Friburgo sedia a Copa Brasil 100K neste fim de semana

Evento internacional vai classificar atletas para o Campeonato Mundial deste ano
sexta-feira, 20 de maio de 2022
por Vinicius Gastin
Friburgo sedia a Copa Brasil 100K neste fim de semana

O desafio não é dos mais simples, tampouco dos mais curtos. A Copa Brasil 100K, prevista para acontecer em 2020 e adiada por conta da pandemia, será realizada neste fim de semana em Nova Friburgo, durante dois dias, no sábado, 21, e no domingo, 22. Evento com reconhecimento internacional, pode dar ao atleta que conseguir completar o percurso de 100 quilômetros, abaixo de oito horas de prova, o índice para participar do campeonato mundial, que será disputado na Alemanha, em setembro.

A Copa Brasil 100K terá largada no sábado, às 20h, na Avenida Presidente Costa e Silva, na altura do Sesc. A prova acontece num circuito, em piso asfáltico, de dois quilômetros cada volta, em percurso aferido por um medidor credenciado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). A prova atenderá a todas as exigências oficiais, para que o resultado seja reconhecido e classifique para o mundial de 100 quilômetros.

A prova principal será na distância de 100 km, mas, após concluir o percurso, quem desejar pode continuar correndo para atingir uma marca oficial também nas 12 horas. Aqueles que neste período de tempo não chegarem a 100 km, serão ranqueados na classificação geral das 12 horas, de acordo com a distância percorrida. O mesmo vai acontecer para aqueles que se inscreverem para os 50 km, que poderão continuar até completar seis horas de prova. O evento será acompanhado por árbitros credenciados.

A prova principal terá a distância de 100 km (50 voltas), com largada às 20h. A idade mínima para participar é de 21 anos. Como distância intermediária, tem a prova de 50 km, com idade mínima exigida de 18 anos. Também está programada a prova festiva, nas opções cinco e dez km. Podem participar jovens a partir dos 15 anos (menores autorizados de forma escrita pelo responsável).

As inscrições para a prova estão abertas e podem ser realizadas através do site www.ativo.com ou na loja Prodesporte, localizada na Rua Almirante Barroso, no Centro. Todos os atletas que cruzarem a linha de chegada cumprindo as determinações do regulamento serão premiados com medalhas. Já os cinco primeiros atletas das categorias feminina e masculina, das provas de 100 km, receberão troféus e premiação em dinheiro, que varia de R$ 200 a R$ 1 mil.

Todos os participantes que cumprirem pelo menos 50% da distância serão premiados com troféus, de acordo com a faixa etária. Os cinco primeiros no geral masculino e feminino na prova de 50 km recebem troféus, assim como os três melhores de cada faixa etária.

Cada prova terá um tempo limite para a conclusão. Para a de 100 km, por exemplo, será de 12 horas. No caso de 50 km, o limite é de seis horas. Para as distâncias de 10 km e 5 km, 1h15min.

 

LEIA MAIS

Inscrições já podem ser feitas no site do evento para as distâncias de cinco e 21 quilômetros

Maior corrida de rua da América Latina contou com cerca de 35 mil atletas

Possibilidade de retomada do calendário esportivo abre espaço para as competições de atletismo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: corrida