Blogs

A VOZ DA SERRA, que bom que você existe!

segunda-feira, 19 de junho de 2023
por Jornal A Voz da Serra

“Como achar o caminho da longevidade” – O tema do Caderno Z do último fim de semana se identifica com o sonho de todos nós. Vivemos a procura de uma receita milagrosa que possa esticar o nosso tempo de existência terrena. Contudo, o milagre não vem como um troféu que se conquista no final de um torneio, pois, ele é o próprio caminho que traçamos para percorrer. O estilo de vida de cada pessoa pode ser um indício de vida longa ou não.

“Como achar o caminho da longevidade” – O tema do Caderno Z do último fim de semana se identifica com o sonho de todos nós. Vivemos a procura de uma receita milagrosa que possa esticar o nosso tempo de existência terrena. Contudo, o milagre não vem como um troféu que se conquista no final de um torneio, pois, ele é o próprio caminho que traçamos para percorrer. O estilo de vida de cada pessoa pode ser um indício de vida longa ou não. Cuidar da saúde antes que chegue uma doença, prevenções rotineiras, praticar exercícios, hábitos saudáveis e boa alimentação são alguns dos requisitos para uma vida feliz e duradoura. A mente também tem papel importante, quando canalizamos nosso pensar em prol de coisas boas, atitudes construtivas e ações altruísticas, não só em nosso benefício, como, em especial, para o coletivo.

A modernidade trouxe os avanços das “drogas da inteligência”, os “nootrópicos” capazes de auxiliar no tratamento de condições cognitivas debilitantes, agindo até em pessoas saudáveis, na melhoria da performance cognitiva, a memória e a produtividade nos estudos ou trabalho. A dieta mediterrânea, à base de alimentos frescos e naturais, é um fator primordial para a sonhada longevidade. A respiração pelo nariz “aumenta a atividade cerebral e diminui a pressão arterial” e é indicada para acalmar as tensões, lembrando que “o ar que entra pelo nariz passa por aquecimento, filtração e umidificação, o que não acontece quando respiramos pela boca”.

Contudo, quem ainda tiver a chance de viver em “zonas azuis” poderá ter uma existência até centenária, tamanha a qualidade de vida desses locais. Embora sejam em outros países, no Brasil deve haver locais assim, onde a gente possa ter a sensação de paraíso. Wanderson Nogueira nos ajuda a sair do “Z”, fechando com a bagagem repleta de saberes: “O dia mais feliz hoje será superado pelo de amanhã, continuadamente, porque viver é busca que se encontra nas reticências de cada dia e hora até que seja ponto final. Desejo que esse ponto final demore muito para chegar e que seja de exclamações, posto que supor o que vem além é apenas interrogação.”.  

Junho do frio, de tremer até a estátua do Inverno, na charge de Silvério! Junho das festas juninas, do quentão e do chocolate quente, que antecede  julho, o mês das férias e A VOZ DA SERRA tem a receita para fazer com que sua receita com as viagens não ultrapasse 30% da renda familiar. Falando em família, votos de muitas felicidades para as aniversariantes em “Sociais”: Maria Fernanda celebrando 15 anos, junto aos pais José Antônio e Carla Pinto. E a querida Izabel Cristina, que atua na recepção de A VOZ DA SERRA. Parabéns, bonitas, muita saúde e realizações! O dia 18 de junho é ainda uma data muito festiva, pois, foi o dia da chegada da primeira imigração japonesa no Brasil, em 1908, no Porto de Santos-SP. Em Nova Friburgo, os japoneses revolucionaram o cultivo de flores e seu primeiro “legado” foi com o plantio do caqui.

E quando o frio vem forte, mais fortalecidas ainda ficam as ações solidárias. São igrejas, instituições comunitárias, a Prefeitura de Nova Friburgo e a SOS Vida Resgate empenhadas para dar assistência aos vulneráreis que vivem ao relento. Abrigo, alimentação, água, cobertores, cuidados e proteção são oferecidos a todos.

Em Nova Friburgo, guardando-se as devidas proporções, há locais de muito encantamento, onde a paz se derrama sobre nós. A Praça Getúlio Vargas, por exemplo, exala tranquilidade para o bem viver. O plantio de eucaliptos promovido pela Fundação D. João VI, no projeto “Um dia no jardim”, merece aplausos por preservar a tradição de nossa praça, sempre tão arborizada que, inclusive, é constantemente orquestrada pela cantoria dos pássaros. No entardecer dá gosto apreciar a passarada em seus gorjeios. Os pombos, não tão bem-vindos, passeiam, de boa, entre os transeuntes. A propósito, no Parque dos Três Picos foram flagrados, pelas armadilhas fotográficas, uma onça-parda e gatos do mato. Sinal de vida saudável para os animais na região. Viva a natureza!...

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Super bodas bem comemoradas!

segunda-feira, 19 de junho de 2023
por Jornal A Voz da Serra

No último domingo, 18, com lindíssima e concorrida recepção foi celebrada na casa de festas La Paradise, o admirado casal Sebastião Donato Thurler, 98 anos, e Maria Daudt Thurler, 93, celebraram 73 anos de feliz união conjugal.

Parabéns ao admirado casal, visto sozinho na foto e em companhia dos seus filhos, Gilberto, Reynaldo, Genivaldo, Sônia, Silvânia, Francisco, Célia e João Batista. A maioria dos netos, assim como diversos bisnetos também prestigiaram a marcante comemoração.

Dose certinha para Adinf

No último domingo, 18, com lindíssima e concorrida recepção foi celebrada na casa de festas La Paradise, o admirado casal Sebastião Donato Thurler, 98 anos, e Maria Daudt Thurler, 93, celebraram 73 anos de feliz união conjugal.

Parabéns ao admirado casal, visto sozinho na foto e em companhia dos seus filhos, Gilberto, Reynaldo, Genivaldo, Sônia, Silvânia, Francisco, Célia e João Batista. A maioria dos netos, assim como diversos bisnetos também prestigiaram a marcante comemoração.

Dose certinha para Adinf

Antes de passar, nesta semana, o bastão da presidência do Rotary Clube Suspiro para seu sucessor Thiago Schautz, Orlando Vieira de Souza fechou sua brilhante administração com chave de ouro, e com uma festiva assembleia na última quarta-feira, 14.

Além de promover a posse de nova integrante do Rotary Suspiro, sua afilhada, Letícia Vieira de Araújo, Orlando também  recebeu homenagens e fez agradecimentos especiais a diversas pessoas e empresários que colaboraram com o Rotary Suspiro na realização de recente festa junina em prol da Associação dos Diabéticos de Nova Friburgo (Adinf), no último dia 3.

No dia seguinte, o diretor financeiro Gilliard Rodrigues Coelho da gestão do presidente Orlando, formalizou o repasse financeiro, através de depósito bancário, de R$ 11.304,65 para a Adinf.

Vivas para a Cristilene!

Com satisfações e o carinho de muitos amigos e especial seus familiares queridos, os nossos parabéns também para a bela e amável Cristilene Nunes da Silva (foto) que no último domingo, 18, mudou de idade. Felicidades, saúde e paz!

Os que saem e os que entram!

Os cinco rotarys clubes de Nova Friburgo e o Rotaract, promovem especial festiva conjunta para empossar seus novos presidentes na próxima sexta-feira, 23, no salão social do Nova Friburgo Country Clube com jantar por adesão.

No Rotary Clube Nova Friburgo, sai Eduardo Vezzani para entrada de Rosângela Caterina Cassano. No Rotary Imperador, Isméria Ouverney dá lugar a José Eduardo Valentim. No Caledônia, Daniel Lage sai para Joel Wermellinger Araújo assumir. No Suspiro, Orlando Vieira Souza passa a presidência para Thiago Schaustz. Já no Rotary Olaria Eliana Polo entrega a presidência para Bruno Freitas de Souza e fechando, deixa a presidência do Rotaract Club Philipe Mayer de Mendonça para Camila Teles Simas Guimarães assumir.

Desde já, os nossos cumprimentos para os que até agora presidiram com competência os clubes de serviços e votos de pleno sucesso para os que assumem mandatos para o ano rotário 2023/2024.

Mão e contra-mão, com distâncias bem diferentes

Mais uma redução foi anunciada pelo Governo Federal para o preço dos combustíveis, como mostra reportagem nesta página. Mais uma vez, os motoristas observaram que a mão de ida, nem sempre é a mesma de volta, pois quando é anunciado um reajuste, o preço é trocado imediamente nas bombas independentemente do término ou não do estoque, mas quando o anúncio é de redução, aí, é preciso aguardar até o estoque do posto acabar.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Comunicar a identidade e a missão do cristão fiel leigo II

segunda-feira, 19 de junho de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Na mesma linha do ensinamento do Concílio Vaticano II e dos papas, colaboram para um aprofundamento da visão da missão inculturada e transformadora dos cristãos fieis leigos, os documentos do Conselho Episcopal Latino-americano e do Caribe (Celam), especialmente os textos das Conferências de Medellin, Puebla, Santo Domingo e Aparecida.

Na mesma linha do ensinamento do Concílio Vaticano II e dos papas, colaboram para um aprofundamento da visão da missão inculturada e transformadora dos cristãos fieis leigos, os documentos do Conselho Episcopal Latino-americano e do Caribe (Celam), especialmente os textos das Conferências de Medellin, Puebla, Santo Domingo e Aparecida. Também muito rica e iluminadora a série de documentos da CNBB, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, nas várias décadas após o Concílio Vaticano II, para a compreensão da conjuntura brasileira, o chão concreto, com todos os seus problemas e qualidades, onde o cristão leigo e leiga deve evangelizar para a libertação integral, a salvação, o resgate da dignidade "do homem todo e de todos os homens " como dizia São Paulo VI, afirmando que não há verdadeira evangelização que não seja promoção humana. E, neste sentido, enfatiza S. João Paulo II, na sua primeira encíclica, Redemptor Hominis : "O Homem é a via da Igreja".

Assim, para que possam responder à sua vocação, os fiéis leigos devem olhar para as atividades da vida cotidiana como uma ocasião de união com Deus e de cumprimento de sua vontade, e também como serviço aos demais homens, levando-os à comunhão com Deus em Cristo ( cf Apostolicam Actuositatem, 4).  São eles "verdadeiros sujeitos eclesiais" (Documento de Aparecida, 497a / Documento 105 da CNBB). Unidos e em comunhão com os ministros ordenados (bispos, presbíteros e diáconos), anunciam e testemunham Jesus, sendo homens e mulheres da Igreja no coração do mundo e mulheres e homens do mundo no coração da Igreja (cf Celam, Documento de Puebla, 786; Documento de Aparecida, 209). "Como consequência do batismo, os fiéis estão inseridos em Cristo e são chamados a viver o tríplice ministério sacerdotal, profético e real" (Celam, Documento de Santo Domingo, 94; cf Lumen Gentium 33.) "Em virtude do Batismo e da Confirmação, somos chamados a ser discípulos missionários de Jesus Cristo e entramos na comunhão trinitária da Igreja" (Celam, Documento de Aparecida, 153).

Concluindo, com a riqueza conciliar e do ensinamento dos pontífices e da comunhão dos Bispos, o cristão fiel leigo tem enfim uma definição positiva, advinda de sua incorporação a Cristo pelo batismo e identificação testemunhal pela Crisma, pela igualdade fundamental de sua dignidade de membro eclesial, no exercício do tríplice múnus de santificar, ensinar e pastorear, decorrente da participação a seu modo, do único Sacerdócio de Cristo, no Sacerdócio comum, distinto essencialmente do Sacerdócio ministerial ou hierárquico dos Ministros Ordenados, mas em plena comunhão e cooperação com ele na edificação do Corpo de Cristo, exercendo sua missão específica de salgar e iluminar as realidades do mundo, na vocação universal à santidade, no mandato universal de evangelizar, na espiritualidade da Palavra de Deus e da Eucaristia, "fonte e cume de toda a vida cristã" ( Lumen Gentium 11; Sacrosanctum Concilium 10).

"Vivem no mundo, isto é, no meio de todas e cada uma das atividades e profissões e nas circunstâncias da vida familiar e social, as quais como que tecem a sua existência. Aí os chama Deus a contribuírem, do interior, à maneira de fermento, para a santificação do mundo, através de sua própria função e guiados pelo espírito evangélico, e desta forma, manifestarem Cristo aos outros, principalmente com o testemunho da vida e o fulgor da sua fé, esperança e caridade" (Lumen Gentium 31).

"Modelo perfeito desta vida espiritual e apostólica é a bem-aventurada Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos. Enquanto levou na terra vida igual à de todos, cheia de cuidados familiares e de trabalhos, estava sempre intimamente associada ao Filho, cooperando de modo absolutamente singular na obra do Salvador." (Apostolicam Actuositatem 4). "Esta Virgem deu em sua vida o exemplo daquele maternal afeto do qual devem estar animados todos os que cooperam na missão apostólica da Igreja para a regeneração dos homens" (Lumen Gentium 65).

Padre Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça é assessor eclesiástico da Comunicação Institucional da Diocese de Nova Friburgo

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Literatura, música e religiosidade

segunda-feira, 19 de junho de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Há dias que começam com o espetáculo divino e outros que iniciam como todos, mesmo que acordemos com uma proposta do fazer diário diferente! 

Hoje, ao amanhecer, a Ave-Maria de Franz Schubert invadiu minha casa, meu dia. Minha vida. Senti-me enlevada, como se absorvesse a energia da música e da oração. Foi um sentimento oceânico que me trouxe paz, fazendo-me perceber a eternidade e a totalidade de vida. 

Há dias que começam com o espetáculo divino e outros que iniciam como todos, mesmo que acordemos com uma proposta do fazer diário diferente! 

Hoje, ao amanhecer, a Ave-Maria de Franz Schubert invadiu minha casa, meu dia. Minha vida. Senti-me enlevada, como se absorvesse a energia da música e da oração. Foi um sentimento oceânico que me trouxe paz, fazendo-me perceber a eternidade e a totalidade de vida. 

Quisera eu ter acordado todos os dias embevecida pela força da espiritualidade, presente na minha alma, mas oculta nas tarefas cotidianas. Se eu tivesse acordado sempre assim teria vivenciado meus dias com maior intensidade e coragem para desbastar as dificuldades, inclusive as que eu mesma criei, possivelmente por não ter aberto meu ser para Maria, a divindade feminina, intuitiva, sábia e sensível. A música de Schubert me faz emergir esse potencial que fica adormecido, porém com disposição para despertar e agir. 

Salve Maria! 

Nosso mestre poeta, Fernando Pessoa, na mais imensa e pura simplicidade, reescreveu a Ave-Maria, deixando transparecer em seus versos a grandeza da oração, enquanto força que alicerça a capacidade para vencer a inércia, dando-nos inteligência, disposição e movimento.

 

À minha mãe

Bendita sois vós, Maria,

Entre as mulheres da terra

E voss’alma só encerra

Doce imagem d’alegria.

 

Mais radiante do que a luz

E bendito, oh Santa Mãe

É o fruto que provém

Do vosso ventre, Jesus!

 

Ditosa Santa Maria,

Vós que sois a mãe de Deus

E que morais lá nos céus

Orai por nós cada dia.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Feliciano pede devassa na prefeitura

sábado, 17 de junho de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Edição de 16 e 17 de junho de 1973 

Pesquisado por Thiago Lima

Manchetes 

Edição de 16 e 17 de junho de 1973 

Pesquisado por Thiago Lima

Manchetes 

Feliciano Costa pede devassa na prefeitura ao Ministério da Justiça - Cópia do telegrama enviado pelo ex-prefeito Feliciano Costa: “Exmo. Sr. ministro da Justiça, dr. Alfredo Buzaid. Respeitosamente venho na presença de V. Exa,. solicitar máxima urgência no intermédio de autoridades federais para uma devassa na administração município de Nova Friburgo, referente a períodos imediatamente anteriores ao meu, ao meu propriamente e ao atual. Esclareço V. Exa. que a presente solicitação prende-se ao fato do atual prefeito, depois ter sido pedida intervenção no município pelo Procurador Geral do Estado, e usado o microfone da rádio local assacando inverdades caluniosas contra mim. Administrei o município por dois anos eleito pela Arena, procurando honrar imaculados exemplos do nosso presidente Médici, e confiança, amizade e a dignidade do governador do Estado do Rio de Janeiro, Raymundo Padilha. Respeitosas saudações, Feliciano Costa.”

Padilha à Kemp - Pode anunciar aos meus amigos arenistas friburguenses que em setembro próximo estarei em Friburgo, prestigiando-os na inauguração da Escola Canadá. 

Perfil de uma indústria - As ferragens Haga, pelo seu departamento automobilístico, é a pioneira exclusiva na fabricação de fechaduras para os carros da linha Volkswagen. Desde 1960 vem fornecendo fechaduras e maçanetas para a mais importante indústria automobilística do país, tornando-se a primeira empresa neste campo. Trabalhando com “know-how” próprio, contando com um quadro de técnicos de primeira linha, a Haga tem contribuído sobremaneira para o aperfeiçoamento da qualidade e da segurança das fechaduras dos autoveículos nacionais. O emblema Haga, estampado em seus produtos, principalmente em fechaduras e chaves, já transpuseram as fronteiras nacionais.

SEF faz festa pelo seu 52º aniversário - A Sociedade Esportiva Friburguense preparou extenso programa festivo em comemoração aos seus 52 anos de fundação. Um dos clubes mais tradicionais de Friburgo, a SEF que atualmente é presidida pelo sr. Eduardo Miller, vem se transformando há cerca de dois anos, graças a renovação de sua diretoria, composta em sua grande maioria por gente jovem. 

Nós, os imbecis - Nosso jornal, como todos os jornais de oposição em Friburgo, encontra-se agora em boa companhia. Estamos transcrevendo matéria inserida em editorial do Jornal do Brasil. O assunto é o ensino e as nossas faculdades. O Jornal do Brasil é considerado hoje o maior órgão de imprensa da América Latina.  

Câmara entrega títulos - O vereador Alencar Barroso, presidente da Câmara Municipal, marcou sessão solene do Legislativo onde haverá a entrega de títulos de Cidadão Friburguense a diversas personalidades. 

Pílulas

  • O governador Raymundo Padilha fez questão de confirmar aos seus amigos da Arena de Friburgo que estará presente à inauguração da Escola Canadá, dando assim o seu prestígio àquela obra, sem dúvida alguma, importantíssima para o sistema educacional do município.

 

  • Lamentavelmente parece ser verdadeira a notícia que o dr. Dante Magliano teria se afastado da direção do Serviço de Águas. De trânsito fácil e aberto em todas as áreas políticas, Dantinho, vinha se constituindo numa das melhores peças do “staff” administrativo do governo municipal. Na semana próxima daremos as verdadeiras razões que levaram-no a se afastar de suas funções.

 

  • A julgar pelo constante e crescente número de visitas e telefonemas que a professora Dilva Morais tem recebido, todos querendo prestar solidariedade e apoio à uma possível candidatura a deputação estadual, deduz-se que a diretora executiva da FEC está se tornando o mais forte polo de atração política da atual administração. 

E mais…

  • A VOZ DA SERRA homenageada em nome da imprensa num magnífico jantar oferecido pelo Lions Clube de Nova Friburgo…
  • Cartilha do Empregado Doméstico… 

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Sandra Maria Torres, Ary Madureira e Cláudio Parca (19); Perla Haiut (20); Anchises Werneck e Georg Henze (21); Katia Rocha, Homero Caputo, Yenohara Pinheiro, Werther de Almeida e Maria Carolina Braune (22); Sylvio Alberto Spinelli, Yone Chevrand, Maria Vitória Parca, Italo Sérgio Spinelli e Friedrick Wilhelmi Schullupp (23); João Carlos Côrtes, João Baptista Iaggi e Beatriz Fernandes Ferreira (24).

Foto da galeria
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

O dia mais feliz da sua vida

sábado, 17 de junho de 2023
por Jornal A Voz da Serra

E se esse for o dia mais feliz da sua vida? Se você viver assim, vai querer fazê-lo mais feliz ainda pelo simples saber. Talvez essa perspectiva seja melhor do que pensar que pode ser esse seu último dia, seu último instante. Seu único instante. 

A felicidade… Que dia feliz o de nascer. Apesar do susto de sair de bolsa tão confortável, ver a luz (ainda que apenas por silhuetas e sombras) é de uma beleza inigualável. 

E se esse for o dia mais feliz da sua vida? Se você viver assim, vai querer fazê-lo mais feliz ainda pelo simples saber. Talvez essa perspectiva seja melhor do que pensar que pode ser esse seu último dia, seu último instante. Seu único instante. 

A felicidade… Que dia feliz o de nascer. Apesar do susto de sair de bolsa tão confortável, ver a luz (ainda que apenas por silhuetas e sombras) é de uma beleza inigualável. 

E muito feliz o dia que bebê já não se guiava pelas vozes, especialmente a de mamãe. Ver o rosto dela, enxergar as cores. Que mundo colorido. Sem saber o que era felicidade, banguela o sorriso se plantou. Descobrir o sorriso é melhor do que o choro da reclamação. 

E não poderia supor que mais feliz ainda o dia de andar, só superado pela formação de palavras que fazem ser entendido. Compreensão, no entanto, só se aprende mais tarde, bem mais tarde e, igualmente, produz dias de muita felicidade. 

Achar que é independente pelo simples fato de ir ao banheiro sozinho faz criança achar que aquele era o dia mais feliz da vida. Mas aí vêm os dias de saber quão gostoso é refrigerante e quanto deixa energizado essa diversidade de delícias temperadas com açúcar. O açúcar. Não tão poderoso como o sol e a lua. E a lua é ainda mais poderosa quando vista no colo de primeiras, segundas, terceiras paixões. 

