Ao mestre com carinho

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Ao mestre com carinho
O primeiro diretor do Instituto Politécnico de Nova Friburgo (IPRJ), atualmente vinculado à Uerj, professor Marco Antônio Raupp, faleceu aos 83 anos de idade. Seu falecimento causou comoção no meio acadêmico da Uerj local, especialmente aos profissionais que tiveram a oportunidade de trabalhar com ele na cidade.

Comoção local
Reconhecido como um dos mais brilhantes cientistas brasileiros de sua geração, Raupp foi ministro da ciência e tecnologia, presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), presidente da Agência Espacial Brasileira, entre outros importantes cargos em universidades e no meio científico. Ele enfrentava nos últimos anos um tumor cerebral e morreu de insuficiência respiratória aguda, em decorrência do avanço da doença. Ele era casado e deixou sete filhos.

Empresa júnior
Por falar no legado deixado por Raupp e da própria Uerj Friburgo, a Empresa Júnior do Instituto está ministrando treinamento para a gigante Ambev, inicialmente na unidade de Cachoeiras de Macacu. A Serra Júnior Engenharia está treinando a equipe da cervejaria em arduíno - sistema de automação. Arduíno é uma plataforma de desenvolvimento de projetos eletrônicos, tanto em hardware, como software.

Parceria gigante
Os alunos responsáveis pela apresentação do treinamento são Vinícius Fracasso, Sérgio Pedretti e Guilherme Morett. Assim que a vacinação estiver mais regularizada, a Serra Jr iniciará também a capacitação presencial nos laboratórios montados pela multinacional.

Maior sutiã do Brasil
A partir do incêndio da estátua de Borba Gato, em São Paulo, o canal de memes New Memeseum, que conta com mais de 110 mil seguidores, iniciou uma provocação com enquetes sobre os mais variados monumentos espalhados pelas cidades brasileiras. Nova Friburgo não ficou de fora. O maior sutiã do Brasil, instalado em Mury foi alvo da pergunta: preserva ou derruba?

Preserva ou derruba?
Até o fechamento desta edição a enquete contabilizava 63% dos votos pela preservação do sutiã gigante, contra 37% pela derrubada. O município concorrente no setor de moda-íntima, Juruaia-MG, também tem lá o seu sutiã que consideram como o maior do Brasil. Inusitadamente, a enquete aponta o mesmo resultado de Nova Friburgo: 63% pela preservação ante 37% pela derrubada. E você: derruba ou preserva?

Nova Friburgo ou Juruaia
Sem entrar na polêmica sobre qual é o maior sutiã do Brasil, se o de Nova Friburgo ou de Juruaia, foram elencados monumentos dos mais diversos. Tem de estátua personagens da TV, como da Velha Surda a Chaves gigante, de monumentos eróticos a animais em tamanhos diversos. Não faltam artistas (ainda vivos e falecidos) até orelhão de dez metros de altura.

Questionados
Se o que motivou a enquete foi a estátua de Borba Gato, reconhecido facínora na história, não poderia faltar a pergunta sobre o monumento paulista: 88% pela derrubada, ante 12% pela preservação. O fato é que não é de hoje que se questionam homenagens a personagens controversos da história.

Barão de Nova Friburgo
Um dos muitos homenageados não só por aqui, o Barão de Nova Friburgo é dos mais questionados por ter sido um escravocrata. Pouca gente sabe, mas o Palácio do Catete - antiga residência do presidente da República e local do suicídio de Getúlio Vargas - se chama oficialmente Palácio Barão de Nova Friburgo.   

Friburguense
Líder do seu grupo no 2º turno e no aguardo da realização das semifinais do 1º turno, após ter seus pontos conquistados em campo devolvidos, o Frizão enfrenta hoje, 28, às 15h, fora de casa, o Sampaio Corrêa. O adversário está fora da zona de classificação e virá afoito pela vitória. Mais tranquilo, o Friburguense só tem um ponto acima do Gonçalense, primeiro time fora da zona de classificação.

Secar adversários
Vencer lá pode deixar a classificação muito próxima, principalmente se os adversários não pontuarem. No 2º turno, os times enfrentam o outro grupo, mas seguem pontuando dentro da sua chave. Esse formato muda a dinâmica de disputa e vale toda torcida contra Artsul, Gonçalense, Cabofriense, Americano e Duque de Caxias.

Palavreando
“Não estamos sozinhos. Não somos solitários nas multidões. Há olhares que nos pescam. Há olhares que nos paralisam para que ajamos mais como emoções em trânsito do que racionais em estatísticas”.

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.