Blogs

Vai celebrar nova idade

segunda-feira, 18 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

No próximo sábado, 23, a linda e simpática jovem Maria Eduarda Amara dos Santos (foto), junto dos queridos pais Leonardo e Camila Vanessa Lima do Amaral dos Santos, assim como os avós corujas José e Marly Barrozo e demais familiares, estará comemorando com muitas alegrias e certamente, animações a mil, seu 17º aniversário.

Desde já, com cumprimentos aos pais e familiares, nossas congratulações com votos de muitas felicidades e tudo de bom para a querida Maria Eduarda, carinhosamente chamada por todos de Duda.

 

No próximo sábado, 23, a linda e simpática jovem Maria Eduarda Amara dos Santos (foto), junto dos queridos pais Leonardo e Camila Vanessa Lima do Amaral dos Santos, assim como os avós corujas José e Marly Barrozo e demais familiares, estará comemorando com muitas alegrias e certamente, animações a mil, seu 17º aniversário.

Desde já, com cumprimentos aos pais e familiares, nossas congratulações com votos de muitas felicidades e tudo de bom para a querida Maria Eduarda, carinhosamente chamada por todos de Duda.

 

Parabéns ao Dr. Rubens!

Ontem, 18, quem completou mais um aniversário em Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde encontra-se radicado há alguns anos, foi o admirado cirurgião-dentista, professor, antigo diretor da Fonf e escritor, dr. Rubens Barros de Azevedo.

Então, para o nosso estimado amigo de muitos anos e inúmeras atividades em comum, endereçamos nossos parabéns para ele, sempre ao lado de sua amada esposa, Malu.

 

Ruim de roda ou não?

O prefeito Johnny Maycon, depois de ter batido e até atropelado um cidadão recentemente, opa, isso no gigantesco equipamento de simulação de direção e trânsito do Sest-Senat Nova Friburgo, pode ter uma oportunidade agora de mostrar se é ou não bom de volante.

Isso, por que ele está convidado pela Associação Friburguense de Kart, para estar no próximo domingo, 24, no Kartódromo Internacional de Guapimirim, onde possivelmente poderá pilotar um kart de verdade.

 

Talento poético da terra

No último dia 14, participando ao lado de 30 poetas inscritos e mais seis deles como convidados, o admirado poeta friburguense Paulo Reis (foto), foi um dos destaques da 6ª Mostra de Poesia Contemporânea promovida pela Apperj - Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro.

Este evento, coordenado e apresentado pelo presidente da Apperj, Jorge Ventura, que é poeta, ator, jornalista e publicitário, teve lugar no Centro Cultural Almirante Villela, no Iate Clube do Rio de Janeiro e o nosso grande poeta Paulo Reis deu um show declamando seu bonito poema intitulado “Propósito”.

 

Madre Roselli: Festa da Primavera

No próximo domingo, 24, o dia reserva um programa muito especial sob todos os aspectos.

Isso, por que a Casa Madre Roselli, importante instituição que há 71 anos garante proteção social a meninas de escolas públicas no contraturno escolar, vai promover uma imperdível almoço beneficente das 12h às 16h em sua sede, na Rua General Osório, 226, onde os convites podem ser adquiridos de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h (no bazar e estacionamento) por R$ 15.  No cardápio, um delicioso estrogonofe de frango.

Haverá ainda, “Desfile das Estações” com participações das próprias meninas da Casa Madre Roselli, assim como terá apresentação de dança e escolha da Rainha da Primavera.

 

Vivas para o grande Aroldo!

Nesta quinta-feira, 22, quem estará recebendo abraços e manifestações de carinho por parte de seus familiares e incontáveis amigos, será o conceituado empresário do ramo farmacêutico e político, como vereador e vice-prefeito que marcou na história de nosso município, Aroldo Gonçalves Pereira.

Por esta alegre razão, antecipamos ao querido Aroldo nossos parabéns com votos de feliz aniversário e muitas felicidades.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Vida: direito inviolável

segunda-feira, 18 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

“Propus a vida e a morte; escolhe, pois, a vida” (Dt 30,19)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua Presidência, reafirma sua posição em favor da vida desde a concepção.