Que dia feliz, que momento feliz saber diferenciar tantos sentimentos que nos constroem e nos desconstroem. Aquela viagem a Recife, aquela viagem no simples observar uma abelha voar de uma flor para outra, aquele voo no olhar tão especial de quem vê em outros olhos um novo mar. Memórias que elevam até mesmo as saudades que recusam fantasias de nostalgia, pois se assumem como dias mais felizes da vida para a vida inteira. 

O palco tão cheio quanto a plateia, vibra o coração. As conquistas do clube de futebol escolhido ou as vitórias do time de pelada mesmo. Torcer é ser parte, se vincular e criar vínculos faz o destino se recusar a ser só. 

Na arte dos encontros, especialmente os mais inesperados, se fazem dias mais felizes que planejam outros tantos que vislumbram a mesma chance de ser como esse de ver pela primeira vez aquele rosto, sorriso, alma e olhar de quem se quer para o altar e tudo que vem depois dele, inclusive o cotidiano de pães dormidos virando torradas com manteiga. 

O dia mais feliz da vida se repete e se repete e querer chegar ao dia mais feliz que é envelhecer com quem se ama se faz continuadamente, dia a dia, de cabelos reluzentes aos brancos que virão. 

Descobrir que intimidade é raro e admiração é conquista contínua faz relações prazeirosas que dignificam os dias ao expoente de mais feliz da vida. Sem perfilá-los, sabedor que o tempo, essa marcação inventada  entre o nascer dos dias e a intrusão das noites, é cheio de canções. 

Às vezes, poetizam o silêncio, outras arrebatam em ansiedade os movimentos de ir sem ir, dançar como bailarino ou apenas bailar sem saber a coreografia. Porque inventamos formas de encarar as angústias e aprendemos muito com as músicas. Aprendemos até a amar, sofrer com convicção, se iludir, conscientemente, desapegar. 

Assim, rir dos enganos que sempre são ganhos e deixar ir, ainda que se queira muito que fique. Só fica o que pode ficar. Até raizes se soltam da terra profunda. 

E os alienígenas em contato com os humanos nos tranquilizarão de que escravos não nos farão. E revelarão que todos os que já se foram são estrelas das órbitas deles e que poderemos reencontrá-los como encontramos a luz das estrelas que já morreram nas galáxias mais distantes de nós. 

Querer é nobre e ser atendido é divino. Mas, feliz mesmo é conseguir o que se quer por si e pelas forças todas que convocam para atuar em favor do certo e certeza é o que se quer: bandeiras, paixões, amigos, paz e festa. 

E se esse for o dia mais feliz da sua vida. Se você viver assim, vai querer fazê-lo mais feliz ainda. Talvez essa perspectiva seja melhor do que pensar que pode ser esse seu último dia, seu último instante. Seu único instante. A sapiência do fim torna tudo mais urgente, não necessariamente mais feliz, ainda que cineasta da própria vida queira últimas cenas bonitas, finais felizes.

O dia mais feliz hoje será superado pelo de amanhã, continuadamente, porque viver é busca que se encontra nas reticências de cada dia e hora até que seja ponto final. Desejo que esse ponto final demore muito para chegar e que seja de exclamações, posto que supor o que vem além é apenas interrogação. 

 

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Fundos imobiliários

quinta-feira, 15 de junho de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Me abordaram outro dia sobre fundos imobiliários. Essa pergunta é recorrente. Afinal, sou um profissional do mercado financeiro e, como assessor de investimentos, busco encontrar a maneira mais didática de transmitir conhecimento aos clientes e leitores. Contudo, procurar mais informações sobre o que é um Fundo de Investimentos Imobiliários (FII) é resultado da forte cultura de investimentos da população brasileira. Quem nunca teve o objetivo de comprar ou construir uma casinha para receber aluguel?

Me abordaram outro dia sobre fundos imobiliários. Essa pergunta é recorrente. Afinal, sou um profissional do mercado financeiro e, como assessor de investimentos, busco encontrar a maneira mais didática de transmitir conhecimento aos clientes e leitores. Contudo, procurar mais informações sobre o que é um Fundo de Investimentos Imobiliários (FII) é resultado da forte cultura de investimentos da população brasileira. Quem nunca teve o objetivo de comprar ou construir uma casinha para receber aluguel?

Contudo, é claro, comprar, construir e alugar diretamente um imóvel não é a única alternativa para direcionar seu patrimônio. É através das ferramentas de mercado financeiro que novas possibilidades passaram a fazer parte do dia a dia do investidor e foram responsáveis pela democratização do acesso ao mercado imobiliário.

Portanto, para entender do que se trata, vamos analisar alguns pontos técnicos responsáveis por definir um FII.

Participantes (apenas alguns)

 - Cotista: você se torna cotista de um FII quando compra suas cotas que, por sua vez, são uma fração do valor patrimonial do fundo.

- Gestor: de acordo com a política de investimentos definida previamente pelo regulamento do fundo, o gestor é o profissional responsável por decidir quais investimentos vão receber as alocações financeiras do fundo.

- Empreendimentos: seja qual for o segmento do fundo (veremos suas distinções adiante), todo investimento realizado por um FII acabará em empreendimentos imobiliários reais. Ou seja, você – de fato – investe em imóveis muitas vezes de primeira linha ao se tornar um cotista destes fundos.

