Resíduos eletrônicos: abertas inscrições para bolsistas atuarem em pesquisas

Procedimento é online e prazo termina no próximo domingo
quarta-feira, 27 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O Projeto Recupere, coordenado pelo Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), do Governo Federal, está com inscrições abertas para bolsistas. Os selecionados irão, através de pesquisas de campo, identificar e avaliar o potencial das rotas de circularidade na recuperação de materiais secundários resultantes da mineração urbana de resíduos eletroeletrônicos (REEE) em todo o país. 

Os bolsistas participarão de atividades de coleta e análise de dados primários e secundários, incluindo a aplicação de questionários e realização de entrevistas, preferencialmente, na região onde moram. O Projeto Recupere é uma das ações do documento propositivo do VI Simpósio Internacional sobre Resíduos Eletrônicos, que aconteceu em outubro, no Rio de Janeiro e reuniu mais de 40 palestrantes de todo o mundo.

“As placas de circuito impresso são retiradas de todos notebooks, laptops, computadores, desktops, smartphones e exportados. O Brasil é um grande exportador de placas de circuito impresso, de onde se retira principalmente ouro. Na Europa, paga-se mais por essas placas, por conta da economia de escala. Chegam volumes maiores lá, porque essas unidades internacionais recebem de todo o mundo e, no Brasil, não tem uma concentração em uma logística para recolher desde o consumidor e recuperar esse material no país”, explica a pesquisadora do Cetem, Lúcia Xavier.

O Projeto Recupere está reunindo grandes pesquisadores brasileiros. “Nós já temos alguns números, como o da geração de resíduos eletrônicos, que pode chegar a três mil toneladas anuais. Sabemos também que 85,8% dos brasileiros têm algum eletrônico parado em casa e não sabem como descartar. Temos tecnologia, processos e indústrias que podem trabalhar nessa recuperação. É preciso identificar o motivo do Brasil estar desperdiçando esse material”, relata. O projeto tem a duração de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses. 

Há vagas para vários níveis de escolaridade, com bolsas que podem chegar a R$ 3 mil para 20 horas semanais para quem tem título de doutor. Os interessados de todas as regiões do país devem enviar e-mail para r3minare@cetem.gov.br até o próximo domingo, 31.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: