O carnaval 2020 pode estar na corda bamba por conta do coronavírus, mas isso não impede que este período de quarentena seja usado para aprender coisas novas, como tocar samba de diferentes formas. Uma oportunidade é a videoaula “Levadas de instrumentos de percussão e sua aplicação na bateria”, trabalho do músico friburguense Rocyr Abbud selecionado pelo edital Cultura Presente nas Redes, da Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa, com recursos do Fundo Estadual de Cultura.
A videoaula pode ser conferida no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=6-zfetBOjDo&feature=youtu.be. Em pouco mais de meia hora, e com um pouco de prática, o interessado aprende segredos do pandeiro, da caixa, do tamborim e de outros instrumentos.
O projeto de Rocyr nasceu da curiosidade e de uma necessidade frequente dos seus alunos de bateria. “ O objetivo é estimular o baterista ou aluno de música em geral a entender o papel de cada instrumento e aplicar isso na bateria ou até em outros instrumentos”, explica Rocyr, formado em teoria musical pelo Conservatório Brasileiro de Música, em percussão pela Escola Villa-Lobos, ex-aluno da Berklee School of Music de Boston (USA), ritmista de diferentes baterias de escolas de samba do Rio e julgador de bateria do Grupo de Acesso do carnaval carioca.
Deixe o seu comentário