Incentivo à castração e combate ao câncer dos pets

Nova lei determina campanhas de conscientização permanentes
domingo, 28 de setembro de 2025
por Jornal A Voz da Serra
Incentivo à castração e combate ao câncer dos pets

O Estado do Rio de Janeiro passará a ter campanhas permanentes de conscientização sobre a importância da castração e o combate ao câncer em animais domésticos. A novidade é resultado da lei 10.970/25, de autoria do deputado estadual Danniel Librelon (Republicanos), que foi aprovada pela Assembleia Legislativa do estado (Alerj), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial do Poder Executivo, nesta sexta-feira, 26.

O Governo do Estado deverá promover ações educativas e orientações para a conscientização da população sobre a importância e os benefícios da castração para a saúde dos cães e gatos, principalmente para evitar diversos tipos de câncer. O Executivo também deverá facilitar o acesso à castração de animais domésticos, especialmente por meio da celebração de parcerias com municípios, instituições de ensino e organizações da sociedade civil.

O Executivo deverá regulamentar a norma através de decretos. A medida complementa a lei 9.136/20, que já autoriza o Governo do Estado a celebrar parcerias para garantir atendimento veterinário para todos os animais, inclusive os de rua, cujos responsáveis sejam pessoas de baixa renda.

“A esterilização é importante não apenas para evitar a reprodução descontrolada de animais, considerando que a procriação excessiva está intimamente relacionada com o altíssimo número de casos de abandonos e maus-tratos, como também para garantir melhores condições de saúde”, ressaltou Librelon.

 

LEIA MAIS

Medida foi aprovada pelos deputados na Alerj. Para lei entrar em vigor, falta apenas a sanção do governador

Wanderson Nogueira assume mandato de deputado estadual; Anúncio foi feito pelo deputado Vitor Junior, que se licenciará por 120 dias a partir de novembro

​PMs só poderão atuar em situações de segurança pública. Inspeção dos veículos passa a ser feita somente por agentes municipais de trânsito, no caso de Friburgo, a Semu

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 81 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: ALERJ | animais