A voz dos leitores: "Tratamento desumano na prefeitura"

Tempo na fila para renegociar tributos municipais chega a mais de 4h; prefeitura presta esclarecimentos
terça-feira, 18 de janeiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
A espera na prefeitura (Foto do leitor)
A espera na prefeitura (Foto do leitor)

“Manifesto o mais veemente repúdio a forma como eu, e os cidadãos deste município, fomos tratados na última sexta-feira, 14, na Prefeitura de Nova Friburgo.  Devido ao esquecimento do pagamento de alguns tributos, vivi uma situação marcada pela desumanidade e pela absoluta falta de consideração. Fui submetido a uma fila de cerca de uma hora (em pé, ao ar livre, sob o sol, fora do ambiente da prefeitura), na sequência esperei por duas horas nas quais os serviços da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão foram interrompidos e, em seguida, a uma nova fila com duração de uma hora e meia. No total, o tempo de espera foi de quatro horas e meia. Isto para pagar tributos municipais.

Durante a longa espera, conheci brevemente histórias de outros cidadãos que deveriam envergonhar os nossos governantes: pessoas simples que, em alguns casos, estavam voltando pela quarta vez com o mesmo propósito que eu. As informações são parciais e truncadas, o descompromisso e o desinteresse pelo atendimento aos cidadãos que pagam tributos assustam. São trabalhadores, senhoras de idade, pessoas adoentadas que precisaram se submeter à indiferença de ocupantes eleitos pela população, que tem a obrigação constitucional de tratar seus eleitores com dignidade, humanidade e o mínimo de consideração.

Várias pessoas que haviam cumprido os requisitos para se qualificar para o programa de renegociação de dívidas (Programa Concilia) não puderam imprimir seus boletos em casa, precisando ir à prefeitura e entrar em filas (mesmo que dispensados das senhas) simplesmente para a impressão dos boletos. 

Lamentável, injustificável, deplorável a forma como os atuais ocupantes de cargos públicos do Poder Executivo concebem sua missão e compromisso constitucional.  Nada, absolutamente nada, justifica o tratamento desumano dispensado a um munícipe. Com um agravante: em plena época pandêmica, as pessoas se mantinham aglomeradas na entrada do prédio da Secretaria de Finanças, como mostra a foto.

O alento é que, pelo que testemunhei, muitos dos meus “colegas de fila e maus tratos” estavam indignados como eu. Uma delas encontrei minutos depois na Ouvidoria da prefeitura. Não nos esqueceremos, senhor prefeito, daquela manhã tenebrosa quando, em 2024, quando o senhor tentar a recondução ao cargo.”

Carlos Pires Leal, médico e ex-coordenador do Programa de Saúde Mental de Nova Friburgo entre 2005 e 2008

O que diz a prefeitura

“Em resposta à carta do leitor Carlos Pires Leal, publicada nesta seção na edição da última quarta-feira, 19, a Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão informa que o atendimento presencial no setor está sendo realizado em horário reduzido, das 13h às 17h, para que a equipe faça emissão das guias referentes ao programa Concilia Friburgo que ficaram pendentes, durante o período da manhã.

Além disso, a Secretaria esclarece ainda que está realizando triagens todos os dias na fila, a partir das 9h. Com isso, os contribuintes que precisam apenas imprimir as guias dos parcelamentos dos anos anteriores, incluindo as do Concilia, não estão sendo submetidos à fila desde o período da manhã. Eles são atendidos e liberados, sem a necessidade de permanecerem na fila. Os demais contribuintes recebem as senhas de atendimento, que são entregues seguindo a ordem de chegada e conforme a demanda.

Para facilitar o acesso à impressão de boletos, a Prefeitura de Nova Friburgo disponibilizou um atalho na sua página principal, dando maior visibilidade à área onde é feita a emissão e impressão de guias para pagamento. O sistema que gera essas informações é simples e dinâmico.”

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Governo | obra | Trânsito