Mora na Filosofia… “a música mais do que perfeita”

Um dos mais belos samba da música popular brasileira
sexta-feira, 14 de abril de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Em 1955, o samba “Mora na Filosofia”, com letra elaborada por Monsueto Menezes em parceria com Arnaldo Passos, foi escolhido “o samba do ano” e “música mais do que perfeita”, considerado até hoje como um dos mais belos sambas da MPB. Gravado originalmente por Marlene, na década de 70, depois recebeu a magistral interpretação de Caetano Veloso. 

Decisões exigem avaliação criteriosa, pensada, refletida. E a letra de “Mora…” não deixa de ser um exercício de filosofia, tema do samba que se tornou um clássico.

“Eu vou lhe dar a decisão:
Botei na balança e você não pesou.
Botei na peneira e você não passou.
Mora na filosofia pra que rimar amor e dor.

Se seu corpo ficasse marcado,
por lábios ou mãos carinhosas.
Eu saberia, ora vai mulher,
a quantos você pertencia.
Não vou me preocupar em ver,
seu caso não é de ver pra crer.
Tá na cara!”

 

Na música, o “eu lírico”, depois de fazer suas análises de comportamento da mulher com quem vivia uma relação amorosa, resolve por fim àquela história, encerrar o envolvimento sentimental.

Eu vou lhe dar a decisão
Botei na balança e você não pesou
Botei na peneira e você não passou

 

Como se diz, geralmente, quando se chega a uma conclusão, ao “veredito!”. Com cuidado fez todas as apreciações necessárias no caso. Quando se coloca algo na balança e esse algo sequer mexe os ponteiros, indicando seu peso, é sinal de que não vale nada. A peneira é um instrumento que permite depurar o que é importante e útil. Se nada passar é porque nada serve, pode ser desconsiderado, preterido. Esse foi o resultado ao avaliar melhor aquela mulher, que até então tinha como seu amor.

Mora na filosofia
Pra que rimar amor e dor

 

A sabedoria popular já nos ensinou que não dá para compatibilizar prazer e sofrimento. Não dá para rimar essas duas expressões de sentimento e emoção. Não se ajustam, não se harmonizam, não combinam.

Se seu corpo ficasse marcado
Por lábios ou mãos carinhosas
Eu saberia, ora vá mulher
A quantos você pertencia

 

Imagina que, se beijos e carícias deixassem marcas no corpo, ele não teria dificuldade em perceber quantas foram às vezes em que ela se entregou a outros parceiros. Pede que não insista em querer enganá-lo.

Não vou preocupar em ver
Seu caso não é de ver pra crer
Tá na cara

No entanto, não faz disso uma preocupação. Não precisa ter as provas, “ver pra crer”, está estampada no seu rosto a prática da infidelidade, “tá na cara” que ela não é a mulher da sua vida.

 

Um modo de pensar…

Os autores do samba demonstram profundo conhecimento da alma humana e de sua estreita ligação com sentimentos e ideias. Não importa se os saberes reconhecidos na letra do samba buscam o saber letrado ou mantenham relações com conceitos enunciados por filósofos clássicos.

A filosofia transcende o saber ilustrado, é mais do que um conjunto de conhecimentos prontos, ou um sistema acabado, fechado em si mesmo. A filosofia é, antes de tudo, um modo de pensar a realidade objetiva. É uma postura que decide pensar além do mundo, além do que se vê.

Ela nos fornece elementos para a reflexão e, por meio deles, cria o instrumental necessário para poder transformar a realidade objetiva. “Penso, logo existo!”, nos diz o filósofo, afirmando a existência do homem como construtor da sua própria realidade. 

Por fim, a filosofia nos ensina a pensar e a buscar outras possibilidades além das mais óbvias. Pouco adianta querer confinar-se a filosofia ou querer reduzi-la a um lugar menor. Ela é o que agiganta a pessoa e dá à sua vida um conceito maior. Em tudo, em todas as atitudes, há sempre uma razão. Se ignoro o princípio, sempre há outro que lhe conhece a origem.

(Fontes: eternas-musicas.blogspot.com / idelt.org.br/)

 

LEIA MAIS

Na quarta haverá o Concerto da Independência no Country Clube

Os dois chegaram cedo ao Rock in Rio e conseguiram ficar bem perto do palco

Pesquisador musical escolhe cinco discos de sua coleção para ilustrar a data

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Música | filosofia