O desafio não é dos mais simples, tampouco dos mais curtos. A Copa Brasil 100K, prevista para acontecer em 2020 e adiada por conta da pandemia, será realizada neste fim de semana em Nova Friburgo, durante dois dias, no sábado, 21, e no domingo, 22. Evento com reconhecimento internacional, pode dar ao atleta que conseguir completar o percurso de 100 quilômetros, abaixo de oito horas de prova, o índice para participar do campeonato mundial, que será disputado na Alemanha, em setembro.
A Copa Brasil 100K terá largada no sábado, às 20h, na Avenida Presidente Costa e Silva, na altura do Sesc. A prova acontece num circuito, em piso asfáltico, de dois quilômetros cada volta, em percurso aferido por um medidor credenciado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). A prova atenderá a todas as exigências oficiais, para que o resultado seja reconhecido e classifique para o mundial de 100 quilômetros.
A prova principal será na distância de 100 km, mas, após concluir o percurso, quem desejar pode continuar correndo para atingir uma marca oficial também nas 12 horas. Aqueles que neste período de tempo não chegarem a 100 km, serão ranqueados na classificação geral das 12 horas, de acordo com a distância percorrida. O mesmo vai acontecer para aqueles que se inscreverem para os 50 km, que poderão continuar até completar seis horas de prova. O evento será acompanhado por árbitros credenciados.
A prova principal terá a distância de 100 km (50 voltas), com largada às 20h. A idade mínima para participar é de 21 anos. Como distância intermediária, tem a prova de 50 km, com idade mínima exigida de 18 anos. Também está programada a prova festiva, nas opções cinco e dez km. Podem participar jovens a partir dos 15 anos (menores autorizados de forma escrita pelo responsável).
As inscrições para a prova estão abertas e podem ser realizadas através do site www.ativo.com ou na loja Prodesporte, localizada na Rua Almirante Barroso, no Centro. Todos os atletas que cruzarem a linha de chegada cumprindo as determinações do regulamento serão premiados com medalhas. Já os cinco primeiros atletas das categorias feminina e masculina, das provas de 100 km, receberão troféus e premiação em dinheiro, que varia de R$ 200 a R$ 1 mil.
Todos os participantes que cumprirem pelo menos 50% da distância serão premiados com troféus, de acordo com a faixa etária. Os cinco primeiros no geral masculino e feminino na prova de 50 km recebem troféus, assim como os três melhores de cada faixa etária.
Cada prova terá um tempo limite para a conclusão. Para a de 100 km, por exemplo, será de 12 horas. No caso de 50 km, o limite é de seis horas. Para as distâncias de 10 km e 5 km, 1h15min.
Deixe o seu comentário