Nesta quarta, dia de primeira dose contra a Covid para quem tem 31 anos

Com retomada do cronograma, esta semana estão sendo vacinados friburguenses de 30 a 33 anos
terça-feira, 03 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Fila da vacina contra a Covid (Arquivo AVS)
Fila da vacina contra a Covid (Arquivo AVS)

Com o envio pela Secretaria estadual de Saúde de uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 com 2.780 doses da Coronavac (destinadas a primeira e segunda aplicação), 800 da Oxford/AstraZeneca (segunda aplicação) e 3.354 da Pfizer (primeira aplicação), a Prefeitura de Nova Friburgo retomou nesta semana a aplicação da primeira dose em adultos sem comorbidades (doenças crônicas) no município.   

Na segunda-feira, 2, e na terça-feira, 3, a campanha foi destinada, respectivamente aos adultos de 33 e 32 anos.  Nesta quarta, 4, é a vez de quem 31 anos. Nesta quinta, 5, a campanha continua contemplando a faixa etária de 30 anos. A aplicação é oferecida sempre das 9h às 15h em todas as unidades básicas de saúde; nos ginásios poliesportivos Alberto da Rosa Pinheiro (Pastão), no distrito de Conselheiro Paulino, e João Antunes Nogueira (Bieca), no bairro Cordoeira; na quadra da escola de samba Imperatriz de Olaria, na Rua Vicente Sobrinho, no bairro Olaria; no campus Friburgo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na Vila Amélia, e nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Centenário, São Lourenço, Campo do Coelho, Conquista, Nova Suíça, Amparo, Riograndina, Lumiar, São Pedro da Serra, Vargem Alta, Stucky, Varginha, Mury, Olaria (1, 2 e 3) e São Geraldo.

Segunda dose

A aplicação das doses de reforço contra a Covid-19 também continua em Nova Friburgo.Nesta quarta e quinta, 4 e 5, devem completar o esquema vacinal exigido pelo Governo Federal os seguintes públicos: obesos acima de 18 anos com IMC (Índice de Massa Corporal) igual ou superior a 40 e doentes crônicos de 54 a 59 anos. A vacinação acontece das 9h às 15h em todas as unidades básicas de saúde e também nas ESFs. Nesta quarta-feira, 4, a segunda dose é oferecida nas ESFs de Centenário, São Lourenço, Campo do Coelho, Conquista, Nova Suíça, Olaria 1, 2 e 3, Amparo, Riograndina e São Geraldo. Já nesta quinta-feira, 5, a aplicação será nas ESFs de Mury, Stucky, Vargem Alta, Lumiar, São Pedro da Serra, Varginha e São Geraldo, sempre das 9h às 15h.

 Além disso, nesta sexta, 6, estagiários dos anos finais dos cursos técnicos e universidades na área da saúde recebem a segunda dose na Uerj no mesmo horário. É necessário apresentar o CPF, carteira de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência e a carteirinha de vacinação para quem for receber a segunda dose.

Vacinação contra a gripe 

A vacinação contra a gripe (vírus Influenza) em Nova Friburgo continua sendo feita pela Secretaria Municipal de Saúde para todos os públicos nesta semana. Essa imunização é de extrema importância para evitar a contaminação por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs), como a gripe, principalmente em temporadas de inverno e de frio intenso, como tem sido nos últimos dias. 

A aplicação continua sendo realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nas unidades básicas de saúde: postos Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, no bairro Olaria, e Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino, além do posto de São Geraldo que passou a oferecer a vacinação contra a gripe somente às terças e quintas-feiras, das 9h às 15h. É obrigatória a apresentação do CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, caderneta de vacinação e o cartão do SUS. Quem tomou a vacina contra a Covid-19 deve aguardar 15 dias para receber a dose contra a gripe. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra