Músico friburguense ensina segredos do samba pela internet

Videoaula “Levadas de instrumentos de percussão e sua aplicação na bateria” de Rocyr Abbud foi selecionada pelo estado
quarta-feira, 21 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
A videoaula de perscussão e bateria (Reprodução da web)
A videoaula de perscussão e bateria (Reprodução da web)

O carnaval 2020 pode estar na corda bamba por conta do coronavírus, mas isso não impede que este período de quarentena seja usado para aprender coisas novas, como tocar samba de diferentes formas. Uma oportunidade é a videoaula “Levadas de instrumentos de percussão e sua aplicação  na bateria”, trabalho do músico friburguense Rocyr Abbud selecionado pelo edital Cultura Presente nas Redes, da Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa, com recursos do Fundo Estadual de Cultura.

A videoaula pode ser conferida no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=6-zfetBOjDo&feature=youtu.be. Em pouco mais de meia hora, e com um pouco de prática, o interessado aprende segredos do pandeiro, da caixa, do tamborim e de outros instrumentos.

O projeto de Rocyr nasceu da curiosidade e de uma necessidade frequente dos seus alunos de bateria. “ O objetivo é estimular o baterista ou aluno de música em geral a entender o papel de  cada instrumento e aplicar isso na bateria ou até em outros instrumentos”, explica Rocyr, formado em teoria musical pelo Conservatório Brasileiro de Música, em percussão pela Escola Villa-Lobos, ex-aluno da Berklee School of Music de Boston (USA), ritmista de diferentes baterias de escolas de samba do Rio e julgador de bateria do Grupo de Acesso do carnaval carioca.

 

 

LEIA MAIS

Um dos mais belos samba da música popular brasileira

Samba da Mangueira agora é o Hino da Consciência Negra

Vendedores autônomos da cidade, que sempre trabalharam nos eventos e vivem disso, temem não conseguir participar neste ano

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: carnaval | Música