patrões permite abrir na terça de feriado. Então para eles também não será.

Troca de folgas

A maioria das fábricas locais também tem acordo para trocar o feriado do dia 12 por folgas entre Natal e Ano Novo. Então para eles também não será feriadão. Mas cá entre nós: com a inflação galopante e a desvalorização da renda da maioria da população, ter feriadão, mas não poder curtir, é o mesmo que não ter feriadão.

Degusta Búzios

Para quem vai ter esse privilégio de ter feriadão e poder curti-lo, Búzios se prepara para o Degusta Búzios 2021 - Festival Gastronômico da cidade praiana.  Iniciativa da prefeitura local em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Búzios, o festival marca a retomada econômica da cidade. O formato mudou, aumentou de dois para três fins de semana: 14, 15, 16 e 17 de outubro, sempre de quinta a domingo até o fim do mês (21, 22, 23 e 24; 28, 29, 30 e 31). A medida foi tomada para evitar aglomerações.

Boa inveja

Mais de 80 bares e restaurantes de Búzios já confirmaram presença, cada um com seu menu exclusivo. Todos os pratos vão custar R$28 e as sobremesas R$22. Para Búzios tá bem acessível. Este ano as barracas serão padronizadas, distribuídas em vários pontos da cidade: Praça da Ferradura, Rua das Pedras, Rua Manoel Turíbio de Farias, Orla Bardot e Praça dos Ossos. Vários lounges serão espalhados pelo evento, com música e outras atividades culturais. Dá inveja, né? Não de quem vai! Mas inveja de que por aqui não termos iniciativas de retomada por parte do poder público.

Produtores de eventos

Sem dúvidas, os setores mais afetados pela pandemia foram o gastronômico, cinema e de produção de eventos. Muitas cidades estão retomando seus eventos. Por aqui, os próprios produtores consideram tudo muito tímido, inerte ou mesmo atrasado. Enquanto aqui vai começar a se obrigar máscara, outras cidades já falam em desobrigá-las. É uma comparação que se pode fazer com os eventos. Na avaliação de alguns produtores, Nova Friburgo sempre está na rabeira das demais. 

Vacinômetro

Até o fechamento da edição desta coluna, a prefeitura diz ter aplicado 151.237 doses de vacina contra a Covid-19. Confrontando com o número de doses enviadas pelo Estado (159.773), 8.536 têm destino incerto. Foram perdidas? Estão guardadas para repescagem? Só a prefeitura sabe ou deveria revelar. Já com relação à dose única da Janssen, os números batem: 4.360 doses distribuídas pelo Estado e segundo a prefeitura, todas aplicadas. Quanto ao registro no Ministério da Saúde, 208 aplicações, no entanto, seguem sem o registro oficial.

45 mil vacinas em estoque?

A discrepância de doses distribuídas e aplicadas com relação à segunda dose é maior, mas se releva porque essa fase segue em andamento. O Estado diz ter distribuído 133.485, a prefeitura divulga ter aplicado até o dia 01, 88.841. Ou seja, supõe-se que há no estoque 44.644 doses de vacina com orientação para a segunda dose. O medo de muitos friburguenses que aguardam a segunda dose parece superado, até por conta da orientação, por aqui seguida mais tarde, de aplicar Pfizer também em quem recebeu na primeira dose a Astrazeneca.    

Poucas doses a serem enviadas

No mesmo ínterim, considerando que a primeira dose (fase praticamente encerrada) foram 151.237 friburguenses vacinados, o Estado só teria que enviar aproximadamente mais 18 mil doses para garantir o ciclo vacinal em segunda. Resta saber a matemática da dose de reforço (3ª dose) e se houve muita gente que não se imunizou com a primeira. A dificuldade é que muitos friburguenses, com a lentidão local, se vacinarão antes do calendário daqui, na capital ou em outros municípios.           

Mutirão para pagar dívidas

O Procon Estadual abriu até o dia 26, as inscrições para o 1º Mutirão de Renegociação de Débitos. Os interessados devem preencher um formulário disponível no site do Procon-RJ, onde deve disponibilizar informações sobre condições financeiras. O órgão, com base nessas informações vai avaliar se o consumidor se enquadra ou não nos critérios de seleção para participar do mutirão.

Educação financeira

Bancos, financeiras, empresas varejistas, concessionárias de serviços públicos e outros fornecedores vão participar do evento. A ideia é auxiliar os consumidores superendividados a organizar a vida financeira até o final do ano. A ideia é também dar noções de educação financeira para adquirir crédito responsável.

Palavreando

“Vou sorrir com seu abraço, vou me alegrar toda vez que você despertar e ao espreguiçar, pedir um colo, todo o colo do mundo eu vou te dar. Vamos rodar o mundo inteiro, mesmo que numa folha de papel. E juntos, unidos e fortes, seremos para cada si o norte de uma rota para o céu”.

Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

 

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.