“Propus a vida e a morte; escolhe, pois, a vida” (Dt 30,19)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua Presidência, reafirma sua posição em favor da vida desde a concepção.

Diante do pedido de inclusão em pauta da ADPF 442 (2017), no Supremo Tribunal Federal (STF), que pleiteia a possibilidade de aborto legal até a 12ª semana de gestação, reafirmamos que “o aborto constitui a eliminação de uma vida humana, trata-se, pois, de uma ação intrinsecamente má e, portanto, não pode ser legitimada como um bem ou um direito” (Vida: Dom e Compromisso II: fé cristã e aborto, Edições CNBB, 2021, n.96).

Jamais um direito pode ser exigido às custas de outro ser humano, mesmo estando apenas em formação. O fundamento dos direitos humanos é que o ser humano nunca seja tomado como meio, mas sempre como fim. “Ninguém nunca poderá reivindicar o direito de escolher o que mais convém por meio de uma ação direta que elimine uma vida humana, pois nenhuma pessoa tem o direito de escolha sobre a vida dos outros” (Vida: Dom e Compromisso II, n. 97).

“A decisão deliberada de privar um ser humano inocente da sua vida é sempre má, do ponto de vista moral, e nunca pode ser lícita nem como fim, nem como meio para um fim bom” (Evangelium Vitae, n. 57).

Como já nos manifestamos em 2017, por meio da nota “Pela vida, contra o aborto”, reiteramos nossa posição em defesa da integralidade, inviolabilidade e dignidade da vida humana, desde a sua concepção até a morte natural. Entendemos que os pedidos da ADPF 442 foram conduzidos como pauta antidemocrática pois, atropelando o Congresso Nacional, exigem do Supremo Tribunal Federal (STF) uma função que não lhe cabe, que é legislar diante de uma suposta e inexistente omissão do Congresso Nacional, pois se até hoje o aborto não foi aprovado como querem os autores da ADPF não é por omissão do Parlamento, senão por absoluta ausência de interesse do Povo Brasileiro, de quem todo poder emana, conforme parágrafo único do artigo 1º da Constituição Federal.

De qualquer forma, jamais aceitaremos quaisquer iniciativas que pretendam apoiar e promover o aborto.

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, ajude-nos na missão de escolher a vida, como dom de Deus e compromisso de toda humanidade.

Brasília- DF, 13 de setembro de 2023

Dom Jaime Spengler

Arcebispo de Porto Alegre–RS e presidente da CNBB

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

MEIs

segunda-feira, 18 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

“Excelente a reflexão do advogado Lucas Barros sobre a criação dos MEIs (Microempreendedores individuais), sua finalidade inicial e a distorção sobre a utilização atual, que foi tema de sua coluna ‘Além das Montanhas’, publicada na edição deste jornal na última quinta-feira, 14. Sugiro ao colunista que seja feito este mesmo trabalho, desta vez sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e suas finalidades, desde a sua criação em 1966, sua utilização e as obrigações nos dias atuais.”

Paulo Salgueiro

 

“Excelente a reflexão do advogado Lucas Barros sobre a criação dos MEIs (Microempreendedores individuais), sua finalidade inicial e a distorção sobre a utilização atual, que foi tema de sua coluna ‘Além das Montanhas’, publicada na edição deste jornal na última quinta-feira, 14. Sugiro ao colunista que seja feito este mesmo trabalho, desta vez sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e suas finalidades, desde a sua criação em 1966, sua utilização e as obrigações nos dias atuais.”

Paulo Salgueiro

 

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Quando acabo de escrever... não é fim de papo!

segunda-feira, 18 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Hoje vou falar do que acontece comigo quando acabo de escrever. Cada vez que termino um texto, tenho uma sensação diferente, que vem sempre acompanhada de uma exclamação. Acabei! Todavia não é fim de papo, pelo contrário, é início de outro, pois já começo a pensar no próximo. Confesso que gostaria de ganhar flores, mas não tenho hábito de me presentear com buquês coloridos. É a gostosa sensação de dever cumprido e meu corpo parece se relaxar por inteiro. Flutuar. Talvez seja decorrente da satisfação de ter conseguido externar ideias que estavam guardadas, quiçá fazia tempo.

