Programa pretende castrar 100 mil animais em todo o estado até o fim de 2022

Protetores independentes poderão levar até 8 bichos por mês a clínicas credenciadas; objetivo é reduzir abandono
terça-feira, 30 de novembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Programa pretende castrar 100 mil animais em todo o estado até o fim de 2022

O Governo do Estado do Rio, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, lançou nesta segunda-feira, 29, o programa RJPET 100.000 Castrações. Em uma ação inédita, o estado vai castrar cães e gatos resgatados por protetores independentes, ONGs e pessoas físicas. Em todo o Estado do Rio de Janeiro serão castrados cem mil animais  até o fim de 2022.
 

A iniciativa tem o objetivo de reduzir o abandono de animais ao diminuir nascimentos não planejados e controlar o número de zoonoses. O protetor independente terá que comprovar sua atividade, podendo castrar até oito animais por mês nas clínicas credenciadas. Pessoas físicas podem castrar apenas um animal nesse mesmo período. O número de castrações realizadas por ONGs varia de acordo com a quantidade de protetores que compõem o projeto.

"Essa é uma causa de saúde pública, que também envolve pessoas muito apaixonadas. O programa de cem  mil castrações vai diminuir muito a quantidade de animais abandonados", disse o governador Cláudio Castro.

O secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, comemorou o que chamou de dia histórico. "Estamos implantando uma importante política de proteção animal. Fizemos um evento-teste e já conseguimos castrar três mil animais. Já temos licitadas cerca de 62 mil castrações em clínicas privadas e vamos chegar aos cem mil até 2022", disse.

A primeira colônia a ter animais castrados será a do Maracanã. Atualmente, mais de 200 gatos vivem lá, abandonados, e contam com protetores assíduos. Alguns cuidam dos bichos que vivem na região há quase 30 anos.

"Aqui no Maracanã contamos com uma rede de apoio de 15 protetores fixos, além de alguns voluntários. Nós passamos horas do dia cuidando dos animais. Eu mesma já abriguei e encaminhei para adoção mais de cem gatos que rodeavam o estádio. A castração vai ser ótima para fazer esse controle populacional, impedindo que tantos bichinhos fiquem abandonados", disse Nirinha Oliveira, protetora de animais que trabalha no Maracanã..

Para participar, basta fazer o cadastro pelo do email: rjpet@agricultura.rj.gov.br.


Lista de documentos necessários:

- Documento de identidade com foto
- Comprovante de residência no Estado do Rio de Janeiro
- Documentos que comprovem a prática de protetor
- Declaração de um médico veterinário reconhecendo o trabalho de protetor realizado
- Dados completos do local de acolhimento dos animais
- Telefone e email

LEIA MAIS

Próxima etapa da campanha, no dia 17, será voltada para gatos, adultos e filhotes

Convivência com o ser humano perdura há mais de dez mil anos

No total, 1.200 esterilizações serão realizadas a custo zero para o tutor

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: PET