Festival de Inverno

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 08 de junho de 2022

Festival de Inverno
Está confirmado para 14 a 31 de julho, a 20ª edição do Festival Sesc de Inverno. Após não ser realizado em 2020 e ter sido virtual no ano passado, a edição 2022 volta ao ambiente presencial. A programação, ainda não divulgada, contempla eventos nas áreas de literatura, cinema, música, teatro, dança, circo e artes visuais. Promete, mais uma vez, mesclar grandes nomes do cenário nacional e artistas locais.

Tendência
Além de Nova Friburgo, o Festival de Inverno acontece, simultaneamente, em Petrópolis, Teresópolis e Três Rios. Mas, nesse ano, também terá atividades específicas em municípios vizinhos aos quatro, onde acontece por completo. Assim como Petrópolis, Nova Friburgo, nos últimos anos, realizou também seu próprio festival. No entanto, a tendência é que nesse ano, não faça o seu.

Festival da Prefeitura
Fica a dúvida, se a prefeitura vai reforçar a programação do Festival de Inverno do Sesc ou apenas contará como apoio. Todos os anos, causa debate a distinção de programação entre um município e outro, especialmente, no que tange aos shows de músicos do cenário nacional. A maior expectativa é sempre por esses shows.      

Dois grandes eventos ao mesmo tempo
Neste ano as datas do Festival de Inverno vão confrontar com o centenário da exposição de Cordeiro, evento que também atrai grande público. Acontecem quase que paralelamente. A exposição está marcada para 16 e 24 de julho. Ou seja, das três semanas de Festival de Inverno, duas delas vão “concorrer” com a tradicional exposição agropecuária do município vizinho.

Programação
A programação da exposição, antecipada pela coluna, contará com Raça Negra, no sábado, 16; domingo, 17, Luan Santana; segunda, 18, Maiara & Maraísa; terça, 19, Zé Vaqueiro; quarta, 20, Gustavo Mioto; quinta, 21, Roupa Nova; sexta, 22, Alexandre Pires; sábado, 23, Marcelo Falcão e domingo, 24, Leonardo.

Salvo da polêmica nacional
A Prefeitura de Cordeiro parece ter conseguido fugir das polêmicas que tomam conta do Brasil sobre pagar, com recursos públicos, shows de sertanejos. Parece ter previsto, quando muito antes anunciou como se daria o pagamento dos shows e seus valores. Segundo a gestão do município, os shows serão pagos com recursos dos royalties de petróleo e economias feitas com um novo contrato do lixo.

Nove melhor que um
A Prefeitura de Cordeiro argumenta ainda que os repasses de royalties de petróleo aumentaram muito e eram até recursos inesperados, dada a volatilidade do mercado. Estima-se que todos os shows da exposição somem algo em torno de R$ 1 milhão. Nove shows que agradam, com valores que juntos ficaram mais em conta que um único show de Gusttavo Lima: R$ 1,4 milhão. Todos os shows terão entrada gratuita. No entanto, haverá um camarote pago, como já aconteceu em anos anteriores, para aqueles que assim se dispuserem.

Próximas atrações
Nova Friburgo continua recuperando seu setor de eventos e já tem mais dois grandes artistas confirmados para subirem a serra. No próximo dia 25 tem Paralamas do Sucesso com seu aplaudido show, Clássicos e em 17 de setembro, já confirmado, o sambista Diogo Nogueira. Ambos, no Nova Friburgo Country Clube e trazidos pela Lack Produções.   

Casarão de Minas
Com fechamento das atividades anunciado no início deste ano, o Casarão de Minas, tradicional bar e restaurante do Centro, continua aberto, para alegria de seus frequentadores. Ainda que cause surpresa aos que já imaginavam que o espaço estaria fechado, logo de fato, as atividades serão encerradas. Ainda não há data precisa para tanto.

Futuro magazine de roupas
Por se tratar de um imóvel antigo e com terreno extenso que envolve ainda uma transferência complexa de bens, os últimos trâmites burocráticos estão em curso. O negócio está feito, mas enquanto não é totalmente passado aos novos proprietários, o Casarão seguirá em atividade. O espaço vai virar um magazine de roupas. Se burocracia é ruim, nesse caso, pelo menos para os fãs do espaço, tem garantido mais alguns meses de sabores e diversão.

Último evento
É prometido pelos empreendedores, Patrícia e Fernando, um evento de encerramento das atividades, quando esse efetivamente ocorrer. Lembrando que lá, já ocorreram bailes de carnaval e festas juninas, sempre muito concorridas. Eles, inclusive, planejam se mudar para Minas Gerais, onde vivem e trabalham os filhos. Mas não interromperão os laços com Nova Friburgo. Portanto, até esse último evento, o Casarão de Minas permanecerá em funcionamento.   

Friburguense
O Friburguense assistirá, da poltrona, às semifinais da Taça Santos Dumont que corresponde ao 1º turno da segundona estadual. Amanhã, 9, o Volta Redonda, time que teve disparada a melhor campanha, joga pelo empate, em casa, contra o Olaria. Na outra semifinal, o Macaé é quem tem direito ao empate contra o Sampaio Corrêa. Ambos se enfrentam hoje, 8. Os vencedores fazem a final do turno. O campeão se garante na decisão contra o campeão do returno.

Novo técnico
Depois de um 1º turno instável, o Tricolor Serrano espera um returno em que o jovem time vença suas ansiedades e transforme a qualidade técnica em vitórias, e, consequentemente em pontos. O time terá novo treinador. Como acordado antes do início dos trabalhos, Gerson Andreotti deixa o clube. Ele já tinha mudança marcada para Portugal para essa semana. O clube busca uma solução caseira para ocupar o cargo.   

Palavreando
“Somos seres em expansão. Carregamos em cada um de nós estrelas e galáxias que se estendem ao infinito. Ainda que não seja possível a todos a compreensão, é nos dado o direito de imaginar acerca do mistério que é ser e estar”.

Foi inaugurado no Cônego, por iniciativa de Marco Gastim, um espaço que o próprio idealizador intitula como local de construção coletiva de reflexões, incentivo à cultura e suas manifestações e valorização de identidades. Sonho antigo de Gastim, o Dom Quixote, já conta com duas áreas de exposição e um amplo jardim para eventos que serão divulgados conforme forem estabelecidos

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.