A VOZ DA SERRA é uma voz convincente!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 07 de junho de 2022

A viagem de hoje começa com um guia muito interessante, dócil e vacinado contra todo o tipo de mazelas, inclusive, a raiva. Ele vigia a cidade, interage, nos auxiliando a entender até o incompreensível. Na maioria das vezes, ele se apresenta feliz por ser o arauto das boas novas. É quem nos chama para as reflexões e nos alerta, quando o perigo está perto. Outra característica do nosso guia é ter o seu perfil sempre na primeira página do jornal. Carismático e inteligente, é o nosso “cão-guia”, que nos abre os olhos perante os fatos. Ele é o “Cão Sentado” das charges de Silvério.

E, desta vez, o cão esbravejou duro na edição do último fim de semana com a triste realidade de que Nova Friburgo "retrocede na coleta seletiva". A informação é de Christiane Coelho que nos trouxe página dupla com um panorama da situação em nossa cidade. "O Mapeamento dos Fluxos Recicláveis do Pós-Consumo elaborado pela Firjan aponta que nosso município recicla apenas 0,11% dos resíduos coletados. “Em 2021, foram coletadas mais de 78 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos e apenas 90 toneladas foram resíduos recicláveis, coletados seletivamente".

Fernando Cavalcante, professor e especialista em engenharia ambiental explica a importância da educação ambiental, pois, "numa floresta, todos os resíduos produzidos são reabsorvidos pela própria floresta, mantendo um delicado equilíbrio. Na sociedade humana, grande parte do que é produzido vai para o lixo e daí para a natureza". Nós somos meio ambiente também!

Embora existam incontáveis projetos e muita gente envolvida nas questões ambientais, ainda são pequenos os resultados diante das demandas do meio ambiente. A coleta seletiva é um grande passo. Interessante é que o reaproveitamento de recicláveis se transforma até em arte. A exemplo, a Associação Comercial de Nova Friburgo pretende trazer para Nova Friburgo a exposição "Fui lixo, sou arte", do projeto Recicla Orla, que recolhe recicláveis  nos quiosques da orla no Rio de Janeiro. São cinco obras de arte que nasceram de resíduos eletrônicos e, certamente, ganharão aplausos do olhar friburguense. Bom saber também que a nossa prefeitura vai reativar o Centro de Educação Ambiental que, depois de vários anos desativado, ganhou novo espaço em 2020, inclusive, todo equipado com instalações modernas. Que beleza!

Muito preocupante é a nova onda da Covid-19 em Nova Friburgo. Em uma semana, quando tudo parecia controlado, foram feitos 518 testes positivos da doença. A sensação de insegurança voltou a reinar e já causa espanto ver, por exemplo, alguns comércios lotados, sem exigir, ao menos, o uso de máscara. Ninguém deveria ser obrigado, por lei, a usar a proteção facial. Deveria, sim, ser uma ação voluntária e até orgulhosa de se conscientizar numa espécie de "Eu me protejo e protejo o semelhante"!

Por falar em saúde, os funcionários da UPA de Conselheiro Paulino terão reajuste salarial. O prefeito Johnny Maycon, na ocasião da assinatura do termo aditivo que também garante mais recursos para a unidade, declarou que o reajuste faz justiça aos funcionários, assim como foi, recentemente,  realizado para toda a rede pública de saúde do município. A notícia é muito animadora e merece os nossos aplausos.

Em “Sociais”, um trio de aniversariantes muito especial. Em 30 de maio,  aniversariou o querido professor e bombeiro militar, o subtenente Costa Melo que, além da nova idade, festejou 33 anos de vida militar. Parabéns também para dona Therezinha, sua mãe que, em 18 de maio, completou 82 anos; uma dupla festa na família. Para este 9 de junho, os vivas são para Joel de Sá Martins, o grande divulgador da vida do cantor Teixerinha. Parabéns, Joel! Um grande festejo acontecerá no próximo dia 10. Eu digo festejo, porque a existência de Adriana Oliveira é uma festa diária para todos nós. Seja na rede social, na cidade ou produzindo matérias para A VOZ DA SERRA, sua presença é um brinde de satisfação. Faça o frio que fizer, será uma sexta-feira de muito calor humano que, afetuosamente, emana do seu lindo coração. Felicidades!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.