Segmentos

- Fundos de Tijolo: grandes galpões, shopping centers, agências bancárias, hotéis, edifícios comerciais e residenciais; FIIs deste segmento buscam investimentos em ativos reais, concretos, e seu objetivo principal aqui é gerar renda a partir do aluguel destes imóveis.

- Fundos de Papel: Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Letras de Crédito Imobiliário (LCI), entre outros, são exemplos de investimentos deste segmento. Cada um destes ativos mencionados são títulos de dívida negociados por bancos e financeiras, contudo, com lastro no mercado imobiliário. Um CRI, por exemplo, pode representar um título de dívida emitido por alguma construtora ou incorporadora para a construção de um parque industrial. De toda forma, este não é um segmento com investimento direto em ativos reais.

- Fundos Híbridos: aqui, a explicação vai ser breve. Junte as duas possibilidades acima num único FII e você tem um fundo híbrido de investimentos imobiliários.

Compreender seus investimentos é ponto indispensável para garantir segurança, assertividade e, principalmente, sinergia com sua filosofia de investimentos. Avaliar e identificar boas oportunidades, por outro lado, são habilidades mais complexas e demandam estudo aprofundado. Estou falando de Vacância, Liquidez, Valor Patrimonial, Cap Rate, Dividend Yeld, Portfólio e muitos outros indicadores que vão levar seus investimentos a patamares ainda mais profissionais.

 Mas hoje fico por aqui e na próxima semana voltamos a nos encontrar para mais conteúdos de Educação Financeira. Até lá!

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Maria, Maria

quinta-feira, 15 de junho de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Quanta inspiração teve Milton Nascimento ao compor a letra da música Maria, Maria. “Mas é preciso ter manha/ é preciso ter graça/ é preciso ter sonho sempre/ quem traz na pele essa marca/ possui a estranha mania/ de ter fé na vida.” Quanta verdade ela expressa. A mim, toca profundamente. Maria sou eu, é ela, são todas as mulheres. A vida requer manha, gana, graça, força sem tamanho. Requer coragem para sonhar, persistência para buscar, sabedoria para equilibrar.

Quanta inspiração teve Milton Nascimento ao compor a letra da música Maria, Maria. “Mas é preciso ter manha/ é preciso ter graça/ é preciso ter sonho sempre/ quem traz na pele essa marca/ possui a estranha mania/ de ter fé na vida.” Quanta verdade ela expressa. A mim, toca profundamente. Maria sou eu, é ela, são todas as mulheres. A vida requer manha, gana, graça, força sem tamanho. Requer coragem para sonhar, persistência para buscar, sabedoria para equilibrar.

Quantas mulheres vivem buscando conciliar as frentes. Um malabarismo constante. Sem fim. Muitos pratos a serem equilibrados ao mesmo tempo. E poucas mãos. A tarefa não é fácil. Ser mulher não é missão simples. Essa constatação não é e nem nunca será expressão de vitimismo. É realidade, nua e crua. Só quem é sabe.

Mulheres batalham há séculos em busca de uma igualdade que deveria existir desde sempre. Mulheres acumulam funções dificílimas de serem conciliadas. Mulheres buscam forças em fonte que parece ser inesgotável. Mulheres não têm tempo para adoecer, e se adoecerem, a vida segue do mesmo jeito. Mulheres abrem mão do seu para se doarem a um filho. Mulheres sofrem comparações diárias. São submetidas a competições insanas. São cobradas injustificadamente. E trabalham duro. Todo santo dia, do acordar ao dormir. E se possível fosse, mulher trabalharia dormindo. No lar, no altar, no bar, em qualquer lugar.

Mulheres travam batalhas inglórias para estarem em pé de igualdade no mercado de trabalho. São testadas de forma diferente. Precisam provar que seus reais atributos não são vistos a olhos nus. Aliás, não são deixadas em paz pelas propagandas de consumo. São instadas o tempo todo para serem belas, como se o cartão de visitas fosse sempre a aparência. Aparência magra, claro. “ Pois mulher que não é magra é mulher que não se cuida”.

Quanta demanda esquisita. Não vejo nexo em nada disso. Mas alienada que não sou, conheço bem a história. Sei de onde vem. Sei para onde querem nos levar. É preciso resistir. As conquistas das mulheres devem seguir linha reta e para cima. Avante. Sem retroceder .

Tem que ter fé na vida mesmo. Milton Nascimento está certo. É uma mistura de dor e alegria. Eu, que ando alegre, por vezes sinto dor. A dor da preocupação de quem não deseja andar para trás. O peso de quem almeja o respeito de todas as ordens. De quem conquistou às custas de muito esforço de muitas de nós e que não aceita abrir mão. A responsabilidade de quem enxerga com límpida clareza que tanta gente insiste em tapar nossos olhos. De quem resiste e continua andando. Para frente e para cima. Enfrentando com bravura e dignidade todo e qualquer objetivo pelo meio do caminho. Porque mulheres são fortes. Sim. É de nascença. Não há como negar.

Quantas Marias sendo caladas, violentadas, assassinadas. Quantas Marias sendo demasiadamente cobradas. Desmerecidas. Insultadas. Jogadas umas contra as outras. Quanta gente trabalhando firme, dia e noite, para enfraquecer as Marias. Para que se olhem com desdém. Para que se desmereçam. Para que se enfraqueçam. Que esqueçam seu real valor. E seu enorme poder. Para quem voltem à submissão de onde bravamente saíram. Para que se esqueçam quantas de nós deram as vidas pelo propósito de liberdade, independência, igualdade e dignidade.

Não podem cegar as Marias. Não todas. Não ao mesmo tempo. Porque mulher tem uma força de dentro capaz de superar a avalanche de preconceito. Porque a mulher é dona de si, escolhe seu caminho, conhece seus direitos. Mulher não é boba não. Mulher é força, gana, garra, graça e sonho. Sempre.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Idosos também podem sofrer alienação parental

quarta-feira, 14 de junho de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Você já ouviu falar do termo “Alienação Parental”? Se sim, é muito comum nos depararmos com a expressão quando estamos falando de crianças e de adolescentes que são manipulados por um dos pais para que se voltem contra o outro genitor - principalmente quando estes estão envolvidos em um dolorido processo de separação.

Você já ouviu falar do termo “Alienação Parental”? Se sim, é muito comum nos depararmos com a expressão quando estamos falando de crianças e de adolescentes que são manipulados por um dos pais para que se voltem contra o outro genitor - principalmente quando estes estão envolvidos em um dolorido processo de separação.

A prática contra crianças e adolescentes aproveita-se do fator ingenuidade, devido à falta de vivência que os impossibilita de enxergar além do que lhes é contato. Pelos motivos próprios, por ciúmes ou por raiva do outro genitor, o afastamento da criança de um dos pais é motivo de muito drama nas famílias e no judiciário brasileiro.

Por sinal, essa forma de violência psicológica é tão constante que existe previsão em lei para o seu combate. Contudo, e se eu te contar que essa prática comum também acontece contra muitos idosos e não existe lei específica para isso, você acreditaria em mim? Pois bem...

Mais comum do que imaginamos

Em geral, começa assim: um indivíduo que mora com este idoso, se aproveita de suas fragilidades físicas e psicológicas e começa a criar histórias inverídicas, a rememorar fatos desvirtuados, que nunca ocorreram, sempre com a intenção de desmerecer e de denegrir o outro.

Muitas vezes, essas histórias criam raízes, troncos e frutos na cabeça de pessoas que muitas vezes já não tem mais o discernimento sóbrio da realidade. E o próximo, é o afastamento do idoso do contato familiar, ficando impedido de receber visitas.

O idoso, muitas vezes frágil - fisicamente e psicologicamente - depende da ajuda daquele que cuida e mora com ele. Vivencia assim, o demérito daquela que é a sua família por fatos que lhe são contados, deixando com o passar dos anos de emitir juízo de valor sobre o que é verdade e o que é fantasia.

E do afastamento, não é incomum que este idoso passe a sofrer consequências físicas e psicológicas - já que não raramente seu quadro em saúde tem pioras significativas diante desta situação - passando a exteriorizar sintomas de novas doenças e comportamentos emocionais que antes não lhe tocavam.

As razões para as práticas estão muitas vezes relacionadas a valores financeiros, seja porque há uma herança a ser partilhada no caso de falecimento deste idoso, seja porque se sabe que este mesmo idoso recebe uma boa aposentadoria ou tem muitos bens. Raramente as alienações parentais em idosos tem um fundo simplesmente emocional.

No juridiquês essa prática perversa é chamada de “Alienação Parental Inversa”, podendo ser praticadas por filhos, netos, sobrinhos, ou qualquer membro da família, sempre com o objetivo final de afastar e isolar este idoso do seu convívio pessoal e familiar.

A prática é mais comum e mais triste do que imaginamos. Este tipo de alienação já chegou ao ponto de uma mãe passar em um corredor e nem mesmo cumprimentar a própria filha que ali se encontrava - esta mãe sempre acompanhada pelo filho alienador, fazendo como se não a conhecesse, passando naquele corredor.

Dia especial para esse tema

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho) foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, com o objetivo de chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las.

Da mesma forma que as crianças são incapazes de perceber o que permeia nas mentes dos alienadores, os idosos também se tornam alvos fáceis desse tipo de conduta de mentes insanas, tendo em vista que nem sempre conseguem compreender o verdadeiro interesse por trás do comportamento daqueles.

E infelizmente, nos últimos anos de vida, nos anos conhecidos como a “melhor idade” podem ter os efeitos da alienação perdurando sobre o idoso até o fim de sua vida ou de sua sanidade mental. O período pode ser longo ou curto, a depender de sua própria longevidade.

É direito de todo familiar conviver com este idoso, participar de suas atividades na medida das possibilidades de cada um. Sempre priorizando uma vida digna àquele que tem idade elevada e que dedicou muitos dos anos, aos cuidados e ao carinho para que tivéssemos a possibilidade de ser quem somos hoje.

Necessitamos, no Brasil, combater a alienação parental inversa. É um assunto que precisa ser mais abordado, seja pelos políticos, “influencers” ou pelas mídias de comunicação. Soa como um absurdo que ainda tenhamos que combater a Alienação Parental Inversa, por uma lei específica para proteger crianças e adolescentes.

Idosos são frequentemente ‘escanteados’ nas políticas públicas do Brasil e vítimas de crimes de violência psicológica no âmbito familiar. O ideal é sempre estar atento aos sinais e sempre que precisar, buscar amparo, recorrendo ao Ministério Público ou a assistência jurídica de confiança.

Ainda que as lideranças políticas – do Executivo e do Legislativo – pouco abordem as pautas de proteção ao idoso, preocupando-se mais com seus likes nas redes sociais, lembrem-se: a solução dos problemas de quem não pode esperar é para ontem! Dediquem-se aos idosos, porque só não fica velho quem morre cedo.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Antigo fórum

quarta-feira, 14 de junho de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Na vasta coleção de obras realizadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, em Nova Friburgo, está prestes a ser entregue a revitalização do icônico prédio que por décadas abrigou o Fórum Júlio Vieira Zamith, na Praça Getúlio Vargas. A recuperação total do telhado, que estava com sua estrutura bastante comprometida, já foi finalizada. 

