Triste, mas bonito

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Para pensar:

“A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda.”

Mário Quintana

Para refletir:

“Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias.”

Mário Vargas Llosa

Triste, mas bonito (1)

Vejam só que história.

Na última terça-feira, 15, uma comitiva de 30 suíços foi visitar fazendas coloniais nos arredores de Nova Friburgo, e acabaram por testemunhar um infarto que terminou em morte.

Quem conta é a querida colega Adriana Oliveira.

Triste, mas bonito (2)

Depois de uma passada pela propriedade de Martinho da Vila, filho mais ilustre de Duas Barras, a comitiva parou na centenária e menos conhecida fazenda Boa Vista, famosa pela produção de doces no tacho, como goiabada cascão e pessegada.

Lá, apertaram a mão de vários Wermelinger, entre outros descendentes de famílias colonizadoras.

Triste, mas bonito (3)

No Mirante de Duas Barras, pararam para um almoço, tendo como paisagem as magníficas montanhas que emolduram a região.

Depois do almoço, pausa para um animado forró.

Entre uma dança e outra, a nota triste: um dos mais entusiasmados dançarinos, Fábio Wermelinger, o Bibinho, sofreu um infarto durante a festa.

Triste, mas bonito (4)

Bibinho faria 90 este ano, e planejava uma festança dançante no seu aniversário.

Ele foi levado para o hospital mais próximo por populares, mas, no caminho, não resistiu.

"Morreu dançando, o que mais gostava de fazer", repetem os familiares.

Vencidos

Uma fiscalização do Conselho Municipal de Saúde revelou, no fim da semana passada, grande quantidade de medicamentos e material médico com a validade vencida, alguns desde 2016, armazenados na sala de expurgo da unidade de Estratégia de Saúde da Família em Amparo.

A equipe que detectou a situação também notificou a equipe da unidade e solicitou a listagem de cada medicamento armazenado no local.

Controle e dúvidas

Além disso, todo o material foi fotografado para assegurar que nada seja retirado de lá, e numa vistoria subsequente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal também detectou-se que alguns medicamentos foram recebidos em data muito próxima aos respectivos vencimentos.

As duas frentes de fiscalização apuram agora os motivos que levaram ao vencimento dos remédios, e por que alguns estão sendo recebidos tão próximos do vencimento.

Contraponto

Em nota, a prefeitura informou que os medicamentos encontrados em Amparo não foram oferecidos à população após o período de validade.

A nota afirma ainda que os medicamentos "sobraram por não terem sido usados dentro do prazo" e que "já fez a solicitação online de descarte".

A Secretaria de Saúde afirma estar aguardando que a EBMA faça o recolhimento do material para que sejam adotados os procedimentos recomendados.

Muchas Gracias

A Câmara Municipal de Nova Friburgo inaugurou ontem, 22, o monumento “Dois Séculos de Cidadania”, no primeiro andar da sede do Legislativo.

A obra, idealizada pelo Instituto Felga i Gracias, foi um presente do instituto para o Poder Legislativo.

Apagão

Viralizou rapidamente pela internet a postagem disparada pela Faol informando que “a greve dos caminhoneiros prejudicou o abastecimento de óleo diesel” e que o estoque da empresa só poderia durar até a noite passada.

A mesma mensagem acrescentava ainda que o fornecedor regular da empresa está com suas carretas bloqueadas, e que mesmo tentativas de compra no mercado paralelo estavam esbarrando em dificuldades para a entrega.

Dependência

Ao colunista a empresa disse ainda que o mesmo problema está afetando muitos outros municípios, e que preventivamente entrou em contato com a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) para que pudesse reduzir a quantidade de ônibus em circulação em horários de menor movimento.

Cá entre nós, é o tipo de situação caótica a que fica exposto um país que foi capaz de destruir a própria malha ferroviária.

Gritemos, pois até que alguém escute: o Brasil precisa recuperar seus trens e suas hidrovias!

Vale conferir

O diplomata Marcelo Calero, ex-ministro da Cultura que deu início à primeira grande crise do governo de Michel Temer ao denunciar Geddel Vieira Lima por ter pressionado o Iphan a fornecer um laudo na contramão das determinações técnicas em Salvador, cumpriu agenda em Nova Friburgo no último fim de semana.

A VOZ DA SERRA fez com ele uma entrevista exclusiva que será publicada nos próximos dias.

Vale a pena conferir.

Respeito e união

Na véspera da solenidade de Pentecostes foi marcada por um momento histórico de unidade entre as igrejas Católica e Luterana aqui em Nova Friburgo.

Na noite do último sábado, 19, um ato ecumênico na Igreja Luterana deu início à programação religiosa do bicentenário friburguense.

Na ocasião o bispo diocesano Dom Edney, o pastor sinodal Geraldo Graf e o pastor Gerson Acker realizaram um momento de oração pela cidade.

Também participaram da cerimônia autoridades civis, sacerdotes, religiosas, seminaristas, fiéis católicos e luteranos.

Pergunta

“Moro há pouco tempo em Nova Friburgo, e fico curioso com essa imagem no meio da montanha. Peço desculpas pela falta de nitidez, mas a foto foi feita de muito longe. Será que alguém pode me explicar o que é isso?”, perguntou um leitor que prefere não se identificar.

E então, quais dos amigos podem ajudar com informações?

Boa sorte a todos.

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.