Governador contra a fusão do Estado do Rio com a Guanabara

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 04 de junho de 2022

Edição de 3 e 4 de junho de 1972
Pesquisado por Thiago Lima

Manchetes:

  • Padilha contra a fusão Estado do Rio-Guanabara - O governador Raymundo Padilha opõe-se à fusão. É sua opinião que não daria certo neste momento. O seu Estado ficaria como uma espécie de embarcação atracada ao cais em momentos de maré baixa: os passageiros não sairiam nem entrariam. Mais para o futuro isto poderá ser viável, desde que se comece logo um processo crescente de preparação. “A integração industrial já está ocorrendo gradativamente, mas ela, isoladamente, não será suficiente. Em suma não creio na fusão do Estado do Rio de Janeiro com a Guanabara a curto prazo, embora ela seja possível a médio ou a longo prazo”, sentenciou o governador. 
  • Um reinado que durou muito mais do que devia - Felizmente, estamos livres dos “estrangeiros da água” que irritantemente usaram e abusaram do direito de servir mal, justamente aos que pagavam para a manutenção do péssimo serviço que lhe era prestado e, consequentemente sustentavam a “curriola” da dirigência da Amae, a Autarquia de Águas e Esgotos. A gente olha para trás, faz um exame de tudo o que ocorreu e cada vez mais se convence de que os friburguenses são calmos, realmente ponderados, pois se assim não fosse a “moçada” sem capacidade, sem respeito aos que pagavam para sustentá-la, teria sofrido castigo muito maior.
  • Juvenal Marques: de retorno à presidência da Academia Friburguense de Letras - O nosso colega e assíduo colaborador, Juvenal Marques, instado por diversos membros efetivos da Academia Friburguense de Letras, permitiu, finalmente que o seu nome fosse sufragado para pela sétima vez a ocupar a presidência do conceituado sodalício, ao qual também prestou assinalados serviços, inicialmente, como secretário e tesoureiro.
  • Abelardo Thomaz - Por ato do governador do nosso partido acaba de tomar posse no cargo de assistente do Gabinete Civil do Palácio Nilo Peçanha - o senhor Abelardo Thomaz, o ex-avaliador agrícola do Banco do Brasil e figura das mais conceituadas no nosso município. Cidadão que há se firmado como elemento capacitado e possuidor de honorabilidade total, Abelardo Thomaz vai, sem dúvida alguma, valorizar o grupo de auxiliares de confiança que gravitam em torno do Executivo estadual.
  • Estrada Friburgo-Teresópolis - O governador Raymundo Padilha determinou que as obras de pavimentação da rodovia RJ-15, ligação Friburgo-Teresópolis, fossem incluídas com prioridade no plano trienal de obras do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio. A informação é do diretor-geral do DER, engenheiro Ivan Mundin, que anunciou a execução de obras de arte e pavimentação na RJ-15, numa extensão de 50 quilômetros. Disse, ainda, que essas obras estão orçadas em 20 milhões de cruzeiros, devendo ser iniciadas logo após a liberação de financiamento pleiteado pelo governo fluminense. 

Pílulas:

  • Com a sanção da lei que acaba de transitar no Congresso, nas eleições municipais será de apenas três meses a filiação partidária. Trocando em miúdos, quer dizer que, no dito prazo, pode o eleitor mudar de partido e concorrer na eleição de 15 de novembro vindouro pela nova legenda que adotou. 
  • A nova situação, evidentemente que veio para facilitar as composições em direção às eleições que se aproximam. Ninguém está mais preso a partidos, resguardados, é óbvio os noventa dias aquém do pleito. É certíssimo que o novo mandamento legal vai possibilitar uma série de movimentações e articulações, além dos que vêm sendo levados a efeito por autênticas lideranças políticas da nossa terra.
  • Estamos livres dos “estrangeiros da água”. O lamentável em tudo é que ainda haja gente que procure desculpar a enormíssima série de péssimos serviços que aquela coisa apelidada de Amae, por tanto tempo impingiu os friburguenses. 
  • Confirmamos. Notícias de sensação no panorama da política friburguense podem surgir a qualquer momento. São visíveis os sinais de confabulações de cúpulas! A verdade é que já está na hora das articulações e definições…

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Tuffic Assad Kattar, Sofia Ventura Spinelli, Maria Alice Cúrio, Joel Lucas Bravo, Gilberto Lucas Bravos e Maria de Lourdes Pena Lopes (4); Darcília Erthal do Espírito Santo (5); João Augusto Moura, Hugo Spinelli e João Saldanha (6); José Euclides de Souza (7); Luiz Vitorio Ennes Cariello (8); e Eduardo Antonio Nogueira (9).
Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.