Defender a família

Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

quinta-feira, 02 de agosto de 2018

Pelos próximos meses, a jornalista Laiane Tavares assina a coluna no lugar do titular Wanderson Nogueira. A Justiça Eleitoral determina que candidatos nas Eleições 2018 não podem apresentar, participar ou dar nome a programas de rádio e TV. A regra não se aplica aos órgãos impressos. Mesmo assim, o colunista e A VOZ DA SERRA, em comum acordo, optaram pela alteração neste período. Wanderson Nogueira volta a assinar o Observatório em outubro, após o período eleitoral.

Hoje é dia

  • início da Semana da Cultura Nordestina

O dia

Em 2 de agosto de 1990, o Iraque invadiu o Kuwait. A ocupação foi o estopim para a Guerra do Golfo, liderada pelos Estados Unidos. Saddam Hussein justificou a invasão, denunciando que o Kuwait praticava uma política de ‘superextração’ de petróleo, para fazer o preço cair no mercado e prejudicar a economia iraquiana.

Observando

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Inflação na Argentina pode chegar aos 30%, afirma Macri
  • USP tem quatro suicídios em dois meses e cria escritório de saúde mental para alunos
  • Mudança climática aumenta risco de tempestades de fogo
  • Brasil tem 147,3 milhões de eleitores; aumento de 3,14% desde 2014
  • Ladrões roubam coroas históricas da família real da Suécia e fogem em lancha

Palavreando

“Sempre notei que as pessoas falsas são sóbrias, e a grande moderação à mesa geralmente anuncia costumes dissimulados e almas duplas”.
(Jean-Jacques Rousseau)

Defender a família

A defesa da família virou um truque de mestre para uma parcela da classe política. É a carta na manga dos ilusionistas. Funciona como um número de mágica. Você já viu algum acontecer na sua frente? Se já, deve ter percebido que durante toda a apresentação, os mágicos falam. E falam muito. Nos envolvem em um contexto que desvia nosso interesse. É cientificamente comprovado que o cérebro humano não consegue se focar em uma tarefa por muito tempo. Somos altamente suscetíveis as distrações. Por isso, mágicos e políticos ruins estão sempre tentando desviar nossa atenção do que realmente interessa.

E não me leve a mal, a defesa da família é importante, eu faria de tudo para proteger a minha. Mas para saber como proteger as pessoas que amamos, precisamos entender de verdade quais são os verdadeiros riscos. Afinal, o que é a família?

O dicionário vai definir o conceito como sendo um conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar. A organização mundial de saúde (OMS) diz que o conceito de família não pode ser limitado a laços de sangue, casamento, parceria sexual, ou adoção.

Identificando qualquer grupo cujas ligações sejam baseadas na confiança, suporte mútuo e um destino comum, como família - às vezes, para você, família são os amigos. Em mais de 40% dos lares brasileiros, as famílias são compostas por uma mãe e seus filhos. Independentemente de qualquer coisa, família são pessoas que amamos tanto que só de pensar que elas podem estar ameaçadas, sentimos medo.

E é com esse nosso amor pelas pessoas que importam em nossas vidas que alguns políticos praticam o que podemos chamar de terrorismo eleitoral. Nós só conhecemos algumas dessas figuras melhor, quando estampam as manchetes criminais. Um dia estão na TV, na nossa rua, na nossa igreja, no nosso Whatsapp dizendo-se defensor da família brasileira. No outro estão presos pela Lava Jato. Fazem parte de partidos corruptos, estão no poder há anos e sempre envolvidos com esquemas.

Mas durante uma eleição, sabem tencionar o ambiente e desviar nossa atenção. Dessa vez, devemos lembrá-los que só serão alçados ao posto de defensor da família quem defende as pessoas e seus direitos constitucionais. Defende minha família de verdade quem debate segurança pública com responsabilidade, quem luta contra os desmandos dos poderosos, e enfrenta o próprio poder público para garantir educação de qualidade, desenvolvimento econômico e qualidade de vida.

Defende minha família quem não vota para aumentar os nossos custos de vida, quem luta pela dignidade da saúde, quem protege os nossos empregos e na porta da minha casa, quando chega para se apresentar como opção, vende harmonia e não conflito. Não estamos mais interessados nessas picuinhas. Pela nossa família queremos paz, amor e respeito. Não queremos que o rancor invada nossos lares para depois nos tirar qualidade de vida. Então, desvende o truque. Se um mestre desses chegar na sua porta dizendo que defende a família e que um outro candidato não, pergunte o que ele fez pela sua nos últimos anos e desconfie sempre, porque talvez ele até esteja querendo defender a família, mas só a dele.

Reforço de viaturas

As forças de segurança do Rio de Janeiro deverão receber, até o fim deste ano, mais 1.350 viaturas, que serão compradas com verba federal, para reforçar o policiamento no estado. A expectativa é do porta-voz do Gabinete de Intervenção Federal (GIF), coronel Roberto Itamar. Segundo ele, 70 processos de compra de equipamentos já estão praticamente prontos internamente, só faltando disparar as licitações externas, o que deve ocorrer nos próximos meses.

Mudanças climáticas

Um estudo publicado na revista científica PLOS Medicine nos traz um alerta. Liderada pela Universidade Monash (Austrália) a pesquisa é a primeira a prever o número de mortes associadas às ondas de calor no mundo. Entre os 20 países analisados na pesquisa, o Brasil está em terceiro nas projeções de aumento das mortes ligadas a este fator. Os pesquisadores esperam que o estude auxilie lideranças dos mais diversos países na tomada de decisões para planejar estratégias de adaptações e mitigação para mudanças climáticas.

Foto da galeria
Um céu de nuvens ao redor dos Três Picos. Registro apaixonante de Patrick Franco na página oficial da campanha ‘O melhor Frio do Rio” no Instagram.
Publicidade
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.