Hoje vou falar do que acontece comigo quando acabo de escrever. Cada vez que termino um texto, tenho uma sensação diferente, que vem sempre acompanhada de uma exclamação. Acabei! Todavia não é fim de papo, pelo contrário, é início de outro, pois já começo a pensar no próximo. Confesso que gostaria de ganhar flores, mas não tenho hábito de me presentear com buquês coloridos. É a gostosa sensação de dever cumprido e meu corpo parece se relaxar por inteiro. Flutuar. Talvez seja decorrente da satisfação de ter conseguido externar ideias que estavam guardadas, quiçá fazia tempo. Meu inconsciente se releva nas palavras, mesmo sem querer, e chegam a me causar espanto vez em quando. Aliás, escrever é uma eficiente terapia; todos meus nós e tropeços saem visíveis nas frases ou escondidos nas entrelinhas. Às vezes, sinto que alguma coisa a mais está presente, principalmente quando abro os canais de percepção extrassensorial que geralmente acontece quando penso, pesquiso e escrevo. Coisas que vêm do universo, do além, não sei de onde, que me fazem ter a impressão de que não estou só. São, ao mesmo tempo, acolhedoras e assustadoras.

Volta e meia, quando coloco o ponto final, me pergunto se sou um canal através do qual entidades se comunicam com meus leitores, posto que a escrita tem o poder de fazer com que cada texto seja uma fonte de ideias. É uma força que me faz deslizar sobre a tela do computador, já que nunca escrevo usando lápis e papel. É algo que me faz ir além da inércia que vem no ar que respiro e entra no sangue que corre nas minhas veias. É como uma vontade de fazer parte. Ao escrever percebo novos sentidos que oferecem um tom suave à minha vida e não me deixam desafinar.

Quando a literatura me enlaçou, eu me descobri aprendendo a fazer arte com palavras. Ufa, que delicado, longo e complexo caminho! Mas, aí, talvez para superar a preguiça essencial, provavelmente uma força maior e desconhecida venha me sustentar. Amparar para melhor dizer. Escrevendo, deixo de ser etérea.

Mas também é uma alegria dar um ponto final pela sensação de que meus propósitos foram cumpridos. Além do quê, fico feliz em saber que meu texto foi lido.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Morte de Guido Daflon começa a ser apurada

sábado, 16 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Edição de 15 e 16 de setembro de 1973 

Pesquisado por Thiago Lima

Manchetes 

Morte de Guido Daflon começa a ser apurada - Testemunhas já começaram a depor em Niterói; clima de sigilo, discrição e seriedade é a tônica imposta pela Secretaria de Segurança do Estado. Irmãos Azevedo ainda desaparecidos. 

Edição de 15 e 16 de setembro de 1973 

Pesquisado por Thiago Lima

Manchetes 

Morte de Guido Daflon começa a ser apurada - Testemunhas já começaram a depor em Niterói; clima de sigilo, discrição e seriedade é a tônica imposta pela Secretaria de Segurança do Estado. Irmãos Azevedo ainda desaparecidos. 

Santa Casa inaugura em outubro - Marcada para este mês de setembro a inauguração do 3º andar do novo Hospital Santo Antônio, em virtude de convênio assinado para assistência a acidentados da Friburgo Auto Ônibus. A referida inauguração foi transferida para o dia 23 de outubro, em face da paralisação das obras, em função do convênio assinado com a empresa de transportes. 

“Cérebros & Complôs” - Se pudéssemos transmitir um conselho honesto ao sr. Prefeito Amâncio Azevedo seria no sentido de que falasse o mínimo possível, senão que silenciasse totalmente em face dos acontecimentos policiais ou políticos ocorridos em Friburgo. 

INPS revela dados médicos e hospitalares - Após pesquisas e informações em todo o país, o INPS, em trabalho elaborado pela sua Secretaria de Seguros Sociais, efetuou completo levantamento da rede médico-hospitalar do Brasil. Pelo interessante levantamento que nos chegou às mãos, ficamos sabendo que no Brasil existem, em atividade 49.738 médicos e 3.796 hospitais. Dos 49.738 médicos do país, 2.826 exercem sua atividade no Estado do Rio e dos 3.796 hospitais do Brasil, 226 se encontram em funcionamento em nosso Estado.

Povo quer banco - A nossa estação urbana foi planejada e concluída apenas com o pensamento nos veículos (ônibus) que chegam, param, despejam passageiros naquele ponto terminal, relotam-se de novos passageiros e partem em direção às localidades a que tem que servir. Não se pensou no usuário, ou passageiro, naquele, por quem, afinal de contas, se constroem rodoviárias.  

Alemães preparam festejos - Festividades de caráter cultural, social, econômico e desportivo serão levadas a efeito para comemorar o sesquicentenário da colonização alemã do Brasil. O ano de 1974 assinala a passagem dos 150 anos de colonização alemã no país, acontecimento que teve marcante influência na formação cultural, econômica e étnica do Brasil. 

A Vila quer água - Por diversas vezes e, procurados por moradores, temos solicitado a intervenção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto no sentido de solucionar o problema da água no populoso recanto da Vila Guarany. Apesar de nossas solicitações anteriores, a Vila Guarany continua sem água. 

Pílulas 

Que governo é esse, que recebe do povo, numa eleição limpa e ocorrida num clima de respeito e cordialidade, uma votação consagradora, e meses após se vê envolvida numa série de acontecimentos lastimáveis e desabonadores, e culpa um “complô”?

Que “complô”, meu Deus é esse tão importante e tão forte, que não foi usado para a vitória de seu candidato?  

Sociais 

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Francisco Moraes Hollanda, Rubem Leal Pinto, Antonio Wilson Lugon e Angela Spinelli (17); Alael Coelho da Silva e Edelvira Flores Guinle (18); João Baptista da Silva, Maria Nilda Kemp Miller e Orquídea Ilse Rocha (19); Paulo Sérgio Cúrio (20); Joel Namen, Laerte Silva, Mario Silva Miranda, Noemia Bizzotto, Regina Helena Faria e Lucio Donald Carvalho (21); José Nunes Figueredo (22).

Foto da galeria
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Fernanda

sábado, 16 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Se você já gostou de uma Fernanda, você tem que ler essa crônica. Se você nunca gostou de uma Fernanda, também. Porque esse texto não é sobre Fernanda, Amanda, Ricardo ou Guilherme. É sobre gostar de si mesmo e de alguém para além de si mesmo. Alguéns, tanto quanto o  plural permitir. 

Se você já gostou de uma Fernanda, você tem que ler essa crônica. Se você nunca gostou de uma Fernanda, também. Porque esse texto não é sobre Fernanda, Amanda, Ricardo ou Guilherme. É sobre gostar de si mesmo e de alguém para além de si mesmo. Alguéns, tanto quanto o  plural permitir. 

Amar a si é libertador para amar tantos quantos mais à volta. Que se achegam, que convidamos ou que simplesmente esbarramos e fazemos do esbarrão encontro para a vida. E nos deparamos com situações, que como esbarrão, fazem com que nos encontremos. De repente, descobrimos-nos encantados da gente mesmo.     

Nessas horas é que lembro da companhia da bailarina da caixinha de música. Dançando… Rodopiando naquele chão barato de espelho duvidoso, sob trilha que não sei o compositor. Seria Chopin, Wagner, Bach ou Schubert? Ela, presa ali, àquela pequena caixinha de música. Eu, preso àquela magnitude, sem poder chamá-la aos meus braços. Foi quando aprendi a dançar sozinho e ao dançar sozinho, a libertei, nos libertamos.      

Na memória, os versos daquela virtude, cujo pecado sei saborear. Ora, como identificar sombras sem luz? A bailarina, não mais, presa à caixinha de música. Deu vontade de fazer-lhe carinho, quando seu rosto, sob a luz vermelha, reluzia. De repente, vi que no espelho refletia meu próprio rosto sob a luz azul. Eu não sei de cores. Mas era minha alma sorrindo. E tal sorriso me dizia: seja feliz. Sim! Nada além disso. Apenas, seja feliz.

A vida nem sempre tem que ser carnaval, pois até carnaval tem suas quartas-feiras de cinzas. Seu sorriso é branco? Não sei a cor do batom da vida. A vida são contradições aleatórias — disse-me. E no carrossel da antinomia, de repente, se faz valer a norma de não haver norma, nem só uma ou duas opções. Não há essa de preto no branco. 

Minha Escola de Samba é Azul e Branco, meu time é Azul, Vermelho e Branco, mesmas cores do meu partido. Mas minha pele tem arco-íris tatuado e dele faço todas as cores, ao ponto de não me importar nomear as cores, os sentimentos, os bocejos ou taquicardias. Vivo conexões comigo mesmo, com as pessoas que meu imã atrai e me deixo atraído por tudo que me eleva, seduz e me conduz.

A bailarina passeia por aí. Se perdida, achada. Se achada, memória. Eu, não mais preso às caixinhas. Nas gavetas, apenas cuecas, meias, penduricalhos. Os anéis que tenho, carrego nos dedos. Meus pensamentos vibram, mesmo quando tristes. 

Sou, somos tempestade e bonança. Vento bom que nem sempre tem a pretensão de secar as roupas do varal ou a intenção de espalhar o feno duramente  recolhido. A única oportunidade que tenho e temos é viver. O que fazemos das possibilidades é o que nos torna tão criativos.   

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Independência, um ato de coragem

quinta-feira, 14 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Aqui vem um texto que poderia muito bem ser encaixado na coluna da última semana. Afinal, o dia 7 de setembro é marcado pela Independência do Brasil e seria um ótimo gancho para o tema. Contudo, como o assunto aqui é finanças, nada melhor que trazer um objetivo que muitas pessoas almejam em suas vidas: a independência financeira.

Aqui vem um texto que poderia muito bem ser encaixado na coluna da última semana. Afinal, o dia 7 de setembro é marcado pela Independência do Brasil e seria um ótimo gancho para o tema. Contudo, como o assunto aqui é finanças, nada melhor que trazer um objetivo que muitas pessoas almejam em suas vidas: a independência financeira.

Ela representa a capacidade de sustentar seu estilo de vida desejado sem depender inteiramente de uma fonte de renda única, como um emprego. A busca pela independência financeira é impulsionada por um desejo de liberdade, segurança e a capacidade de realizar seus sonhos. Hoje exploraremos o conceito e as formas de você trabalhar para alcançá-la.

A independência financeira é alcançada quando seus ativos, investimentos e negócios geram renda suficiente para cobrir todas as suas despesas e ainda proporcionar um excedente para atender a objetivos de longo prazo. Isso significa que você não está mais vinculado a um trabalho específico para manter seu padrão de vida. Ter independência financeira não significa necessariamente parar de trabalhar, mas sim ter a liberdade de escolher o que fazer com seu tempo e recursos. Mas a pergunta que fica é como alcançar um sonho tão grande. Bom, não é nada fácil e a jornada é longa.

Estabeleça metas financeiras claras: o primeiro passo é se conhecer. Estabeleça quanto dinheiro você precisa para cobrir suas despesas e quais objetivos de longo prazo deseja alcançar, como aposentadoria antecipada, viajar ou investir em educação.

Crie um orçamento sólido: um orçamento bem elaborado é fundamental. Registre todas as suas fontes de renda e despesas para entender para onde seu dinheiro está indo. Isso ajudará a identificar áreas em que você pode economizar e aumentar sua capacidade de investir.

Economize e invista regularmente: comece a economizar uma porção significativa de sua renda e invista essas economias em veículos de investimento adequados aos seus objetivos e perfil de investidor. O poder do tempo e dos juros compostos, à propósito, é fundamental para o crescimento de seu patrimônio líquido. Portanto, quanto antes começar, melhor!

Diversificação de investimentos: evite colocar todos os seus ovos na mesma cesta. Diversificar seus investimentos ajuda a reduzir o risco e aumentar o potencial de retorno.

