Assaí em Nova Friburgo

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Muita gente ainda se refere como ABC à loja do hipermercado Extra, na Avenida Alberto Braune. E já, já terá que se acostumar a novo nome. O processo de transição, inclusive, já foi iniciado e a filial de Nova Friburgo deve ser uma das primeiras das 71 lojas do Extra Hiper em todo o Brasil a mudar de marca. Sai Extra e entra Assaí. O formato de loja também muda. Deixa de ser mercado para virar atacado ou atacarejo.

 

Velho ABC

No início desse ano, inclusive noticiado pela coluna, uma grande rede de atacados chegou a procurar terreno no distrito de Conselheiro Paulino. Tratava-se da Assaí que agora, possivelmente, não seguirá nessa procura. Entrará no mercado friburguense em um espaço nostálgico para a cidade e que provavelmente seguirá sendo chamado pelos mais velhos de ABC.

 

Locais x gigantes

Nos últimos anos, Nova Friburgo assistiu a um boom no ramo de alimentos, com empresas locais que fizeram frente a representante de um dos gigantes do mercado. No ano passado, outro gigante chegou ao município, o Atacadão. Por óbvio, esse crescimento de marcas locais afeta o negócio dos gigantes. Fenômeno que não deixa de ser diferente, em menor ou maior escala, em outras cidades.

 

Negócio de bilhões

A decisão de acabar com a marca Extra afeta 103 unidades em todo o país. Pelo menos 71 delas passam do Grupo Pão de Açúcar (detentor do Extra) para o Assaí, sendo que 17 serão locadas e as demais diretamente vendidas para o novo grupo. Ou seja, todas receberão o nome do atacarejo. Quatro serão desativadas. Outras 28 passarão a se chamar Pão de Açúcar que seguirá, portanto, no controle, mas com o novo nome.

 

Transição iniciada

A transição e a sequência de mudança ainda não estão claras. Também não está revelado se a unidade friburguense foi vendida ou será locada. O importante é que não é uma das quatro que fechará. Mas em Nova Friburgo já começou uma operação de queima de estoque de produtos que não serão mais vendidos na loja, o que pressupõe que a unidade de Nova Friburgo faz parte da primeira leva, prevista para o fim deste ano. A conversão total das lojas acontecerá durante os próximos dois anos.

 

E os funcionários?

Os atuais funcionários terão prioridade na contratação da migração para a rede atacadista, com previsão ainda de ampliação nas vagas de trabalho. Uma loja Assaí, segundo consultores de mercado, pode gerar até o dobro de empregos do que um Extra Hiper. Acredita-se, portanto, que o movimento de conversão gerará novos postos de trabalho.

 

Curiosidades e nostalgia

O ABC nasceu em Petrópolis e logo se expandiu para a Região dos Lagos. É sigla para Abastecedora Brasileira de Cereais. A loja de Nova Friburgo foi inaugurada em 1973. Em 1998 foi incorporada pelo extinto Supermercados Sendas. Tornou-se propriedade do Grupo Pão de Açúcar em 2004 na operação de compra da rede Sendas. Foi ABC Barateiro, renomeada para CompreBem, e em 2010 substituída pela atual bandeira Extra. Existe ainda o ABC em Minas Gerais, com mais de 50 lojas.

 

  

15º melhor do país

O escritório do Sebrae de Nova Friburgo está entre os 15 melhores do Brasil. A avaliação, baseada em NPS (Net Promoter Score) é um indicador de desempenho com notas - 100 (a menor) a 100 (a maior). A unidade local obteve 89,9 pontos. O primeiro lugar ficou para a unidade de Nova Cruz-RN que obteve conceito 93,4.

 

RJ em destaque

O Estado do Rio emplacou ainda mais quatro agências entre as 15 melhores do país: Três Rios (2º lugar), Cabo Frio (6º), Rio de Janeiro (7º) e Campos (10º). Nova Friburgo ficou em 14º. O escritório local mudou de endereço em meio à pandemia, em setembro de 2020. Agora, funciona no Espaço Arp.  Além de Nova Friburgo, atende aos municípios de Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Carmo, Sumidouro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes e São Sebastião do Alto. 

 

Deputado estadual juvenil

Nova Friburgo têm três candidatos a deputado estadual juvenil. As inscrições para o programa da Alerj se encerraram no último fim de semana. Na disputa para representar o município estão os alunos Gabriela Lopes, do Colégio Estadual Galdino do Valle Filho; Felipe Gabriel Knupp, do Rei Alberto I e Monique Cler Paulo, do Jamil El-Jaick. Cada um dos 92 municípios do Estado tem pelo menos um representante. Nova Friburgo teve representante em todas as 12 edições já realizadas.

 

Disputa em 2º turno

O 1º turno do Parlamento Juvenil acontece nesta quinta, 28, e sexta-feira, 29, em todas as escolas que teve mais de um candidato. No caso de Nova Friburgo, por terem sido candidatos únicos em suas escolas, os três vão direto para o 2º turno. Nessa etapa, as eleições ocorrem em todas as 26 escolas estaduais do município, independente de terem tido os não candidatos.

 

Candidatos da região

Na região, haverá 1º turno em Cachoeiras de Macacu (Escola Sol Nascente); em Cantagalo (Maria Zulmira Torres) e em Carmo (Ciep 280 Vasco Fernandes da Silva Porto). Os eleitos dessas escolas disputarão a representação do município com os candidatos únicos de outras unidades escolares que estão automaticamente no 2º turno.

 

22 candidatos em uma só escola

Em todo o Estado, mais de 60 escolas terão eleições em 1º turno. A eleição mais concorrida está na capital. O Colégio Erick Walter Heine, de Santa Cruz, na Zona Oeste, tem 22 candidatos. Destaque ainda para o Ciep 179 Professor Claudio Gama, do município de São João de Meriti. Lá, são nove candidatos. Na pequena Porto Real, o Colégio República Italiana conta com seis candidatos na disputa pela vaga.

 

Todos votam

Podem votar todos os alunos da rede estadual que estejam no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Findada a apuração do 1º turno, os eleitos já poderão começar suas campanhas nos seus municípios para a eleição do 2º turno, prevista para 19 a 21 de novembro. Os eleitos ainda passarão por capacitações para confeccionarem seus projetos de lei e a previsão é que passem uma semana na Alerj entre os dias 24 a 30 de abril.

 

Palavreando

“Meus pensamentos são frutos da minha ancestralidade que, possuída ou não, me concedeu esses legados. Serei para o futuro o que o passado me entregou para ser presente”.

 

Legenda foto

Incrível a quantidade de documentos, fotos e vídeos preservados, inclusive de forma online, pelo CPDOC da Fundação Getúlio Vargas. O Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil começou em 1973 e trabalha também de forma cooperativa. O vasto acervo tem de ofícios políticos a narrativas do cotidiano de Nova Friburgo. A atual Praça Getúlio Vargas, uma foto rara do ex-prefeito Amâncio Azevedo no carro oficial e ainda a RJ-116 ainda como estrada de chão.  

 

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.