Preocupação com o meio ambiente também é coisa de criança

Escolas agrícolas como o Ibelga estimulam a produção de alimentos
sábado, 09 de outubro de 2021
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Alunos do Ibelga exploram recursos naturais (Fotos de divulgação)
Alunos do Ibelga exploram recursos naturais (Fotos de divulgação)

Nova Friburgo faz parte do cinturão verde de produção de hortaliças, junto a outros municípios serranos que abastecem todo o estado, além de figurar como o segundo maior produtora de flores do Brasil. Nesse contexto de produção, há uma grande incidência de utilização de adubos químicos sintéticos e outros tipos de produtos que prejudicam não só a natureza, mas a saúde dos seres humanos. Exatamente nas regiões produtoras, Salinas e Vargem Alta, estão as escolas administradas pelo Ibelga, o Instituto Bélgica-Nova Friburgo, voltadas ao ensino agrícola e que adotam o sistema de alternância. 

“Nossas crianças aprendem que o trabalho do agricultor é de valor e respeito, que o meio ambiente precisa ser trabalhado com respeito, que a produção tem que ser fruto do cuidado do homem com o meio ambiente”, explica a assessora pedagógica regional do Ibelga, Marília da Costa Mello Bueno. Na unidade, os alunos aprendem técnicas voltadas para a área ambiental, mais especificamente para o manejo sustentável dos recursos naturais, como agroecologia, agricultura orgânica e sistemas agroflorestais. 

“Estamos implementando uma unidade demonstrativa de sistema agroflorestal em uma área da escola, que têm como objetivo o manejo sustentável do solo e conciliar a produção florestal com a produção de alimentos. Iniciamos canteiros em linhas, com plantio de espécies nativas da Mata Atlântica florestais e frutíferas, consorciadas com bananeiras e outras espécies de "roça", como milho e feijão. Em uma mesma linha há ainda espécies como abóbora, inhame e açafrão”, explica a professora de técnicas agropecuárias da Instituição, Maria Clara Estoducto Pinto (foto abaixo).

De acordo com Maria Clara, as escolas do Ibelga são espaços de vivências teóricas e práticas, onde os estudantes compartilham seus saberes advindos de suas realidades e também levam os conhecimentos adquiridos na escola para seus familiares e sua comunidade. “Nosso papel enquanto educadores da instituição, é promover o incentivo às práticas agrícolas que não sejam nocivas para a saúde do Planeta”, finaliza.

 

LEIA MAIS

Réus foram condenados a restituir valores e município, a tomar medidas administrativas para recompor meio ambiente

Ciep Prof. Luiz Carlos Veronese reaproveitou mais de 90% de seus resíduos

Estreia foi com o ambientalista Jorge Natureza, que falou sobre impactos da erosão

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra