A importância da família na formação do leitor

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

terça-feira, 20 de maio de 2025

A formação do leitor é de responsabilidade da família, da escola e do Estado. Começa desde a mais tenra idade através da escuta de histórias contadas e lidas, do manuseio dos livros e visualização das suas imagens e pelo prazer de brincar.

Na família, os pontos de partida da formação do leitor são o amor à criança e o gosto pela leitura. O ambiente familiar é construído através de elos afetivos e narrativas; cada família tem as suas, que passam, inclusive, de geração a geração. A criança nasce mergulhada em histórias que são contadas e recontadas, hábito com o qual vai se acostumando, assimilando, fazendo com que as recrie, quando experimenta uma gama de emoções ao imitar os familiares, seus modos de agir, papéis e funções. Através do encantamento e da fantasia com as histórias do universo da literatura infantil que lhes são contadas, a criança adentra o imaginário e convive com o universo lúdico, que possibilita que ela mesma crie narrativas através dos processos de identificação com os personagens da história. Assim sendo, o faz de conta é uma brincadeira simbólica fundamental.

A formação do leitor é um processo complexo que tem por objetivo último o domínio da leitura e a espontânea vontade de ler. A partir da convivência com familiares leitores, ela, certamente, vai receber estímulos para buscar o livro, abri-lo e absorver o texto. Do ser estimulada ao tornar-se leitor é um caminho desafiador. O primeiro deles é aprender a ler que envolve a decodificação de palavras, apreensão de sentidos e interpretação.

O familiar, ao ler para a criança, valoriza o contato com o livro.  Ao conversar a respeito do texto, compartilhar sua interpretação e cuidar do livro, enaltece as riquezas contidas em cada leitura.

As oportunidades variadas de leitura permitem que o leitor infantojuvenil defina seus gostos por assuntos. Nem todos os leitores são versáteis e, de um modo geral, possuem uma tendência particular. Há leitores que apreciam esportes e outros assuntos médicos, os que gostam de romances e poesias. Mas há também aqueles que preferem assuntos relacionados à sua formação profissional. São tendências que vão se construindo ao longo da vida e podem mudar de acordo com centros de interesse.  As histórias em quadrinhos, por exemplo, são oportunidades de leitura que não podem ser negligenciadas, até porque há textos clássicos adaptados aos quadrinhos. A linguagem empregada pelo texto deve estar adequada à faixa etária para manter o leitor se infantil ou se juvenil interessado na leitura, como também o assunto abordado e sua forma.

Enfim, criança, em processo de formação, precisa se sentir livre para escolher seus temas. Para tal as oportunidades de leitura são fundamentais. Vale a pena observar, no entanto, que a maioria da população infantojuvenil tem dificuldades para acessar o livro. O hábito de frequentar bibliotecas escolares e públicas, pegar livros para serem lidos em casa pode ser positivo. Não podemos negligenciar a leitura em livros virtuais, especialmente para os jovens, opção que vem crescendo e facilita o seu encontro com a literatura.

Os leitores infantis apreciam as ilustrações, imagens que recontam o texto e permitem a imaginação. Ler e imaginar favorece que o leitor sinta prazer em manusear o livro. Quando a criança gosta da atividade de ler — posto que é uma das atividades dentre outras várias que poderia realizar, como assistir a desenhos animados, jogar e brincar — ela vai encontrar momentos para ler. Ou seja, é uma atividade prazerosa e pode ser incentivada. E, caso seja, obrigatória, os professores e familiares devem mostrar o valor da leitura para a vida.  

Para finalizar, deixo uma frase do psicanalista e educador Rubem Alves: “O livro é um brinquedo feito de letras. Ler é brincar”.

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Tereza Cristina Malcher Campitelli

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Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

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