Aumente sua renda: além de economizar e investir, considere maneiras de aumentar sua renda, como buscar promoções, desenvolver habilidades adicionais ou explorar oportunidades de renda extra. Dê bastante atenção a este ponto, pois é de grande relevância.

Mantenha o planejamento: à medida que seus ativos crescem, mantenha o controle financeiro e evite gastar de maneira imprudente. Evite dívidas desnecessárias e continue a viver dentro de suas possibilidades.

Apesar de um sonho difícil – e talvez muito distante de sua realidade atual – independência financeira não é um objetivo inatingível. Com planejamento, disciplina e investimento consistente ao longo do tempo, você pode alcançar a liberdade financeira e ter a capacidade de viver a vida de acordo com seus próprios termos. O caminho pode ser desafiador, mas – assim como em nosso país – de benefícios inestimáveis.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Corda puída

quinta-feira, 14 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Você consegue sentir quando a corda está prestes a ruir?  Sabe aquela situação em que você percebe claramente que o ciclo está em vias de se encerrar? Pois é. A gente sente. Isso vale para todo tipo de relação. Acho que não é premonição. Talvez, intuição. Pode ser.  Mas também pode ser sinal sobre o limite que tudo tem, a proximidade com o cume da montanha. Chega um momento em que não dá mais pra subir, sabe? Aí, é escolher ficar por lá ou pegar o rumo da descida, desbravar o caminho de volta ou mesmo mirar num próximo destino.

Você consegue sentir quando a corda está prestes a ruir?  Sabe aquela situação em que você percebe claramente que o ciclo está em vias de se encerrar? Pois é. A gente sente. Isso vale para todo tipo de relação. Acho que não é premonição. Talvez, intuição. Pode ser.  Mas também pode ser sinal sobre o limite que tudo tem, a proximidade com o cume da montanha. Chega um momento em que não dá mais pra subir, sabe? Aí, é escolher ficar por lá ou pegar o rumo da descida, desbravar o caminho de volta ou mesmo mirar num próximo destino.

Uma coisa é latente, ter um bom motivo para subir ou descer, escolher ir ou ficar, acaba fazendo a diferença. Usando a metáfora da montanha, quando a gente está lá em baixo e vislumbra o topo, por qual razão tomaríamos a decisão de subir? O que nos moveria até lá, fazendo o esforço que precisa ser feito?

A motivação é mesmo um ingrediente especial da vida e ela vem de diversas formas, como combustível para realização de diversos objetivos, dos mais simples e rotineiros, aos grandes sonhos. É verdade também que motivação não cresce em árvores, não se vende, não é produzida em larga escapa e nem se retroalimenta. Esse é o problema. E o que isso tem a ver com a pergunta inicial sobre a corda puída? Tudo.

Muitas vezes, pouco antes de percebemos que aquele elo está ruindo, prestes a arrebentar, nos damos conta de que os sinais já estavam claros antes, manifestados pela falta de motivação justamente em dar prosseguimento. Essa lógica vale para relações de trabalho, afetivas, de parcerias e todas as outras mais.

A sensação de estarmos motivados para algo, se junta ao plano de vários sentimentos bons, como a esperança em realizar, fazerem as coisas darem certo e até mesmo buscarmos produtividade. Transforma, faz os olhos brilharem, resgata sonhos, motiva. E então, por que não refletirmos quando esse sentimento foi perdido, se é que o foi. No íntimo de cada um, não é difícil perceber quando o desânimo, a frustração, a acomodação e o pessimismo tomaram o espaço ao desejo de que algo se torne realidade. Dá pra saber quando a hora, na verdade, já passou.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Rua Carlos Alberto Braune

quinta-feira, 14 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
Foto de capa

“Obrigado A VOZ DA SERRA! Após a publicação na edição de quarta-feira, 13, da reportagem mostrando que a Rua Carlos Alberto Braune, recém-recuperada após as obras de drenagem do centro da cidade, já apresentava diversas avarias, as autoridades se movimentaram e já providenciaram alguns consertos. A via, que é o principal acesso ao bairro Braunes, estava com vários trechos afundando, paralelepípedos soltos e até vergalhões expostos junto a bueiros, o que é uma armadilha para motoristas que podem ter os pneus de seus carros rasgados e pedestres acidentarem ao atravessar.

