TSE aponta sete candidatos inaptos para concorrer à Câmara em Nova Friburgo

Seis deles renunciaram. Das 574 candidaturas ao cargo de vereador, 540 ainda estão em análise
sexta-feira, 23 de outubro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
A Câmara de Nova Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
A Câmara de Nova Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

A sessão “estatísticas eleitorais” do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualiza constantemente todas as informações referentes aos candidatos, suas respectivas candidaturas, bem como sobre o eleitorado a nível nacional, estadual e local. Até a última atualização feita pelo órgão, nesta sexta-feira, 23, às 10h09, Nova Friburgo contava com 606 candidatos, sendo 16 a prefeito (e 16 a vice-prefeito) e 574 a vereador.

Desse total, 59 candidaturas já são consideradas aptas pelo TSE, portanto, estão liberadas para concorrer no pleito do próximo dia 15 de novembro. Esse número representa 9,70% do total de candidatos. Outras 540 candidaturas ainda estão sendo analisadas pelo órgão – o equivalente 88,82% do total de postulantes aos cargos eletivos.

Entre os candidatos a prefeito (e a vice-prefeito), por exemplo, todas as candidaturas já foram analisadas e deferidas pelo TSE, o que significa que os 16 postulantes à cadeira número 1 do Palácio Barão de Nova Friburgo poderão se votados no pleito que se avizinha. Por outro lado, sete candidatos a vereador são considerados inaptos para as eleições 2020 – ou 1,48% do total.

Seis deles renunciaram à candidatura: Elaine Oliveira (PRTB), Danial do Para Todos (PT), Denise Lopes (Patriota), Badu do Picolé (DC), Jornalista José Duarte (PT) e Ricardo Rocha (Republicanos). Já a (agora ex) candidata Loirinha (Podemos) está inapta porque consta como “pedido não conhecido” no TSE.

Todos esses dados são atualizados diariamente pelo TSE e, a todo o momento, novas candidaturas podem ser deferidas ou indeferidas até que o órgão finalize a análise de todos os postulantes aos cargos eletivos que concorrerão no pleito de 15 de novembro.

 

LEIA MAIS

Enquanto isso, outros que receberam mais de 930 votos nem suplentes se tornaram, observa Massimo

Seu Abdo Carim deu exemplo ao sair de casa para exercer sua cidadania, mesmo sem obrigatoriedade

Quem concorreu a prefeito ou vereador tem até dezembro para prestar contas e à Justiça Eleitoral e ficar em dia

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições