Primeira remessa de doses da vacina contra gripe comum já foi zerada

Segundo a prefeitura, mais doses serão enviadas ao município na quarta e campanha será retomada na quinta
segunda-feira, 23 de março de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Marcação no chão, no posto de Olaria, para evitar aglomerações (Fotos: Henrique Pinheiro)
Marcação no chão, no posto de Olaria, para evitar aglomerações (Fotos: Henrique Pinheiro)

Diversas unidades de saúde de Nova Friburgo iniciaram nesta segunda-feira, 23, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe H1N1. A primeira fase da campanha é voltada para idosos acima de 70 anos e profissionais de saúde. As filas, sobretudo no Centro de Convivência da Pessoa Idosa – Clube de Xadrez, assustaram no início da manhã, mas logo foram dissipadas e não causaram maiores problemas ou aglomerações.

As pessoas foram orientadas a manterem cerca de um metro de distância entre uma e outra na fila. No Posto de Saúde Tunney Kassuga, em Olaria, por exemplo, papéis foram afixados no chão para melhor orientar o distanciamento entre as pessoas na fila.

Apesar da orientação de que esta primeira etapa da vacinação seria destinada apenas aos maiores de 70 anos, a equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA observou que idosos abaixo dessa faixa etária também se dirigiram aos pontos de vacinação e foram imunizados da mesma forma. De acordo com o cronograma inicial divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, de 23 à 27 de março a vacinação seria para idosos acima de 70 anos; do dia 30 de março ao dia 3 de abril para idosos entre 65 e 69 anos; e do dia 6 à 10 de abril para idosos entre 60 e 64 anos.

“Devemos tomar todas as precauções porque a idade chega e a imunidade diminui. Então temos que estar preparados para enfrentar esses problemas que a idade traz. Recomendo que todos os idosos venham se vacinar o mais rápido possível, mas depois retornem às suas casas para evitar outro problema, que é o coronavírus”, disse o professor aposentado Gabriel Domingos (foto), de 82 anos.

É importante destacar que a vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas sim contra tipos de Influenza (como o H1N1). E justamente por isso pode ajudar no diagnóstico por eliminação dos profissionais de saúde com suspeita de Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, a antecipação da campanha este ano tem como objetivo facilitar e acelerar o diagnóstico do novo coronavírus e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado.

Estoque zerado no 1º dia

Já no início da noite desta segunda-feira, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que a primeira remessa de doses de vacinas contra a gripe H1N1 - enviadas pelo Governo do Estado - tiveram estoque zerado neste primeiro dia de imunização. Somente no Centro de Convivência da Pessoa Idosa - Clube Xadrez -, foram imunizados 2.042 idosos. Ainda de acordo com a Prefeitura, mais doses serão enviadas ao município na próxima quarta-feira, 25, e a vacinação voltará a ser realizada na quinta-feira, 26, seguindo o cronograma organizado anteriormente pela Secretaria de Saúde. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe seguirá até o dia 23 de maio em todo o país. 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina | gripe