A temporada de férias está aí. Muitos estudantes já estão curtindo a folga de meio de ano enquanto outros iniciam as férias de julho na próxima semana. Com a pausa na rotina de estudos das crianças e jovens, muitas famílias aproveitam o período para viajar. Contudo, o que não pode tirar folga é a rotina de cuidados com a segurança da casa e à economia doméstica, que toda família deve ter. Por isso, a concessionária de energia elétrica Enel Distribuição Rio, que atua em parte da zona rural de Nova Friburgo e em 66 municípios fluminenses, listou dicas importantes para quem pretende viajar neste período, com orientações simples que ajudam a prevenir acidentes elétricos, garantem mais segurança e ainda podem contribuir para a redução do consumo de energia.
“Para evitar imprevistos e garantir que tudo esteja em ordem e em pleno funcionamento no momento do retorno de uma viagem, o cliente deve fazer uma checagem geral dos seus aparelhos antes de deixar sua casa, apartamento, escritório ou comércio. Pequenas atitudes, como regular a temperatura da geladeira de acordo com a estação do ano, tirar os eletrodomésticos da tomada ou colocá-los em modo stand by, fazem a diferença para o consumidor e para toda a rede elétrica. Com essas ações, você viaja com mais tranquilidade, evita desperdícios e contribui para um consumo de energia mais consciente”, observa Leonardo Soares, responsável pelo setor de sustentabilidade da concessionária.
Dicas de economia em viagens curtas
Entre as recomendações estão desligar aparelhos que ficam em stand-by, tirar da tomada eletrodomésticos que não serão usados e ajustar o termostato da geladeira, por exemplo. Lembre-se que é importante evitar sobrecarga de tomadas, checar a fiação e considerar o desligamento parcial do disjuntor, desde que não afete equipamentos essenciais, como geladeiras.
Dicas de economia em viagens longas
Se a viagem for mais longa, com duração superior a uma semana, vale considerar o desligamento completo da geladeira, já que é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia em casa. Antes de desligá-la, esvazie totalmente o interior e aproveite para fazer uma limpeza rápida. Em seguida, deixe a porta entreaberta, utilizando um calço, se necessário, para evitar o acúmulo de umidade, mau cheiro e formação de mofo durante o período em que o equipamento ficará fora de uso.
Economize energia com iluminação inteligente
Uma dica simples que ajuda na economia de energia e na segurança é usar temporizadores ou sensores de presença para controlar a iluminação da casa durante a viagem. A prática de manter as luzes acesas o tempo todo para simular que a casa está ocupada, além de aumentar o consumo de energia, pode até levantar suspeitas. Com temporizadores, é possível programar as luzes para acender e apagar em horários estratégicos, criando um efeito mais natural de presença. Já os sensores de presença são ideais para áreas externas, pois as luzes só se acendem quando alguém passa pelo local, o que reforça a segurança e evita desperdício de energia.
Outras dicas para uma viagem tranquila
Deixe alguém de confiança com permissão de acesso à sua residência sempre que possível. Isso é importante caso seja necessário acessar o imóvel em alguma emergência.
Confira algumas dicas práticas antes de sair:
-
Desligue aparelhos eletrônicos como TV, roteador, computador e micro-ondas.
-
Retire da tomada carregadores e eletroportáteis que não serão utilizados.
-
Verifique se há extensões ou benjamins sobrecarregados e desligue-os.
-
Avalie a possibilidade de desligar circuitos do disjuntor que não precisam funcionar durante sua ausência.
-
Em caso de previsão de tempestades, proteger os equipamentos pode evitar danos causados por picos de energia.
Deixe o seu comentário