Projeto Amigos da Água é apresentado a professores municipais

Iniciativa estimula a conscientização das crianças sobre uso racional e preservação ambiental
quarta-feira, 11 de março de 2020
por Jornal A Voz da Serra
No encontro foram apresentados detalhes do projeto (Divulgação)
No encontro foram apresentados detalhes do projeto (Divulgação)

A concessionária Águas de Nova Friburgo reuniu na última semana cerca de 40 professores e diretores, do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino, para um workshop realizado no auditório do Centro Administrativo César Guinle.  A oficina marcou o início das atividades da 11ª edição do projeto de educação ambiental “Amigos da Água” e foi ministrada por Clara Trevia e Paolo Martins, da Organização Não Governamental (ONG) Sustentarte. A pauta foi baseada no tema escolhido este ano para desenvolver os trabalhos com os alunos em sala de aula: “Mudanças climáticas (perdas de biodiversidade)”.

Na abertura da oficina, o superintendente da concessionária Águas de Nova Friburgo, João Henrique de Sá, ressaltou que o tema está presente no noticiário local e mundial. “Estamos vivenciando os resultados das mudanças climáticas no dia a dia. O tema é muito amplo, vamos focar na necessidade de respeitar os entornos das nascentes, as matas ciliares e a reserva florestal no entorno dos rios. Nossos estudantes serão os multiplicadores da cultura de respeito ao meio ambiente e, consequentemente, do nosso maior patrimônio: a água. Agradecemos à Secretaria Municipal de Educação e sua equipe pela parceria, pois os professores são responsáveis por grande parte do sucesso do Amigos da Água”, enfatizou João Henrique de Sá.

A coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação, Íris Thurler Leal, agradeceu à concessionária por mais uma edição do projeto. “É importante que todas os representantes das escolas valorizem essa iniciativa da concessionária Águas de Nova Friburgo, que só engrandece nosso trabalho em educação”, disse a coordenadora.

Clara Trevia e Paolo Martins destacaram a importância de explicar aos estudantes que o respeito ao planeta é cultura essencial para manter a qualidade de vida. “Valorizar o meio ambiente é condição essencial para desenvolvimento econômico e sustentável, além de imprescindível para manter o bem-estar e a saúde de todos”, destacou Paolo Martins. 

Como funciona o projeto 

O projeto Amigos da Água é promovido pela concessionária em parceria com a Secretaria de Educação de Nova Friburgo. Cinco alunos serão premiados com tablets, fones de ouvido, mochilas, kits para colorir e certificados. As escolas dos vencedores receberão impressoras e certificados. O professor ganhador do melhor plano de aula receberá um tablet e um certificado. No concurso cultural, os alunos do 1º e 2º ano produzirão desenhos; do 3º ano, colagens; do 4º ano, frases; e do 5º ano textos de até três linhas.

“Nós distribuímos água tratada para mais de 95% da população urbana e nossa missão é garantir o bom atendimento e a qualidade de vida aos cidadãos, mas preservar os mares, rios e lagos é uma responsabilidade também de todos nós. Vamos repassar isso para as novas gerações”, concluiu o superintendente da concessionária.

Cronograma do projeto:

  • Próximo dia 23, até as 16h – Entrega dos trabalhos dos alunos e dos planos de aula dos professores na Secretaria Municipal de Educação.
  • Dia 31, 10h, premiação dos vencedores no auditório do Centro Administrativo César Guinle, na Avenida Alberto Braune, 224, 3º andar.

 

LEIA MAIS

Réus foram condenados a restituir valores e município, a tomar medidas administrativas para recompor meio ambiente

Ciep Prof. Luiz Carlos Veronese reaproveitou mais de 90% de seus resíduos

Estreia foi com o ambientalista Jorge Natureza, que falou sobre impactos da erosão

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra