Outubro Rosa em Friburgo vai devolver a autoestima para mulheres

Procedimento de reconstrução dos seios será gratuito e ainda há vagas para se inscrever
sábado, 03 de outubro de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Outubro Rosa em Friburgo vai devolver a autoestima para mulheres
O mês de outubro é conhecido por ações internacionais relacionadas à prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Não custa lembrar que diagnosticar precocemente o câncer de mama aumenta as chances de cura. A campanha Outubro Rosa está aí e o projeto #AmigosdoPeito entra de cabeça em Nova Friburgo para levantar a autoestima de mulheres mastectomizadas (aquelas que tiveram o seio extraído devido ao câncer de mama).

“Achei que já estava na hora para poder inspirar mais mulheres”, disse paciente que fará reconstrução após um câncer de mama
Idealizada por Ana Paula Lengruber, com o apoio da médica Wânia Furtado, a ação vai oferecer seis cirurgias para o implante de próteses de seios à mulheres que precisaram retirar a mama, por conta do câncer. O projeto conta com o apoio de várias empresas locais e doações. “Quando criamos o projeto, enviamos uma proposta à Polytech, que é uma empresa de próteses de silicone, pedindo uma doação e eles responderam que queriam doar seis, o que nos viabilizou a ofertar essa reconstrução a mais mulheres em Friburgo”, comemorou Ana Paula.

Segundo a coordenadora da ação, cada prótese custa R$ 2.900. Além dessa doação, Ana Paula informou que o Hospital Serrano custeará as seis internações, e a médica Wania fará as cirurgias com sua equipe gratuitamente. “São apoiadores e empresas friburguenses que patrocinaram fotos, camisas e sem os quais não conseguiríamos os alcances nas redes sociais”, agradeceu.

Segundo a cirurgiã, os procedimentos serão realizados no final deste mês. As cirurgias serão a realização de um sonho. “Meu sentimento é de pura felicidade. É um trabalho que eu sonho em fazer desde que vim trabalhar em Nova Friburgo, há cerca de dois anos. Tenho uma equipe de profissionais voluntários e até o momento, vamos fazer a cirurgia reconstrutiva em três pacientes mastectomizadas, nos dias 24 e 25 de outubro.”

Juciani Gruber é curitibana e mora há nove anos em Friburgo. No final de 2017 viu seu mundo virar de cabeça pra baixo ao descobrir o câncer de mama, mas com muita leveza, como ela mesma definiu a sua batalha pela saúde, encarou o problema durante todo o ano de 2018 e conseguiu vencer a doença.

Sempre muito positiva, Juciani, que faz artigos decorativos para festas, costuma compartilhar sua história de superação com seus clientes e como tirou inspiração para vencer o grande desafio. E como esperança e positividade só pode ter consequências boas, foi justamente isso que aproximou Ana Paula Lengruber da ação #AmigosdoPeito.

“Eu tenho um movimento nas redes sociais até para inspirar as pessoas. Algumas delas me indicaram a Ana Paula, que estava a procura de mulheres para realizar a cirurgia. Ela me convidou para aderir ao projeto e eu aceitei.”, disse Juciani que resolveu aceitar após negar os primeiros convites para realizar o procedimento. “Recusei por estar travada, mas achei que já estava na hora, para poder inspirar mais mulheres. Mostrar que câncer não é somente morte e sim superação e vida nova”, garante.

Juciani está ansiosa pela cirurgia e que após a realização dela, vai conseguir inspirar outras pessoas que enfrentam outros tipos de câncer. “É um bem para mim e para todos que estão enfrentando porque não estamos falando só de câncer de mama, e sim, de todos os tipos. O foco é o câncer de mama, mas serve para inspirar outros. Eu enfrentei sessões de quimioterapia por muito tempo e sei como é doído para as pessoas que não tem uma mentalidade forte e um equilíbrio e isso prejudica”, encorajou. “A doutora Wania é uma pessoa incrível. Espero que ela realize tudo que ela quer com relação às mulheres com câncer de mama. Ela quer muito que esse projeto cresça em Friburgo porque não temos um atendimento específico aqui”, finalizou. 

Segundo Ana Paula, ainda restam três vagas para realizar a cirurgia. Quem quiser realizar o procedimento pode entrar em contato com a organizadora do projeto através do número (22) 99762-0284.

Prevenção em Friburgo

A prefeitura informou que as mulheres que desejam realizar o exame de mamografia, podem fazer a solicitação em qualquer unidade básica de saúde do município. A mamografia clínica (quando se identifica alguma alteração no exame clínico) é solicitada por médicos, enquanto a mamografia de rastreamento pode ser solicitada também por um   enfermeiro. A  mamografia de rastreamento é solicitada às mulheres de 50 a 69 anos, mesmo sem sinal clínico. O exame é realizado em clínicas conveniadas e não há fila de espera. A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve ações de orientação individual, o exame das mamas, e quando é indicado, os exames de mamografia também.

 

  • Ana Paula Lengruber (Fotos: Juliana Ferreiera)

    Ana Paula Lengruber (Fotos: Juliana Ferreiera)

  • Wania Furtado

    Wania Furtado

  • Juciane Gruber

    Juciane Gruber

LEIA MAIS

Estúdio friburguense reproduz aréola e mamilo em mulheres mastectomizadas gratuitamente

Primeira atividade será no próximo sábado, na Avenida Alberto Braune

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra