A VOZ DA SERRA é uma trajetória de confiança e credibilidade!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 08 de março de 2022

Se viajar para fora do Brasil é bom, melhor ainda é viajar para dentro do nosso espaço geográfico, começando pela cidade onde habitamos. Há pessoas que já foram aos quatro cantos do mundo, mas não conhecem os arredores de Nova Friburgo. Com o Caderno Z do último fim de semana em mãos, a viagem pode começar em suas páginas e daí será fácil seguir roteiros rumo aos encantos da Região Serrana. O empresário João Carlos Leal, proprietário da Pousada Canteiros, está otimista quanto ao final do verão: "O calor atrai o carioca para as nossas cachoeiras, para o clima mais ameno, mais saudável. Essa atmosfera de cidade do interior é muito relaxante e as pessoas estão em busca de paz, sossego, segurança, tranquilidade, o que aqui em São Pedro da Serra tem de sobra...".

Em Lumiar não é diferente, com suas cachoeiras e espaços de lazer para toda a família. A procura é tanta que a recomendação é a de que as pessoas cheguem cedo. Há bons lugares ao sol, com opções de sombra também. Há propriedades particulares com excelente disposição de conforto como estacionamento, restaurante, banheiros, área para fazer piquenique e até camping e canoagem como disponibiliza a Toca da Onça. O Encontro dos Rios Macaé e Bonito, além da força das águas, há pequenas piscinas naturais irresistíveis ao banho.

O Poço Feio que, pelas belezas que possui não faz jus ao nome, é outro local aprazível, assim como a Cachoeira São José, a Indiana Jones e o Poço da Giannini. Qualquer destino nos leva a lugares fascinantes. Conforme ressaltou Edson Almeida (Biá): “O turismo tem que ser bom para as comunidades locais para ser ainda melhor para os turistas que chegam...”. É como uma casa arrumada para a visita!

A natureza se esmera na região “da serra verde imperial” e há o costume de se entender a beleza associada ao poder da “criação divina”. Entretanto, Wanderson Nogueira nos coloca para pensar em “O dia em que Deus se ausentou”. São inúmeros questionamentos para mais uma pergunta: “Onde está Deus?” E prossegue: “Mas, afinal, acreditando na existência de Deus – onde Ele estaria nesses dias em que crianças morreram por balas perdidas, em que a fome ceifou tantos em meio a fartura de poucos, em que furacões tomaram cidades inteiras?” São respostas que variam, mas “Ele está em nós, por nós, entre nós, somos nós na tarefa de desatar os nós...”. 

E vamos adiante que há muito assunto na pauta. Em “Há 50 anos”, um tema muito debatido até hoje. Meio século se passou e a solução ainda não foi achada, pois, em 1972, o debate era a recomendação do serviço social para que as pessoas não dessem mais esmolas aos “párias da sociedade”. O posicionamento de alguns era no sentido, então, de cobrar das autoridades assistência para os necessitados. Atualmente a situação persiste, com muita intensidade, embora o serviço social, em sua abrangência, tente amenizar as carências das pessoas em condição de vulnerabilidade.

“A eventual liberação do uso de máscaras está em discussão, provocando até uma enquete realizada por A VOZ DA SERRA. As opiniões são variadas, em maioria sugerindo a liberação geral. Sempre ouvi dizer – “time que está ganhando não se mexe”, pois se já temos índices de melhoria nas taxas de contaminação, seria prudente dar mais um tempo para a total confirmação de que a pandemia desistiu de nós. Adaptada ao seu uso, de minha parte, vou usando, cuidando da máscara como se fosse uma joia.

De máscara estilizada, num número 8 entre rosa e coração, o Cão Sentado, na charge de Silvério, se mostrou feliz pela celebração do Dia Internacional de Mulher neste 8 de março. Antecipando as homenagens, a Câmara Municipal concedeu ontem, 7, à noite. a Medalha Mulher Cidadã Heloneida Studart a lideranças, em sessão solene. A VOZ DA SERRA conversou com quatro mulheres, ícones do empresariado friburguense: Danielle Moreira, Fernanda Gripp, Márcia Carestiato e Tatiana Gonçalves. Amor, liderança e competência dão o toque feminino ao sucesso empresarial. Com respeito e reconhecimento, que todo dia seja um dia especial para festejar as mulheres de todo o mundo!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.