Olha essa

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

quinta-feira, 07 de junho de 2018

Para pensar:

As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas.

Sun Tzu

Para refletir:

As oportunidades são como o nascer do sol: se você esperar demais, vai perdê-las.

William Arthur Ward

Olha essa

A Justiça determinou a reintegração de posse da Fábrica Ypu à diretoria e aos acionistas da empresa.

O imóvel está sob os cuidados da Associação de Funcionários da Fábrica Ypu, que desde 2003 administra o local.

A ordem deve ser cumprida nos próximos dias, e a associação informou que não vai recorrer.

Como fica?

A informação acima está confirmada, mas ela obviamente gera desdobramentos que ainda precisam ser apurados.

Afinal, o atual governo municipal também chegou a manifestar publicamente o desejo e a esperança de concretizar o arremate do imóvel da fábrica, cujo processo foi iniciado pelo ex-prefeito Rogério Cabral em 2014.

Clareando

A esse respeito, a coluna pode confirmar ainda a realização hoje, 7, de uma audiência que deve começar a clarear um pouco mais o horizonte.

Havendo novidades, a gente publica por aqui.

À venda

A VOZ DA SERRA informa nesta edição que a Fundação Getúlio Vargas manifestou interesse em vender o emblemático imóvel do Parque da Cascata, que nasceu para ser um hotel cassino e já abrigou o Instituto Politécnico do Rio de Janeiro, braço da Uerj em nossa cidade, e também o antigo Colégio Nova Friburgo.

O preço, em estimativa inicial, gira em torno de R$ 15 milhões.

Ponto sensível

A coluna por vezes torna-se repetitiva, mas não há muito que inventar aqui.

O imóvel em questão entra sem favor no rol dos aparelhos com pujança e potencial suficiente para mudar a autoestima de uma cidade.

Num país sério ele certamente seria aproveitado da melhor forma possível, a partir de debates com a população e com quadros técnicos de diversas áreas do conhecimento, entre as quais Educação, Esportes, Turismo, Arquitetura e Cultura.

Mobilização

O Massimo entende que tamanha estrutura, em local tão privilegiado e evocando tantas lembranças a parcela significativa de nossa população, merece certamente um grande esforço conjunto por parte de nossa sociedade, no sentido de assegurar que seja preservado o acesso e a possibilidade de usufruir do espaço, e suas possíveis utilizações.

Responsabilidade

É, em resumo, uma oportunidade que soa quase como uma responsabilidade.

É preciso recuperar a ousadia que marcou a gênese e os melhores momentos de nossa trajetória, hora de pensar grande e sem medo, para que assim comecemos a escrever juntos, e do jeito certo, a história deste recém-nascido terceiro século da epopeia friburguense.

A coluna, claro, está aberta a ajudar no que for possível a qualquer iniciativa norteada pelo interesse coletivo.

Carim (1)

O médico cirurgião e professor José Antônio Verbicário Carim está em Fortaleza-CE desde quarta-feira, 6, para participar do XIX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

No evento ele fará o lançamento de seu livro de estreia “Nunca quis ser os outros - histórias e memórias de um médico de alma inquieta e mente aberta”.

Aspas

De acordo com trecho do prefácio escrito pelo colega e amigo dos tempos de faculdade, Freitas Pinheiro: “Este livro não é uma obra caracteristicamente autobiográfica. É um livro de histórias e memórias, daquelas que ‘o coração há de guardar’, no próprio dizer do autor”.   

A noite de autógrafos em Nova Friburgo será promovida pela Associação Médica do município, no próximo dia 15, às 19h30, no Salão do Parque Aquático do Country Clube. Aguardem!

Referência nacional

O The New York Times, um dos principais jornais do mundo, publicou uma matéria no último dia 2 a respeito do processo de renovação na política brasileira.

E, para isso, recorreu mais uma vez à friburguense Ilona Szabó de Carvalho como uma de suas fontes.

Só o começo

Na matéria Ilona manifesta o entendimento de que as eleições de 2018 representam apenas o início deste processo, e não o seu fim.

Uma tese que a própria Ilona desenvolveu com profundidade muito maior em sua coluna na Folha de São Paulo, ao expor as estratégias dos caciques de nossa política para impedir a renovação dos quadros (exceto para seus filhos e/ou afilhados) e dificultar o acesso de novos personagens aos palcos de nossa administração pública.

Um texto de leitura quase que obrigatória, por sinal.

Sem demora

Na coluna de quarta-feira, 6, o Massimo registrou que o Festival Varilux de Cinema Francês em 2018 será realizado entre os dias 7 e 20 de junho.

Bom, a informação está correta em esfera nacional, mas não reflete a realidade friburguense.

Por aqui a mostra vai só até o próximo dia 13.

Portanto, interessados não devem perder tempo.

Trabalho de formiguinha

O incansável geólogo Pedro de Paulo segue em sua luta pessoal pelo descarte consciente do lixo, e a preservação de nosso meio ambiente.

Na tarde desta quarta-feira, 6, Pedro entrou em contato com o colunista para informar a descoberta de mais um acúmulo de lixo, desta vez na Chácara do Paraíso, estrada para o distrito de Amparo, logo depois do número 2010.

Na semana em que o mundo inteiro celebrou a ecologia, o Massimo tem a infelicidade de registrar que existe uma nascente a poucos metros deste local.

Segue

O geólogo acredita que o material – que mais uma vez inclui uma televisão de tubo de imagem – foi depositado durante o período de paralisação da coleta.

“Um caminhão que poderia remover isso é o que faz a coleta Amparo/Nova Suíça, que passa em frente ao local às segundas, quartas e sextas-feiras em torno das 7h30”, opina o geólogo.

A coluna agradece de antemão caso a EBMA possa executar o serviço, e pede à população que ajude a fiscalizar este tipo de situação.

Muito justo (1)

A coluna não costuma dar muito espaço à concessão de Moções Especiais de Louvor, mas abre exceção para registrar a justa homenagem prestada a alguns dos personagens que atuaram longe dos holofotes, dando importantíssima contribuição para a elaboração de nossa nova LOM.

Muito justo (2)

Na sessão de terça-feira, 5, a Câmara prestou homenagem aos assessores Rafael Coelho Bastos, Fernando Guedes Seixas e Luís Filipe Saturnino, e também à Comissão da OAB para reforma da Lei Orgânica, e a Sílvio Poeta, cidadão que participou de todas as audiências realizadas.

Em tempo

A mesma sessão contou ainda com a Indicação Legislativa proposta pelo vereador Alcir Fonseca, na qual solicita à prefeitura que promova a municipalização da estrutura da Ceasa de Conquista.

Contas de 2016

Já a sessão que será realizada hoje, 7, a partir das 18h, deve ter pauta exclusiva para análise e aprovação das contas do governo referentes ao exercício de 2016, último ano da gestão Rogério Cabral.

Até onde o colunista foi capaz de apurar, não deve haver surpresas.

A expectativa é de que as contas sejam aprovadas sem ressalvas.

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.