100% Estado

Na vasta coleção de obras realizadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, em Nova Friburgo, está prestes a ser entregue a revitalização do icônico prédio que por décadas abrigou o Fórum Júlio Vieira Zamith, na Praça Getúlio Vargas. A recuperação total do telhado, que estava com sua estrutura bastante comprometida, já foi finalizada. 

100% Estado

Na parte interna, pisos reformados, mantendo os originais, e outras intervenções recuperaram áreas que estavam bastante desgastadas. Foram mais de 20 anos de abandono, como se pode comparar nas fotos de antes e depois. 

Oficina-Escola de Artes

Restam poucos detalhes para que o Governo do Estado entregue o prédio revitalizado à prefeitura, que deverá usá-lo para fins culturais, como abrigar atividades da Oficina-Escola de Artes. 

Inauguração em julho

O antigo fórum da Praça Getúlio Vargas foi beneficiado pelo programa de Revitalização do Estado. As obras orçadas em aproximadamente R$ 600 mil foram realizadas pela Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado) e vão completar quase um ano. A inauguração está prevista para o dia 20 de julho. 

Cultura na berlinda

Segundo dados do Ministério da Cultura que dão base para o Índice das Cidades Sustentáveis, Nova Friburgo é uma das piores do Brasil na relação habitantes e número de centros culturais, casas e espaços de cultura públicos ou privados. Apenas 2,63 para cada 100 mil habitantes, quando o ideal seria acima de 35,28. 

Coleção de problemas

O problema se agrava quando se percebe a descontinuidade dos pontos de cultura, o Centro de Artes fechado há mais de uma década sem perspectivas de ser reaberto e o teatro municipal fechado e passando por reformas após pressão da classe artística. Soma-se aí a ausência de um espaço para grandes eventos e a subutilização da Praça CEU, na Via Expressa. 

 

Golaço 

Marcando mais um gol fora dos campos, o jogador de futebol Lucas Siqueira, criado em Nova Friburgo e formado nas divisões de base do Friburguense, acaba de lançar o seu primeiro livro “Evolução financeira - 30 chaves para a sua evolução financeira”. A publicação tem o selo da Editora Chave Mestra. 

 

Atleta que investe 

Criador do @atletaqueinveste, o jogador que atualmente está no Ituano, que disputa a Série B do Brasileiro, ensina atletas a investir durante a carreira para usar melhor o dinheiro e realizar sonhos para além do futebol e assegurar renda após pendurarem as chuteiras. O livro pode ser adquirido em sites especializados. 

 

Friburguense 

O Friburguense segue sem vitórias e ainda sem ter marcado um gol sequer. Sem pré-temporada e com muitos problemas extra-campo, o elenco vem sendo blindado, ainda que a insegurança jurídica que eleva a crise financeira afete a todos.  

 

Confronto de opostos

A boa notícia foram as duas semanas entre um jogo e outro para tentar acertar o entrosamento. Lanterna da competição, o elenco comandado por Gerson Andreotti tem um desafio e tanto pela frente: o invicto e líder Olaria, em partida fora de casa, no próximo sábado, 17, às 15h, pela 6ª rodada. Além do Olaria, apenas o Maricá segue invicto. 

 

Falta de entrosamento 

Lembrando que diferente dos anos anteriores, nesta edição, os dois últimos colocados caem para a terceirona. O risco de queda é enorme. Inevitável é pensar que uma futura queda tem culpa direta da presidência social do clube. Vale a torcida para que, apesar de todas as trapalhadas, o Friburguense não vivencie o que seria o pior momento da sua história. 

 

Malandro também chora 

Um domingo marcado por muito batuque e emoção que é impossível não fazer o registro. O retorno de Evandro Malandro aos palcos de Nova Friburgo reuniu grandes nomes do samba friburguense, além do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira e a bateria da Grande Rio, na roda de samba “Que beleza”.

 

 

Estandarte de Ouro

O Malandro que brilhou em sua reestreia, também se emocionou ao reencontrar pessoas que fazem parte de sua trajetória profissional e de vida. O bom filho que não se afasta de sua terra e voltou como estandarte de ouro é considerado um dos mais brilhantes intérpretes do maior carnaval do mundo, o do Rio de Janeiro.

 

O xaxado vai invadir a verde e branco  

Preparem a zabumba, o triângulo e a sanfona. Está aberta a temporada de disputa para o samba enredo da Vilage no Samba, que vai mergulhar no mundo do xaxado. Os sambas serão apresentados no dia 9 de julho, na quadra da verde e branco, que promete um encontro com muita história e uma explosão de cores e emoções.

 

Premiação 

Os compositores já tiveram acesso à sinopse completa para fazerem suas obras. Também puderam tirar dúvidas com a comissão de carnaval e a diretoria. A expectativa é de que mais de cinco parcerias concorram, em uma disputa que promete ser acirrada. A agremiação ainda premiará os vencedores com R$ 5 mil. 

 

Palavreando

Rir dos enganos que sempre são ganhos e deixar ir, ainda que se queira muito que fique. Só fica o que pode ficar. Até raízes se soltam da terra profunda”.

Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

Foto da galeria
#OMELHORFRIODORIO Uma floresta no meio da cidade. A praça que passamos todos os dias, pode ser capturada de formas e olhares diferentes. Nesses dias de outono, o céu ajuda a caprichar a cena do cotidiano nosso de cada dia.
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.