A VOZ DA SERRA é um guia para o exercício da cidadania!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

            Meu momento de lazer e descanso no fim de semana é quando eu, finalmente, ligo o meu notebook, abro A VOZ DA SERRA e começo a viajar leitura afora.  O Caderno Z, suplemento do jornal nos fins de semana, é a estação de embarque e quando se trata de férias de verão, “Recarregar as energias” é a ordem do dia. Mas que ninguém pense que apenas dormir vai trazer o repouso pleno. O “Z” é o GPS do verdadeiro repouso, que ajuda o leitor a encontrar a paz que tanto procura. Precisamos pensar no todo: o corpo, a mente, o emocional e o espiritual. Livros devem fazer parte do período, assim como um bom cardápio para a alimentação saudável. Havendo criatividade, quem sabe, descobre-se até um dom.

            A moda também faz parte do verão. A tendência para um 2024 de altas temperaturas será o uso de cores neutras, predominando bege, cinza e prata. Porém, o que deve influenciar muito é o gosto de cada um. O texto de Maria Lot Micales – “Como formar leitores” é simplesmente convidativo para uma boa leitura. A autora recomenda que se de deixe um pouco de lado as telinhas, em especial, das crianças. Outro detalhe importante no “Z” é dar aos pets todo o conforto e segurança nas férias.

            Wanderson Nogueira brinca com o verão, por isso mesmo, “Eles verão...” e a recomendação de Palavreando: “Descubra-se bobo, dançarino, andarilho, poeta, cantor. Mesmo sozinho na sala vazia de um museu nunca antes visitado ou na mesma galeria dos quadros fotografados por aquele seu olhar que ficou naquele encontro findado. Mas a novidade vem, sem que a felicidade tenha ido. A gente vai, mesmo sem despedidas... “ É um ir e vir  de achados poéticos incríveis, meu amigo. Feliz palavreando!

            Em “Sociais”, Mária Ventura, que é linda e tem nome bonito, certamente, teve um domingo maravilhoso nesse 17 de dezembro, para brindar sua nova idade. O nosso vereador Wellington Moreira recebeu homenagem na Câmara Municipal de Cordeiro. Que chique! Salve Gabriella Bini aniversariando nesta terça, 19. Parabéns a todos!

            A charge de Silvério é o retrato de Nova Friburgo, pois até Papai Noel procura vaga para o seu trenó. A situação no trânsito só tende a piorar. O espaço de circulação de veículos é o mesmo de todos os tempos, mas a quantidade de carros tem aumentado consideravelmente pela facilidade de financiamento e a grande oferta da indústria automobilística. Os órgãos responsáveis estudam os meios de melhorar a mobilidade urbana, mas até as providências cabíveis andam engarrafadas na contramão dos planos.

            O engenheiro ambiental e coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente e Resíduos Sólidos, da Acianf,  professor Fernando Cavalcante, nos proporcionou um curso intensivo em apenas meia página do jornal. Disse tudo o que precisamos saber e o que muita gente sabe e ignora. Já foi o tempo em que lixo era somente lixo e seguia para o lixão, inadvertidamente, coisa que acontecia nos “séculos passados”.  Explica o professor: “... o lixo passou a ter outro nome: resíduos sólidos. E deixou de ser uma única coisa...  E cada tipo de resíduo tem uma inteiração com a natureza de forma diferente...”. Entendemos que, em suas análises, “estamos indo mal” no trato com o lixo, desde o nosso descarte doméstico aos subordinados aos setores ambientais do município. Faltam compromissos e objetivos sólidos para os nossos resíduos.

            Entretanto, há luzes no fim do túnel. A exemplo, a concessionária Águas de Nova Friburgo fez a premiação dos vencedores das quatro escolas municipais que participaram da primeira edição do projeto “Trata Óleo nas Escolas”. Durante seis meses, as escolas participantes receberam orientações sobre o descarte apropriado do óleo de cozinha. A coleta do produto usado gerou a produção de 600 barras de sabão que foram distribuídas para instituições de caridade, escolas e outra ações. Há luzes espalhadas pela cidade na decoração natalina. Que essas luzes se mantenham acesas em nossos corações, na perpetuação do Natal, seja em nós, em nossa cidade e no mundo. Que Papai Noel distribua as esperanças para uma vida sempre melhor. Feliz Natal!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.