“Obrigado A VOZ DA SERRA! Após a publicação na edição de quarta-feira, 13, da reportagem mostrando que a Rua Carlos Alberto Braune, recém-recuperada após as obras de drenagem do centro da cidade, já apresentava diversas avarias, as autoridades se movimentaram e já providenciaram alguns consertos. A via, que é o principal acesso ao bairro Braunes, estava com vários trechos afundando, paralelepípedos soltos e até vergalhões expostos junto a bueiros, o que é uma armadilha para motoristas que podem ter os pneus de seus carros rasgados e pedestres acidentarem ao atravessar. Infelizmente em nosso país, o que deve ser feito, só é providenciado após determinação judicial ou denúncia da imprensa.”       

Antônio Carlos Ferreira 

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Nova Friburgo na Escala Brasil Transparente

quarta-feira, 13 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Nova Friburgo é uma das gestões públicas menos transparentes do Brasil. Os dados são da CGU (Controladoria Geral da União), através da ferramenta Escala Brasil Transparente. A nota de Nova Friburgo é de apenas 4,28 pontos, onde zero é a menor e dez a maior. O município está bem abaixo da média nacional que é de 6,86. 

 

Abaixo da média

Nova Friburgo é uma das gestões públicas menos transparentes do Brasil. Os dados são da CGU (Controladoria Geral da União), através da ferramenta Escala Brasil Transparente. A nota de Nova Friburgo é de apenas 4,28 pontos, onde zero é a menor e dez a maior. O município está bem abaixo da média nacional que é de 6,86. 

 

Abaixo da média

A gestão municipal de Nova Friburgo também está abaixo da média dos municípios fluminenses, que é bem próxima à média nacional: 6,72. No Estado do Rio de Janeiro, Nova Friburgo só tem maior transparência que Itaboraí (3,08), Belford Roxo (3,45) e São Gonçalo (3,55). Fechando o ranking dos cinco piores está Rio Bonito com nota 4,41. 

 

Municípios nota 10

Os melhores do Estado do Rio são: Niterói, São Pedro da Aldeia e Mesquita. Esses três municípios atingiram a pontuação máxima na escala: 10. A gestão do Estado do Rio de Janeiro tem nota 7,8. A CGU promove a avaliação da transparência pública a fim de motivar não só a transparência obrigatória, mas também a transparência ativa como publicação de informações sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas e outras. 

 

Por que transparência é importante?

A Controladoria-Geral da União (CGU) também lançou inúmeras orientações aos gestores, argumentando que acredita que a transparência é o melhor antídoto contra a corrupção e importante mecanismo indutor de gestões públicas responsáveis e abertas à participação social.  

 

Tecnologia 5G

Alguns friburguenses já perceberam maior velocidade no tráfego de dados de internet em seus aparelhos telefônicos. Autorizada desde março deste ano, o 5G chegou a Nova Friburgo, mas por enquanto apenas para clientes da Tim que possuam aparelhos compatíveis para a tecnologia. Isso é possível, pois a empresa já instalou algumas torres para oferecer o serviço em partes do território friburguense. 

 

Próximas etapas

As demais operadoras estão em processo de instalação da nova tecnologia, de acordo com o calendário do Governo Federal, priorizando demanda e viabilidade técnica. No cronograma de cada uma, diferentes critérios, seja do ponto de vista econômico e turístico ou de faixa populacional.

 

Antiga Emporium

Foi boate, virou igreja e em breve será bar com jeitinho carioca. Para quem estava com saudade das festas da icônica Emporium, especialmente dos concorridos sambas das quintas, prepare-se. O espaço que fica no final da Via-Expressa está em obras para sediar o Tijuca Bar. Ideia antiga dos empreendedores do grupo Scavarda´s, que já têm dois restaurantes no Cônego, o espaço atende a vontade de oferecer experiências gastronômicas com apresentações de samba. As obras de adaptação estão a todo vapor e a inauguração está prevista para o final de outubro.

 

Salve o samba friburguense

Também será mais uma opção de roda de samba na cidade. Além das agremiações carnavalescas, Nova Friburgo tem se notabilizado por apresentações consagradas como a Segunda Sem Lei, no Bar do Vovô (Lumiar); as Filhas de Bamba, no Cantinho do Papagaio (Córrego Dantas); Os Amigos do Pinguim, no Espaço Arp, entre outras. O novo empreendimento promete samba todos os domingos, como espaço democrático regado a chope e comida brasileira. 


Internacional

Interessante destacar também a territorialidade da vizinhança. Além do futuro pedaço dedicado ao Rio de Janeiro, no espaço do futuro Tijuca Bar tem um tradicional e respeitado restaurante de comida japonesa e ainda um beer garden suíço. Ou seja, Rio, Japão e Suíça em um só lugar. Lembrando que ali ainda há uma boate, completando o conglomerado de atrações. 

 

Carnaval 2024

As disputas de samba nas quadras das agremiações friburguenses ficarão a todo vapor. Neste ano, as quatro escolas resolveram fazer disputas e o calendário está concorrido. A Vilage já definiu a parada e o samba já está em processo de gravação com os intérpretes da atual tetracampeã. 

 

Alunão

O Alunão, que não fez disputa no ano passado, terá três etapas para a escolha e premiação a vencedor de R$ 1,5 mil. No dia 15 de outubro acontecerá a apresentação dos sambas. Uma eliminatória no fim de semana seguinte e a final no dia 28.


 

Saudade

A Unidos da Saudade recebe hoje, 14, as inscrições dos concorrentes. Estima-se um recorde de sete sambas na disputa para o enredo “Traição ou Trapaça? Quem é rei Nunca Perde a Majestade”. A disputa começa já neste domingo, 17, com as apresentações das obras. A grande final está marcada para o dia 7 de outubro.


 

Imperatriz

A Imperatriz de Olaria já entrou na fase das eliminatórias das cinco obras inscritas. Mais uma se despede da disputa neste domingo, 17. As três sobreviventes seguem para a semifinal no fim de semana seguinte. A final que escolherá o samba que representará o enredo “Um Brinde à Alegria! E Vai Rolar a Festa”, está programada para o dia 1º de outubro.

 

Friburguense

A apenas dois adversários de retornar a uma competição nacional, Copa do Brasil ou Brasileiro da Série D, o Friburguense encara hoje, 14, às 14h45, fora de casa, o América, pelas quartas de final da Copa Rio. Com sete jogos de invencibilidade, o Tricolor da Serra vive sua melhor fase, após amargar o inédito rebaixamento para a terceirona do Estadual.  


Sonhos próximos

Disputando, paralelamente, a terceirona, o Friburguense pode terminar a temporada com o pior primeiro semestre da sua história, mas também com um dos melhores segundos semestres, caso conquiste o retorno à segundona e uma vaga em uma competição nacional pela Copa Rio. Mas é um jogo de cada vez.


Terceirona e Copa Rio

Mas a maratona segue. Após o confronto com o América, o Friburguense volta a jogar pela terceirona, já neste domingo, 17, às 14h45, diante do Goytacaz. Será o primeiro jogo sob seus domínios, na competição. O jogo de volta pela Copa Rio, contra o América, será na quarta que vem, dia 20, em Nova Friburgo. Ou seja, pouco espaço para treinos, jogo após jogo. Caso o Frizão avance às semifinais da Copa Rio, o adversário sai do vencedor de Olaria e Nova Iguaçu.


A mídia falada chega a Nova Friburgo

O colega colunista de A VOZ DA SERRA, Max Wolosker, lança no próximo mês, livro de sua autoria, pela editora In Media Res. Objeto de sua dissertação do curso de Comunicação Social, a obra trata da história da fundação da Rádio Friburgo, sob o título: “A mídia falada chega a Nova Friburgo”. O lançamento está previsto para o dia 25 de outubro.             

  

Palavreando

“Minha pele tem arco-íris tatuado e dele faço todas as cores, ao ponto de não me importar nomear as cores, os sentimentos, os bocejos ou taquicardias. Vivo conexões comigo mesmo”. Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.