Nova Friburgo teve 1.200 denúncias de maus-tratos animais em seis meses

Ssubea destaca as responsabilidades e deveres dos donos de animais
segunda-feira, 19 de setembro de 2022
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)
Infelizmente, os maus tratos contra os animais ainda são uma triste realidade no país e no mundo. Maltratar animais é um crime e o compromisso da população é prezar sempre pela saúde e bem-estar dos animais, que sempre retribuem com muito carinho. 

O abandono de animais, além de ser um ato de covardia, é crime, conforme o artigo 32 da Lei 9.605/98
A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Subsecretaria Municipal do Bem Estar Animal (Ssubea), vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, informou nesta segunda-feira, 19, que durante todo o ano passado foram registradas 501 denúncias de maus-tratos aos animais.

Já neste ano, apenas de janeiro a junho, foram contabilizadas 1.200 denúncias. Dessas, duas resultaram em prisões e outras 60 em registros de ocorrência na 151ªDP. Além desses, outros 103 processos estão em monitoramento pela Ssubea.

Relembre o último caso… 

A Ssubea, após receber denúncia, promoveu uma fiscalização no último dia 13, que culminou com a prisão em flagrante de uma mulher por maus-tratos contra animal. De posse de relatos e imagens, a subsecretária Elisangela Rodrigues, acompanhada por agentes da Guarda Civil Municipal, foi até o local da denúncia e verificou a situação precária gravíssima na qual uma cadela idosa estava sendo submetida por sua tutora.

O caso foi apresentado à 151ªDP que constatou os maus-tratos e determinou a prisão em flagrante da denunciada, que já havia sido notificada quatro vezes, mas não adotou as medidas recomendadas pela Ssubea para prevenir o risco de morte do animal. 

A cadela tem aproximadamente 15 anos e sofria sem alimentação e vivia em ambiente frio e insalubre, infestada de parasitas. Além disso, ela apresenta problemas de saúde e um tumor. O cão foi resgatado e está sob cuidados de uma protetora voluntária que se sensibilizou com o sofrimento do canino.

Responsabilidades e deveres de um tutor de animal 

O abandono de animais, além de ser um ato de covardia, é crime, conforme o artigo 32 da Lei 9.605/98. Toda ação que afete o bem-estar e a qualidade de vida do animal é considerada como maus-tratos. Isso inclui qualquer tipo de agressão física ou privação de necessidades básicas para a sobrevivência do animal. Neste caso, os animais de Nova Friburgo estão resguardados pela lei municipal 4.637/18.

Para evitar que fiquem vagando pelas ruas e resguardar o bem-estar físico dos animais, alguns fatores devem ser levados em consideração. Quem se torna tutor de um animal tem que ter consciência de que ele fará parte da sua família e que pode viver até 20 anos. Por isso é importante avaliar se terá condições de cuidar do animalzinho, adequadamente, durante toda a vida dele. 
  • Alimentação - Os animais devem ter água limpa e fresca em abundância e alimento de qualidade, em quantidade suficiente e apropriada, conforme espécie e idade;
  • Higiene - Os animais devem estar livres de pulgas, carrapatos e viver em ambiente limpo e com higiene (protegidos do sol e da chuva). No caso dos cães, devem tomar banho regularmente;
  • Cuidados com a saúde - Os animais devem ser vermifugados e vacinados, de acordo com orientação do médico veterinário. Sempre que estiverem doentes devem receber atendimento e tratamento adequados;
  • Castração - Este é um procedimento cirúrgico recomendado, pois tem como objetivo impedir a procriação descontrolada dos animais. A castração também traz vantagens de ordem social, evita infecções uterinas e câncer de mama nas fêmeas. Nos machos, reduz alterações na próstata e processos inflamatórios;
  • Atividades e passeios - Importante manter o animal ativo, realizando passeios periódicos (no caso dos cães) e estimulando atividades físicas através de brincadeiras. Tais atividades devem ocorrer em horários com temperaturas mais frescas, utilizando coleiras e focinheiras adequadas conforme a espécie do animal;
  • Abrigo seguro - Importante manter os animais em locais secos, protegidos do sol e da chuva, e com cobertores para aquecê-los nos dias frios. No caso de gatos, eles devem ficar protegidos dentro de casa, a fim de evitar fugas e contato com outros gatos que não estejam devidamente vacinados. 

Denúncias de maus-tratos podem ser feitas para a Subsecretaria do Bem-Estar Animal através do e-mail ssubea021@gmail.com; na ouvidoria pelo telefone (22) 2525-9244 ou ainda acessando aqui.

LEIA MAIS

A VOZ DA SERRA entrou em contato com a prefeitura para saber se há registros de outros ataques de cães no centro da cidade

Serviço está sendo prestado por uma clínica especializada, seguindo a ordem de prioridade

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra