Uphill Marathon estreia este mês e agita a região

Inscrições já podem ser feitas no site do evento para as distâncias de cinco e 21 quilômetros
sexta-feira, 30 de setembro de 2022
por Vinicius Gastin
Nova Friburgo recebe edição de evento que acontece em diversos locais do país (Fotos: Divulgação/Uphill)
Nova Friburgo recebe edição de evento que acontece em diversos locais do país (Fotos: Divulgação/Uphill)

A tribo da corrida de subida volta à Região Serrana para mais um encontro de fortes emoções, desta vez na etapa inédita da Claro Uphill Marathon em Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, nos próximos dias 7 e 8. As inscrições já podem ser feitas no site do evento para as distâncias de cinco e 21 quilômetros. O desafio não é simples: correr de forma constante, eficaz e resistente, controlando técnica e fôlego em um percurso íngreme.

Depois de movimentar cerca de seis mil atletas nas duas edições anteriores – Serra dos Órgãos (RJ) e Serra do Rio do Rastro (SC) – a Uphill desembarca com seu time de corredores radicais, conhecidos como “ninja runners”. Eles largam às 7h do próximo sábado, 8, em frente à Prefeitura de Cachoeiras de Macacu para encarar 21 quilômetros em um percurso deslumbrante.

Ao longo do caminho, os atletas desfrutarão do visual de belezas naturais como a Pedra do Cão Sentado, as cachoeiras Adutora, Véu de Noiva e Feiticeira e o Parque Estadual dos Três Picos.

O evento é composto por três diferentes provas, nas categorias feminina e masculina. Os 100 primeiros colocados no percurso de 21 quilômetros se classificam para o Uphill Desafio Morro da Cruz 3K. A missão passa a ser alcançar o topo do Morro da Cruz após superar uma escadaria de 2.500 degraus irregulares e quase 1.300 metros de elevação.

Prevista para 11h, a largada dessa prova, de três quilômetros, será com dez atletas a cada três minutos. Além de medalhas, todos os atletas terão a recompensa de descer o morro pelas cadeirinhas do teleférico, contemplando a bela paisagem de Novo Friburgo.

Quem cumprir a tarefa em menos de 16 minutos recebe uma premiação extra de R$ 1 mil. Após quatro horas e 15 minutos do horário da largada os atletas que não alcançarem os 23 quilômetros de prova são desclassificados e não receberão a medalha.

“Nossos atletas de Uphill terão o privilégio de testar seus limites em um trecho de asfalto muito bom na Serra dos Três Picos, que liga Cachoeiras de Macacu a Nova Friburgo, pela RJ-116 ,um trecho que reúne uma natureza generosa e bastante preservada”, ressalta Shubi Guimarães, diretora técnica do circuito Uphill Marathon.

“Uphill é uma fábrica de lendas, uma comunidade de destemidos que só aumenta. Não só por aqueles que encaram a meia maratona mais desafiadora do país, mas também por estreantes na corrida de subida que estão se adaptando às distâncias mais curtas criadas pelo evento e que vêm caindo no gosto do público. O Rio de Janeiro se tornou a principal casa da Uphill, que cresceu este ano com provas em Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu e o encerramento do calendário com a tão aguardada etapa no Corcovado, em novembro.”, avalia Bernardo Fonseca, CEO da X3M.

A cultura nipônica, que inspira a saga da Uphill Marathon ao longo de dez anos no país, é uma das marcas de Nova Friburgo. A cidade foi um dos destinos no Brasil para os primeiros imigrantes japoneses nos anos 30. Os participantes de Uphill terão boas opções para interagir com este legado cultural e conhecer o polo gastronômico e cervejeiro que é uma atração turística à parte na região .

Patrocinada pela operadora de telefonia Claro e Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, a etapa da Uphill Marathon em Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu é apoiada pela iniciativa privada. A arena terá a presença da loja própria Uphill Store e de expositores com grandes marcas de produtos relacionados ao evento. Durante a premiação, os atletas poderão celebrar o momento com muita música e descontração.

 

  • Desafio é manter a resistência, aliada à técnica em um percurso conhecido como Uphill

    Desafio é manter a resistência, aliada à técnica em um percurso conhecido como Uphill

  • Prova desafia competidores de Nova Friburgo e região no próximo final de semana

    Prova desafia competidores de Nova Friburgo e região no próximo final de semana

LEIA MAIS

Maior corrida de rua da América Latina contou com cerca de 35 mil atletas

Evento internacional vai classificar atletas para o Campeonato Mundial deste ano

Possibilidade de retomada do calendário esportivo abre espaço para as competições de atletismo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: corrida | maratona | uphill