Entre os 15 piores

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Entre os 15 piores
Nova Friburgo está entre os 15 piores municípios do estado no enfrentamento à pandemia e é o 114º pior do Brasil. A conclusão é de um estudo inédito promovido pelo Instituto Votorantim, composto por 14 indicadores, distribuídos em seis pilares temáticos, que abrangem dados relacionados a população vulnerável, economia local, estrutura e organização do sistema de saúde, capacidade fiscal da administração pública e capacidade municipal de resposta à crise da Covid-19.

Índice de vulnerabilidade
Para cada indicador e pilar temático, foram atribuídos pesos de acordo com sua relevância no contexto da pandemia. O Índice de Vulnerabilidade Municipal varia de 0 a 100 pontos, indicando que quanto maior o valor do índice de um determinado município, mais vulnerável e suscetível ele está com relação aos impactos da Covid-19. Nova Friburgo bateu 60,85. O estudo indica ainda que acima de 56 pontos, o índice é considerado crítico.

Comparação
O estudo também compara o ano de 2020 com 2021. Nova Friburgo teve piora acentuada, especialmente no componente de organização do sistema de saúde. Saltou de 42,35 para 62,10. Lembrando que quanto maior a pontuação, mais vulnerável o município está.

Conformação de média maior
O instituto leva em consideração o número de óbitos pela Covid-19 pela média por mil habitantes. Nova Friburgo tem a média 4,25, acima da brasileira que é de 2,75. Número idêntico ao que a coluna tem usado para apontar a tragédia friburguense ao usar a média por 100 mil habitantes. Nesse caso, Nova Friburgo tem média de 425 ante 275 da brasileira. O município é o 11º em número de óbitos e o 12º pela média.

Entre os 120 piores de 5.570
Além de Nova Friburgo, segundo o estudo, estão entre os piores do estado no enfrentamento à pandemia como um todo, os municípios de Barra do Piraí, Araruama, São João de Meriti, Iguaba Grande, Belford Roxo, Cabo Frio, Magé, Barra Mansa, Guapimirim, Cambuci, Saquarema, Cachoeiras de Macacu, Nilópolis, Queimados e Mesquita. Como o estado do Rio é apontado como um dos epicentros da pandemia, todos esses estão entre os 120 piores do Brasil, com Nova Friburgo em 114º lugar. 

Macaé é o melhor
O melhor município fluminense no enfrentamento à Covid-19 é Macaé, com pontuação de 38,74. Na região Centro-Norte, os destaques mais positivos vão para Cantagalo (48,19) e Trajano de Moraes (48,77). O índice de vulnerabilidade é estipulado no cruzamento de dados disponíveis em diversas bases oficiais e considera o cenário mais recente anterior ao início da pandemia.

Instituto Votorantim
O objetivo, segundo o instituto é oferecer uma visão consistente para serem traçadas estratégias de ação de combate à Covid-19. No entanto, afirma que não é correto o estudo como único instrumento a ser utilizado para correções de rumos. A plataforma é bastante completa e com muitos dados esmiuçados para averiguação de 5.570 municípios. O Instituto Votorantim está com inscrições abertas para mentoria e assessoria gratuitas aos gestores municipais interessados e participa da viabilização da construção de uma fábrica de vacinas.

Parlamento Juvenil
Estão abertas até o dia 17 de outubro as inscrições para o Parlamento Juvenil da Alerj, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O projeto, voltado para estudantes da rede estadual de ensino, elegerá 97 parlamentares juvenis, um de cada município, sendo que a capital elege três e os três municípios com mais inscritos, elegem dois, cada.

Retomada
Serão contempladas mais de 1,2 mil escolas e mais de 600 mil alunos. Só em Nova Friburgo são 27 escolas aptas a participar. Após não ter tido edição em 2021, por conta da pandemia, a retomada prevê a realização da semana de culminância do projeto para a semana de 24 de abril de 2022. Podem se candidatar alunos da 1ª e 2ª série do ensino médio e todos os alunos da rede estadual participam como eleitores.

Leis de verdade
As inscrições, eleições e capacitação inicial serão todas, online, pelo site do Parlamento Juvenil. As demais etapas serão presenciais, com todos os protocolos sanitários, torcendo pelo avanço da vacinação e a possibilidade plena de que todas as atividades formativas e culturais possam ocorrer de maneira plena. Atualmente, cinco leis em vigor no estado são de co-autoria de parlamentares juvenis, incluindo uma de Nova Friburgo e outra de Sumidouro.

OPG
De novo o América pelo caminho. Provavelmente, o Friburguense nunca jogou tanto contra o América como nesse ano. Foram duas partidas pela seletiva da primeira divisão, uma pela segundona e duas pela Copa Rio. Agora, serão mais dois jogos pela Taça Otávio Pinto Guimarães (OPG), que apesar de ser Sub-20, pode contar com quatro atletas de 24 anos de idade, ou seja, quase um elenco de profissionais.

Botafogo
A OPG, como é conhecida a competição que já foi muito tradicional, será em mata-mata. Um sorteio definiu o chaveamento até a final. O primeiro será já no próximo dia 18, no Giulite Coutinho. A volta é em Nova Friburgo, no dia 22. Ambos, às 15h. O vencedor enfrenta o Botafogo. Os times da primeira divisão só entram na segunda fase. Cá entre nós: o Friburguense tem é muito azar nesses sorteios.

Rasta solidária
Por falar em Frizão, a torcida organizada Rasta Tricolor lançou uma campanha de arrecadação de brinquedos para distribuição no Dia das Crianças, 12 de outubro. Além de estarem percorrendo o comércio local, os integrantes contam com doações espontâneas para fazer a alegria da garotada do Alto de Olaria. Mais informações pelo telefone 22 9 8162-2409.       

Palavreando
“Ao me desvencilhar das formas que me impunham, abandonei os tabus e abracei a felicidade. Porque o movimento da vida impede que eu paralise, ainda que me possibilite o dom de observar.” Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

 

Foto da galeria
“O Bengalas sereno desliza, sob o olhar do Cruzeiro do Sul”
Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.