Outubro Rosa lembra a importância da prevenção ao câncer

Atenção Básica da Secretaria de Saúde e Hemocentro regional iniciam atividades alusivas à campanha
sexta-feira, 08 de outubro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Outubro Rosa lembra a importância da prevenção ao câncer

Desde a última semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo tem promovido ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama e o câncer de colo do útero como uma maneira de celebrar o Outubro Rosa, campanha que estimula a conscientização das mulheres sobre a necessidade de cuidados com a saúde.

No último dia 1º, equipes de saúde da Subsecretaria de Atenção Básica, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, realizaram um mutirão de atendimento em todas as unidades de saúde de Nova Friburgo, para mulheres de 50 a 69 anos. Na última segunda-feira, 4, por exemplo, com o Ônibus da Saúde, que estava sem funcionar há alguns anos, a Secretaria promoveu a coleta de amostras para a realização de exames preventivos do câncer de colo do útero e solicitações de mamografias para mulheres moradoras do bairro Rui Sanglard. 

No hemocentro regional, as mulheres que foram doar sangue durante a última semana receberam brindes, como bijuterias e semijoias. Junto com as lembranças foram entregues cartões preparados pela equipe de saúde com a inscrição “Ame-se e previna-se’’. 

Ao longo de todo o mês as unidades básicas e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) continuarão realizando ações de conscientização com a população, como rodas de conversa, distribuição de panfletos informativos e orientações para a realização do autoexame.  

A secretária municipal de Saúde de Nova Friburgo, Nicole Cipriano, agradeceu o empenho de toda a rede da atenção primária e do hemocentro na campanha Outubro Rosa. “Este é um mês muito importante para o combate ao câncer de mama e que deve se estender ao longo do ano. Apesar das dificuldades, temos avançado bastante’, observou Nicole.

 

LEIA MAIS

Veja locais, horários e exigências para se vacinar contra a Covid em Nova Friburgo

Objetivo é atualizar as cadernetas de vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos

Taxa média de ocupação nos leitos de UTI nos hospitais locais foi de 13,30% nesta quinta

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde