Festival de Inverno

Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Festival de Inverno

Programado sempre para o mês de julho, o Festival Sesc de Inverno, assim como o  Festival de Inverno da Prefeitura de Nova Friburgo já estão afetados pela pandemia da Covid-19. Mesmo que medidas de relaxamento estejam previstas, se imagina que grandes aglomerações seguirão proibidas, pelo menos até agosto, justamente o período de realização dos dois eventos.

Online?

Ainda que oficialmente nada se divulgue, há alternativas sendo pensadas, inclusive formatos menores de maneira online. Sem festival físico, quase certo afirmar que o desejo publicizado no ano passado, de que o Festival de Inverno voltaria aos jardins do Nova Friburgo Country Clube, está mais do que adiado.

Mantendo contratos

O Sesc tem sido grande parceiro da classe artística. Desde o início da pandemia tomou por medida manter o pagamento de todos os artistas contratados que entregarão o serviço na data que for possível. No entanto, novas agendas e consequentemente novos contratos ficam prejudicados pela imprevisibilidade do que vivemos.

Efeito dominó

Mais à frente, haverá dificuldades, já que o Sesc é um dos principais contratantes de eventos artísticos do Estado do Rio. Por isso, muito celebrada está sendo a medida aprovada na Câmara Federal de socorro à classe artística. Outros setores seguem em dificuldades, sem qualquer medida econômica tomada por nenhuma esfera governamental.

Vamos ao frio

Faltando pouco mais de 20 dias para chegada oficial do inverno, os friburguenses experimentam os dias mais frios do ano que tendem a serem superados. O termômetro do Paissandu e do início da Avenida Alberto Braune seguem como ponto turístico para fotos com as baixas temperaturas que circulam o Brasil.

Falsas temperaturas

Motivo de contestação, as temperaturas ali demonstradas são sempre mais baixas que as oficiais, ainda que a sensação térmica possa ir ao encontro do que se marca de temperatura no relógio. Muitos questionam se o termômetro está correto (tudo indica que não) ou se é proposital marcar mais abaixo, justamente para chamar atenção nas fotos.

Termômetro turístico

Fato é que Nova Friburgo merece um termômetro mais estilizado e que saia mais bonito nas fotos dos turistas e dos friburguenses. Mesmo nessa pandemia que leva ao isolamento social, friburguenses mais corajosos não se intimidam em tirar aquela selfie no relógio que é comum a qualquer cidade. No nosso caso, mesmo sendo um equipamento comum, chama a atenção para cidade que tem o melhor frio do Estado do Rio de Janeiro.

Leite materno

A doação de leite humano no Hospital Maternidade caiu 90% com a pandemia de Covid-19. Muitas voluntárias vêm desistindo de fazer as doações e nessa dependência, o estoque do banco de leite da maternidade continua baixo, mesmo após a campanha do dia mundial de aleitamento materno, celebrado na semana passada.

Doações prejudicadas

O Banco de Leite permanece funcionando. Para doar, as mães em fase de aleitamento devem estar em bom estado de saúde. Um frasco de leite serve até a dez bebês. Através do telefone 2522-0514 são dadas todas as orientações para a doação.

Banco de sangue

Apelo semelhante é feito no Hemocentro Região Serrana, que funciona anexo ao Hospital Raul Sertã. As doações continuam podendo ser feitas e são mais que bem-vindas. Todas as recomendações da OMS por conta da pandemia foram reforçadas. Com o natural receio de ir próximo à unidades hospitalares, por conta da Covid-19, afastaram doadores. No entanto, a demanda segue, mesmo com cirurgias eletivas suspensas.

Palavreando

“Lacunas e vácuos também ocupam espaço e, deveras, irritam mais do que bilhetes malcriados, memórias ruins, dores, saudades e boletos bancários. Boletos bancários nem tanto, dependendo do número de zeros à direita”.

Foto da galeria
Os belos céus de nossos dias frios
Publicidade
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.